Do enredo à passarela da pesquisa narrativa: os saberes experienciais na docência em matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.14712

Palavras-chave:

pesquisa narrativa, docência em matemática, aprendizagens experienciais

Resumo

O trabalho aborda narrativas de professores/as do Instituto Federal do Sertão Pernambucano sobre as aprendizagens experienciais do ensino de matemática tecido no cotidiano da docência. Por esta perspectiva, o artigo tem como objetivo compreender como as aprendizagens experienciais da docência em matemática emergem narrativamente dos processos de formação. O estudo é de natureza qualitativa, por acreditar que o sujeito e a realidade formativa são concebidos como indissociáveis, e na abordagem da pesquisa narrativa caracterizada por se tratar de um processo compreensivo/interpretativo das narrativas e experiências de sete colaboradores que atuam como professores de matemática do Ensino Médio no Instituto Federal do Sertão Pernambucano. O dispositivo de pesquisa foi o ateliê reflexivo, desenvolvido em seis sessões. Ao considerar tal dispositivo para este estudo, valorizou-se o ato de narrar, pois é por meio da narrativa que se tem possibilidades de entender a vida e o mundo em sua complexidade. Na medida em que se narra, o sujeito é provocado a refletir criticamente sobre os fatos da experiencia e, por isso mesmo, estes se tornam acontecimentos porque estão impregnados de significações. Os resultados permitem concluir que as aprendizagens experienciais da docência em matemática tecem-se nas micro relações formativas que os professores desenvolvem por habitar a profissão docente no cotidiano escolar, produzindo saberes e experiências do vivido. O trabalho revelou, ainda, que há preocupação dos professores com as condições de aprender dos estudantes e um ensino que esteja articulado ao cotidiano e às necessidades formativas dos alunos.

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Biografia do Autor

André Ricardo Lucas Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - Brasil

Doutor em Educação pela UFS. Docente do Instituto Federal de Educação do Sertão Pernambucano. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática.

Contribuição de autoria: realização de todas as etapas do estudo e da escrita do manuscrito.

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Publicado

2024-05-24

Como Citar

VIEIRA, A. R. L. Do enredo à passarela da pesquisa narrativa: os saberes experienciais na docência em matemática. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 20, n. 51, p. e14712, 2024. DOI: 10.22481/praxisedu.v20i51.14712. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/14712. Acesso em: 22 dez. 2024.