Profissão docente em questão: o habitar as práticas de ensino universitário na formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11576

Palavras-chave:

docência universitária, formação permanente, relação professor e estudante

Resumo

O artigo discute a relação entre professores e estudantes na universidade, focalizando as percepções de ensino de professores universitários que atuam em cursos de licenciatura. Neste sentido, o texto objetiva compreender o que dizem os professores sobre suas ações pedagógicas para desenvolver um ensino ancorado em dimensões de afetividade, do acolhimento às necessidades dos estudantes, da dialogicidade e da autonomia reflexiva. A pesquisa é de natureza qualitativa e revela os resultados de um ateliê reflexivo desenvolvido com quatro professores de diferentes áreas do conhecimento que atuam em cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS. O estudo ancora-se nas contribuições de Cunha (2009), Ribeiro (2010) e Silva; Trindade (2021) que abordam questões sobre a docência universitária, com destaque para a produção de saberes, experiências e práticas educativas desenvolvidas na ambiência universitária, considerando elementos do cotidiano que interferem nas práticas educativas do docente universitário. O estudo revela que há uma preocupação dos docentes no que tange às situações cotidianas vivenciadas pelos estudantes na universidade, que interferem no modo como estes habitam a condição de estudante. O trabalho revela, ainda, que os docentes evidenciam uma preocupação com a permanência dos estudantes na universidade, valorizando o diálogo e a dimensão reflexiva como elementos centrais de suas práticas educativas. Há também a percepção de que a formação permanente de professores universitários se faz necessária para que o ensino se efetive levando em consideração a formação de futuros professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fabrício Oliveira da Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana - Brasil

Pós-doutor e Doutor em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2017). Docente na Universidade Estadual de Feira de Santana do DEDU. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Pedagogia Universitária - NEPPU. Contribuição de autoria: participação em todas as etapas do estudo e da escrita do manuscrito. 

Ana Carla Ramalho Evangelista Lima, Universidade Estadual de Feira de Santana - Brasil

Doutora em Educação pela UFBA. Docente na Universidade Estadual de Feira de Santana do DEDU. Vice-líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Pedagogia Universitária - NEPPU. Contribuição de autoria: participação em todas as etapas do estudo e da escrita do manuscrito.

André Ricardo Lucas Vieira, Instituto Federal de Educação do Sertão Pernambucano - Brasil

Doutor em Educação pela UFS. Docente do Instituto Federal de Educação do Sertão Pernambucano. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Pedagogia Universitária - NEPPU. Contribuição de autoria: participação em todas as etapas do estudo e da escrita do manuscrito.

Referências

BERTAUX, Daniel. Narrativas de vida: a pesquisa e seus métodos. Tradução de Zuleide Alves Cardoso Cavalcante e Denise Maria Gurgel Lavallée. 2. ed. São Paulo: Paulus, 2010.

CUNHA, Maria Isabel da. Trajetórias e lugares da formação do docente da educação superior: do compromisso individual à responsabilidade institucional. Revista Brasileira de Formação de Professores, v.1, n.1, p.110-128, maio/2009.

D’ÁVILA, Cristina Maria. Didática: a arte de formar professores no contexto universitário. In: D’ÁVILA, Cristina Maria; VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Didática e docência na educação superior: Implicações para a formação de professores. São Paulo: Papirus, 2012, p. 6-19.

DAYRELL, Juarez Tarcísio. A escola faz as juventudes?: reflexões em torno da socialização juvenil. Educ. Soc., Campinas, v. 28, n. 100. (Especial), p. 1105-1128, out. 2007.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 50. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2019.

ISABELA, Professora. Narrativa [out. 2021]. Mediadora: Ana Carla Ramalho Evangelista Lima. Feira de Santana, 2021. 3 arquivos. mp4 (120 mim). Participação no Ateliê Reflexivo para a pesquisa em que a formação de professores foi temática central para se pensar a relação professor e estudante.

IVONE, Professora. Narrativa [out. 2021]. Mediadora: Ana Carla Ramalho Evangelista Lima. Feira de Santana, 2021. 3 arquivos. mp4 (120 mim). Participação no Ateliê Reflexivo para a pesquisa em que a formação de professores foi temática central para se pensar a relação professor e estudante.

JOSSO, Marie Christine. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.

LARROSA, Jorge. Elogio da escola. Belo horizonte: Autêntica, 2017.

LOURDES, Professora. Narrativa [out. 2021]. Mediadora: Ana Carla Ramalho Evangelista Lima. Feira de Santana, 2021. 3 arquivos. mp4 (120 mim). Participação no Ateliê Reflexivo para a pesquisa em que a formação de professores foi temática central para se pensar a relação professor e estudante.

NÓVOA, Antonio; FINGER, Matheus. (org.). O método (auto) biográfico e a formação. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2014.

RAMOS, Renata Adrian Ribeiro Santos; TRINDADE, Rosaria da Paixão; RIBEIRO, Marinalva Lopes. Expansão do ensino superior: uma abordagem sobre a formação pedagógica de professores. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO UNIVERSITÁRIA NAS AMÉRICAS, 2012, México. Anais (...). México, Universidade Veracruzana, 14 a 16 de novembro de 2012, p. 1-17.

RIBEIRO, Marinalva Lopes. A afetividade na relação educativa. Estudos de Psicologia. Campinas 27(3). 403-412 I julho - setembro 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-166X2010000300012

RIBEIRO, Marinalva Lopes; OLIVEIRA, Jeiziane da Silva; RAMOS, Evódio Maurício Oliveira. Relação Professor e Estudante na Universidade: Visão de Acadêmicos do Curso de Letras. Revista Internacional Educon, [S. l.], v. 2, n. 1, p. e21021003, 2021. DOI: https://doi.org/10.47764/e21021003.

RICARDO, Professor. Narrativa [out. 2021]. Mediadora: Ana Carla Ramalho Evangelista Lima. Feira de Santana, 2021. 3 arquivos. mp4 (120 mim). Participação no Ateliê Reflexivo para a pesquisa em que a formação de professores foi temática central para se pensar a relação professor e estudante.

RICOEUR, Paul. Teoria da interpretação. Lisboa: Edições 70, 1996.

SILVA, Fabrício Oliveira da. Formação docente no PIBID: Temporalidades, Trajetórias e Constituição identitária. 2017. 220f. Tese (Doutorado em Educação) Faculdade de Educação, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2017.

SILVA, Fabrício Oliveira da; LIMA, Ana Carla Ramalho Evangelista.; MUSSI, Amali Angelis. Travessias formativas na docência universitária: aprendizagens experienciais do/no ProFACE. Revista Conexão UEPG, v. 15, p. 212-219, 2019.

SILVA, Fabrício Oliveira da. Perfil Sócio-identitário e Profissional Docente no Ensino Superior: Implicações na/da Relação Professor e Estudante. Revista Internacional Educon, [S. l.], v. 1, n. 1, p. e20011020, 2020. DOI: 10.47764/e20011020. Disponível em: https://grupoeducon.com/revista/index.php/revista/article/view/681. Acesso em: 17 set. 2022.

SILVA, Fabrício Oliveira da; TRINDADE, Rosaria da Paixão. Relação professor e estudante na universidade: um olhar sobre a formação permanente e a atuação profissional. Horizontes, [S. l.], v. 39, n. 1, p. e021056, 2021. DOI: 10.24933/horizontes. v39i1.1213. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1213. Acesso em: 17 ago. 2022.

SOARES, Renta Godinho; COPETTI, Jaqueline. Formação profissional docente: Perfil e compreensão de uma escola pública do RS. Práxis Educacional, [S. l.], v. 16, n. 40, p. 573-591, 2020. DOI: 10.22481/praxisedu. v16i40.6446. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6446. Acesso em: 28 dez. 2022.

VIOLETA, Professora. Narrativa [out. 2021]. Mediadora: Ana Carla Ramalho Evangelista Lima. Feira de Santana, 2021. 3 arquivos. mp4 (120 mim). Participação no Ateliê Reflexivo para a pesquisa em que a formação de professores foi temática central para se pensar a relação professor e estudante.

Downloads

Publicado

2023-04-03

Como Citar

SILVA, F. O. da; LIMA, A. C. R. E.; VIEIRA, A. R. L. Profissão docente em questão: o habitar as práticas de ensino universitário na formação de professores. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 19, n. 50, p. e11576, 2023. DOI: 10.22481/praxisedu.v19i50.11576. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/11576. Acesso em: 24 abr. 2024.