SALA DE AULA COMO ESPAÇO CONTROVERSO DE POSIÇÕES-SUJEITO: O DIZER, O NÃO DIZER, O SILÊNCIO E AS RELAÇÕES DE PODER EM UMA AULA SOBRE O “DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA”

Autores/as

  • Emerson Tadeu Cotrim Assunção Universidade do Estado da Bahia (Uneb)
  • Fernanda de Castro Modl Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Resumen

Neste artigo, objetivamos demonstrar que a sala de aula é lugar de vozeamento e atravessamento de discursos, poderes e espaço controverso para se pensar em (re)tomadas de posições de sujeitos. Assim, tomamos como corpus uma aula transcrita de História, do banco de dados do GPLED-CNPQ-UESB, que tematiza o “Dia da Consciência Negra”. A aula é por nós analisada como um acontecimento discursivo, assim como a alternância da palavra, materializada nos turnos de fala, como materialidade discursiva. Para a análise, valemo-nos de teorizações de Ducrot (1977, 1984) sobre ditos e não-ditos, Orlandi (2013) sobre silêncio e reflexões de Foucault (1990, 2003) sobre discurso e poder. As análises apontam para gestos da Professora de silenciamento (Orlandi, 2013) de alguns alunos, o que reverbera em um certo agenciamento da palavra (Coelho, 2011) pela Professora e em tentativas de engajamentos pelos alunos ao que é pela docente tematizado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Emerson Tadeu Cotrim Assunção, Universidade do Estado da Bahia (Uneb)

Professor do Curso de Letras da Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

Fernanda de Castro Modl, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Professora (PUC-MG). Professora Adjunta da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

Publicado

2018-03-08

Cómo citar

Assunção, E. T. C., & Modl, F. de C. (2018). SALA DE AULA COMO ESPAÇO CONTROVERSO DE POSIÇÕES-SUJEITO: O DIZER, O NÃO DIZER, O SILÊNCIO E AS RELAÇÕES DE PODER EM UMA AULA SOBRE O “DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA”. fólio - Revista De Letras, 7(2). Recuperado a partir de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2959

Artículos más leídos del mismo autor/a