Mobilização de saberes docentes no Ensino Remoto Emergencial: desafios e estratégias na educação infantil durante a pandemia da COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v5i12.15718

Palavras-chave:

Saberes docentes, Educação infantil, Pandemia

Resumo

Este artigo, que se constitui como um recorte de uma pesquisa de Mestrado, que tem como principal objetivo analisar os saberes mobilizados pelos docentes na organização do seu trabalho pedagógico de forma não presencial, para atender as orientações normativas para o ensino remoto. Assim, estabelecemos diálogos e discussões através dos pareceres desenvolvidos durante o período, a partir de autores relevantes como Tardif (2002), Gauthier (1998), entre outros, e principalmente enriquecemos nossas discussões através das falas de docentes de Educação Infantil que vivenciaram e se mobilizaram durante o período do ensino remoto emergencial. Neste estudo, adotamos uma metodologia qualitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas com professoras atuantes nos municípios de Itapetinga e Caatiba, no estado da Bahia. A escolha da entrevista semiestruturada como método de coleta de dados proporcionou uma abordagem flexível, permitindo uma exploração minuciosa dos conhecimentos dos professores diante do desafio do ensino remoto emergencial. As análises revelaram que os professores mobilizaram múltiplos saberes, articulando práticas pedagógicas com ferramentas tecnológicas, como WhatsApp, plataformas digitais e vídeos curtos para engajar alunos e suas famílias, respeitando as diretrizes do Parecer nº 5/2020. Conclui-se que a mobilização de saberes pelos docentes no ERE transcendeu a simples adaptação de práticas presenciais ao ambiente virtual, evidenciando resiliência e criatividade dos docentes.

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Biografia do Autor

Tábitta Caldas Lima Mangabeira, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Atualmente é integrante do Grupo de Pesquisas e Estudos Pedagógicos (GPEP/ CNPQ /UESB).

Roselane Duarte Ferraz, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora Titular do Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem (DCHEL) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Integrante     do Grupo     de     Pesquisas e Estudos Pedagógicos (GPEP/ CNPQ /UESB)

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

Mangabeira, T. C. L., & Ferraz, R. D. (2024). Mobilização de saberes docentes no Ensino Remoto Emergencial: desafios e estratégias na educação infantil durante a pandemia da COVID-19. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 5(12), 1-23. https://doi.org/10.22481/reed.v5i12.15718