Do enredo à passarela da pesquisa narrativa: os saberes experienciais na docência em matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.14712

Palavras-chave:

pesquisa narrativa, docência em matemática, aprendizagens experienciais

Resumo

O trabalho aborda narrativas de professores/as do Instituto Federal do Sertão Pernambucano sobre as aprendizagens experienciais do ensino de matemática tecido no cotidiano da docência. Por esta perspectiva, o artigo tem como objetivo compreender como as aprendizagens experienciais da docência em matemática emergem narrativamente dos processos de formação. O estudo é de natureza qualitativa, por acreditar que o sujeito e a realidade formativa são concebidos como indissociáveis, e na abordagem da pesquisa narrativa caracterizada por se tratar de um processo compreensivo/interpretativo das narrativas e experiências de sete colaboradores que atuam como professores de matemática do Ensino Médio no Instituto Federal do Sertão Pernambucano. O dispositivo de pesquisa foi o ateliê reflexivo, desenvolvido em seis sessões. Ao considerar tal dispositivo para este estudo, valorizou-se o ato de narrar, pois é por meio da narrativa que se tem possibilidades de entender a vida e o mundo em sua complexidade. Na medida em que se narra, o sujeito é provocado a refletir criticamente sobre os fatos da experiencia e, por isso mesmo, estes se tornam acontecimentos porque estão impregnados de significações. Os resultados permitem concluir que as aprendizagens experienciais da docência em matemática tecem-se nas micro relações formativas que os professores desenvolvem por habitar a profissão docente no cotidiano escolar, produzindo saberes e experiências do vivido. O trabalho revelou, ainda, que há preocupação dos professores com as condições de aprender dos estudantes e um ensino que esteja articulado ao cotidiano e às necessidades formativas dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

André Ricardo Lucas Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - Brasil

Doutor em Educação pela UFS. Docente do Instituto Federal de Educação do Sertão Pernambucano. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática.

Contribuição de autoria: realização de todas as etapas do estudo e da escrita do manuscrito.

Referências

ANASTASIOU, Lea das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate. Estratégias de ensinagem. In: ANASTASIOU, Lea das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate (org.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 6. ed. Joinville: UNIVILLE, 2006. p. 75-106.

ANTUNES, Celso. Professores e Professauros. Petrópolis: Vozes, 2010.

BRAGA, Elinaldo Menezes; LUCINI, Marizete. Estudo de experivivências: um outro jeito de fazer pesquisa. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 19, n. 50, p. e13004, 2023. DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.13004 Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/13004. Acesso em: 25 mar. 2024.

CLANDININ, D. Jean; CONNELLY, F. Michael. Pesquisa narrativa: experiências e história na pesquisa qualitativa. Tradução Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU. Uberlândia: EDUFU, 2015.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Biografia e educação: figuras do indivíduo-projeto. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008.

EVARISTO, Conceição. Olhos d’água. Rio de Janeiro: Pallas, 2016.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. 1. ed. 3. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.

LIMA, Emília Freitas de. Sobrevivências no início da docência. Brasília: Líber Livro, 2006.

LIMA, Maria Emília Caxieta de Castro; GERALDI, Corinta Maria Grisolia; GERALDI, João Wanderley. O Trabalho com narrativas na investigação em Educação. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 31, n. 1, p. 17-44, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698130280 Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/w7DhWzM5mB4mZWLB5hthLVS/?lang=pt. Acesso em: 12 set. 2022.

NÓVOA, Antonio. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: Educa, 2002.

TOLENTINO, Jucileide das Dores Lucas; FERREIRA, Ana Cristina; TORISU, Edmilson Minoru. Autoeficácia matemática e motivação para aprender na formação inicial de pedagogos. Educ. Rev., Belo Horizonte, v. 36, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698227158 Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/Rr8j5WvqKyp7rztt3jj6ZSr/?lang=pt. Acesso em: 12 set. 2022.

RICOEUR, Paul. Teoria da interpretação. Lisboa: Edições 70, 2010.

SILVA, Américo Junior Nunes da. Formação lúdica do futuro professor de matemática por meio do laboratório de ensino. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília (UNB). Brasília, 2014.

SILVA, Fabrício Oliveira da. Formação docente no PIBID: Temporalidades, trajetórias e constituição identitária. 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade do Estado da Bahia. Salvador, 2017.

SILVA, Fabrício Oliveira da. Ensino de filosofia na docência universitária: práticas educativas na/da formação de professores de filosofia. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, v. 7, n. 21, p. 307-323, 2022. DOI: https://dx.doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n21.p307-323 Disponível em https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/14641 Acesso em: 12 ago. 2022.

SILVA, Fabrício Oliveira da; LIMA, Ana Carla Ramalho Evangelista; VIEIRA, André Ricardo Lucas. Profissão docente em questão: o habitar as práticas de ensino universitário na formação de professores. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 19, n. 50, p. e11576, 2023. DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11576 Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/11576. Acesso em: 19 dez. 2023.

VASCONCELOS, Celso dos Santos. Metodologia Dialética em Sala de Aula. Revista de Educação AEC, Brasília, n. 83, 1992. Disponível em: http://www.celsovasconcellos.com.br/Textos/MDSA-AEC.pdf. Acesso em: 23 ago. 2021.

Downloads

Publicado

2024-05-24

Como Citar

VIEIRA, A. R. L. Do enredo à passarela da pesquisa narrativa: os saberes experienciais na docência em matemática. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 20, n. 51, p. e14712, 2024. DOI: 10.22481/praxisedu.v20i51.14712. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/14712. Acesso em: 5 nov. 2024.