Profissão docente em questão: o habitar as práticas de ensino universitário na formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11576Palavras-chave:
docência universitária, formação permanente, relação professor e estudanteResumo
O artigo discute a relação entre professores e estudantes na universidade, focalizando as percepções de ensino de professores universitários que atuam em cursos de licenciatura. Neste sentido, o texto objetiva compreender o que dizem os professores sobre suas ações pedagógicas para desenvolver um ensino ancorado em dimensões de afetividade, do acolhimento às necessidades dos estudantes, da dialogicidade e da autonomia reflexiva. A pesquisa é de natureza qualitativa e revela os resultados de um ateliê reflexivo desenvolvido com quatro professores de diferentes áreas do conhecimento que atuam em cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS. O estudo ancora-se nas contribuições de Cunha (2009), Ribeiro (2010) e Silva; Trindade (2021) que abordam questões sobre a docência universitária, com destaque para a produção de saberes, experiências e práticas educativas desenvolvidas na ambiência universitária, considerando elementos do cotidiano que interferem nas práticas educativas do docente universitário. O estudo revela que há uma preocupação dos docentes no que tange às situações cotidianas vivenciadas pelos estudantes na universidade, que interferem no modo como estes habitam a condição de estudante. O trabalho revela, ainda, que os docentes evidenciam uma preocupação com a permanência dos estudantes na universidade, valorizando o diálogo e a dimensão reflexiva como elementos centrais de suas práticas educativas. Há também a percepção de que a formação permanente de professores universitários se faz necessária para que o ensino se efetive levando em consideração a formação de futuros professores.
Downloads
Metrics
Referências
BERTAUX, Daniel. Narrativas de vida: a pesquisa e seus métodos. Tradução de Zuleide Alves Cardoso Cavalcante e Denise Maria Gurgel Lavallée. 2. ed. São Paulo: Paulus, 2010.
CUNHA, Maria Isabel da. Trajetórias e lugares da formação do docente da educação superior: do compromisso individual à responsabilidade institucional. Revista Brasileira de Formação de Professores, v.1, n.1, p.110-128, maio/2009.
D’ÁVILA, Cristina Maria. Didática: a arte de formar professores no contexto universitário. In: D’ÁVILA, Cristina Maria; VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Didática e docência na educação superior: Implicações para a formação de professores. São Paulo: Papirus, 2012, p. 6-19.
DAYRELL, Juarez Tarcísio. A escola faz as juventudes?: reflexões em torno da socialização juvenil. Educ. Soc., Campinas, v. 28, n. 100. (Especial), p. 1105-1128, out. 2007.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 50. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2019.
ISABELA, Professora. Narrativa [out. 2021]. Mediadora: Ana Carla Ramalho Evangelista Lima. Feira de Santana, 2021. 3 arquivos. mp4 (120 mim). Participação no Ateliê Reflexivo para a pesquisa em que a formação de professores foi temática central para se pensar a relação professor e estudante.
IVONE, Professora. Narrativa [out. 2021]. Mediadora: Ana Carla Ramalho Evangelista Lima. Feira de Santana, 2021. 3 arquivos. mp4 (120 mim). Participação no Ateliê Reflexivo para a pesquisa em que a formação de professores foi temática central para se pensar a relação professor e estudante.
JOSSO, Marie Christine. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.
LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.
LARROSA, Jorge. Elogio da escola. Belo horizonte: Autêntica, 2017.
LOURDES, Professora. Narrativa [out. 2021]. Mediadora: Ana Carla Ramalho Evangelista Lima. Feira de Santana, 2021. 3 arquivos. mp4 (120 mim). Participação no Ateliê Reflexivo para a pesquisa em que a formação de professores foi temática central para se pensar a relação professor e estudante.
NÓVOA, Antonio; FINGER, Matheus. (org.). O método (auto) biográfico e a formação. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2014.
RAMOS, Renata Adrian Ribeiro Santos; TRINDADE, Rosaria da Paixão; RIBEIRO, Marinalva Lopes. Expansão do ensino superior: uma abordagem sobre a formação pedagógica de professores. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO UNIVERSITÁRIA NAS AMÉRICAS, 2012, México. Anais (...). México, Universidade Veracruzana, 14 a 16 de novembro de 2012, p. 1-17.
RIBEIRO, Marinalva Lopes. A afetividade na relação educativa. Estudos de Psicologia. Campinas 27(3). 403-412 I julho - setembro 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-166X2010000300012
RIBEIRO, Marinalva Lopes; OLIVEIRA, Jeiziane da Silva; RAMOS, Evódio Maurício Oliveira. Relação Professor e Estudante na Universidade: Visão de Acadêmicos do Curso de Letras. Revista Internacional Educon, [S. l.], v. 2, n. 1, p. e21021003, 2021. DOI: https://doi.org/10.47764/e21021003.
RICARDO, Professor. Narrativa [out. 2021]. Mediadora: Ana Carla Ramalho Evangelista Lima. Feira de Santana, 2021. 3 arquivos. mp4 (120 mim). Participação no Ateliê Reflexivo para a pesquisa em que a formação de professores foi temática central para se pensar a relação professor e estudante.
RICOEUR, Paul. Teoria da interpretação. Lisboa: Edições 70, 1996.
SILVA, Fabrício Oliveira da. Formação docente no PIBID: Temporalidades, Trajetórias e Constituição identitária. 2017. 220f. Tese (Doutorado em Educação) Faculdade de Educação, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2017.
SILVA, Fabrício Oliveira da; LIMA, Ana Carla Ramalho Evangelista.; MUSSI, Amali Angelis. Travessias formativas na docência universitária: aprendizagens experienciais do/no ProFACE. Revista Conexão UEPG, v. 15, p. 212-219, 2019.
SILVA, Fabrício Oliveira da. Perfil Sócio-identitário e Profissional Docente no Ensino Superior: Implicações na/da Relação Professor e Estudante. Revista Internacional Educon, [S. l.], v. 1, n. 1, p. e20011020, 2020. DOI: 10.47764/e20011020. Disponível em: https://grupoeducon.com/revista/index.php/revista/article/view/681. Acesso em: 17 set. 2022.
SILVA, Fabrício Oliveira da; TRINDADE, Rosaria da Paixão. Relação professor e estudante na universidade: um olhar sobre a formação permanente e a atuação profissional. Horizontes, [S. l.], v. 39, n. 1, p. e021056, 2021. DOI: 10.24933/horizontes. v39i1.1213. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1213. Acesso em: 17 ago. 2022.
SOARES, Renta Godinho; COPETTI, Jaqueline. Formação profissional docente: Perfil e compreensão de uma escola pública do RS. Práxis Educacional, [S. l.], v. 16, n. 40, p. 573-591, 2020. DOI: 10.22481/praxisedu. v16i40.6446. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6446. Acesso em: 28 dez. 2022.
VIOLETA, Professora. Narrativa [out. 2021]. Mediadora: Ana Carla Ramalho Evangelista Lima. Feira de Santana, 2021. 3 arquivos. mp4 (120 mim). Participação no Ateliê Reflexivo para a pesquisa em que a formação de professores foi temática central para se pensar a relação professor e estudante.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Práxis Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.