Formação continuada e experiências docentes na educação básica: o que dizem os estudos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.15149

Palavras-chave:

formação continuada, experiência docente, educação básica.

Resumo

Este artigo busca compreender como as experiências docentes são entendidas e incorporadas nos estudos desenvolvidos sobre a formação continuada de professores da Educação Básica. Se origina do levantamento e análise de estudos disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), produzidos entre 2017 e 2021. A partir dos estudos analisados, conclui-se que as experiências docentes são elementos importantes para a formação continuada na Educação Básica, podendo ser compartilhadas, discutidas, analisadas e refletidas coletivamente em processos formacionais colaborativos que têm a escola como lócus privilegiado de formação, desenvolvidos através da ação protagonista dos professores, propiciando o desenvolvimento profissional e a transformação da escola, das práticas pedagógicas e da aprendizagem dos estudantes.

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Biografia do Autor

Eliane Silva Souza , Universidade do Estado da Bahia - Brasil

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Mestra em Educação de Jovens e Adultos pela UNEB. Bolsista do Programa de Bolsas de Pesquisa – PROGPESQ.

Contribuição de autoria: autora.

Mary Valda Souza Sales, Universidade do Estado da Bahia - Brasil

Pós-Doutora em Educação e Tecnologia (Universidade de Coimbra/CEIS20). Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Contribuição de autoria: supervisora.

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Publicado

2024-08-02

Como Citar

SOUZA , E. S.; SALES, M. V. S. Formação continuada e experiências docentes na educação básica: o que dizem os estudos. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 20, n. 51, p. e15149, 2024. DOI: 10.22481/praxisedu.v20i51.15149. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/15149. Acesso em: 30 dez. 2024.