Continuing education and teaching experiences in basic education: what the studies say

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.15149

Keywords:

continuing education, teaching experience, basic education

Abstract

This article aims to understand how teaching experiences are comprehended and integrated into studies conducted on the ongoing professional development of teachers in Basic Education. It originates from the collection and analysis of research available in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), produced between 2017 and 2021. Based on the analyzed studies, it is concluded that teaching experiences are significant elements for ongoing education in Basic Education, capable of being shared, discussed, analyzed, and collectively reflected upon in collaborative formative processes that have the school as a privileged locus of development. These processes are fostered through the proactive engagement of teachers, facilitating professional growth and the transformation of the school, pedagogical practices, and student learning.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Eliane Silva Souza , Universidade do Estado da Bahia - Brasil

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Mestra em Educação de Jovens e Adultos pela UNEB. Bolsista do Programa de Bolsas de Pesquisa – PROGPESQ.

Contribuição de autoria: autora.

Mary Valda Souza Sales, Universidade do Estado da Bahia - Brasil

Pós-Doutora em Educação e Tecnologia (Universidade de Coimbra/CEIS20). Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Contribuição de autoria: supervisora.

References

ARNOUT, Cristina Idevani S. Formação continuada de professores: indicadores para uma política na Rede Municipal de Itaara. 2019. 124f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/19511 . Acesso em: 03 jul. 2023.

BROLLO, Angela C. Formação continuada de professores e movimentos da docência: espaço escolar em auto(trans)formação. 2017. 154f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/14761?show=full . Acesso em: 03 jul. 2023.

BOURDONCLE, Raymond. “Professionnalisation, formes et dispositifs”. Recherche & Formation, [s.l], n. 35, p. 117-132, 2000. Disponível em : https://www.persee.fr/doc/refor_0988-1824_2000_num_35_1_1674 Acesso em: 03 jul. 2023.

CARVALHO, Clévia Suyene C. de. Necessidades formativas de professores para o ensino das ciências da natureza nos anos iniciais da escolarização: a classificação como um saber profissional. 2017. 310f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24799 . Acesso em: 03 jul. 2023.

CAVALCANTE, Cristhiane da S. Alfabetização ecológica, inteligência naturalista e dialogicidade/ conscientização freireana: interconexões com a formação continuada de professores em Educação Ambiental. 2018. 162f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13412 . Acesso em: 03 jul. 2023.

CAVALCANTE, Ana Elisabeth D. P. Práticas investigativas e webquest: pensar e agir na docência sobre o ciclo hidrológico em aulas de ciências. 2019. 96f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12849. Acesso em: 03 jul. 2023.

DESLANDES, Suely F. O projeto de pesquisa como exercício científico e artesanato intelectual. In: MINAYO, M. C. de S. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2016. p. 29-55.

DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. Formação continuada de professores (verbete). In: OLIVEIRA, D. A.; DUARTE, A.M. C.; VIEIRA, L. M. F. Dicionário de verbetes: Trabalho, Profissão e Condição Docente. Programa de computador. Editora: UFMG / FAE, Belo Horizonte, 2010. Disponível em: https://gestrado.net.br/verbetes/formacao-continuada-de-professores/ Acesso em: 03 jul. 2023.

DURGANTE, Patrícia M. Formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental e a organização do ensino das quatro operações matemáticas. 2019. 148f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/19765 . Acesso em: 03 jul. 2023.

FLORENTINO, Hugo da S. Os processos críticos-colaborativos em educação ambiental na formação continuada de professor@s contextualizada para o semiárido paraibano. 2018. 352f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13413 . Acesso em: 03 jul. 2023.

FONTOURA, Marta Regina. Formação continuada de professores em serviço: implicações no processo do desenvolvimento profissional. 2018. 172f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/16074 . Acesso em: 03 jul. 2023.

GOMES, Luciane de A. Eu, o professor: um estudo sobre desenvolvimento profissional de professores de educação física em início de carreira. 2019. 387f. Tese (doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Instituto de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2019. Disponível em: https://ri.ufmt.br/handle/1/1909 Acesso em: 03 jul. 2023.

GOMES, Tábata Melise. Formação continuada de professores por meio da investigação-ação: resistência e autonomia docente na abordagem de questões sociocientíficas. 2017. 107f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2803 . Acesso em: 03 jul. 2023.

GOMES, Romeu. A análise e interpretação dos dados da pesquisa qualitativa. In: MINAYO, M. C. de S.(org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2016. p. 72-95.

HETKOWSKI, Tânia Maria; MIRANDA JAÑA, Christian. Formação continuada em programas de Mestrado Profissional em Educação. Revista Humanidades e Inovação, v.7, n.12, p. 219-230, 2020. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/3054 Acesso em: 03 jul. 2023.

HONORÉ, Bernard. Para una teoría de la formación: dinámica de la formatividad. Tradução de Ma. Teresa Palacios. Madrid: Narcea, 1980.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e incerteza. São Paulo: Cortez, 2011.

LARROSA, Jorge. Experiência e alteridade em educação. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.19, n. 2, p. 04-27, jul./dez. 2011. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/2444 Acesso em: 03 jul. 2023.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2022.

LEAL, Edilene F. Formação continuada para professores dos anos iniciais: uma proposta para o ensino das operações de adição e de subtração, fundamentada na Teoria das Situações Didáticas. 2019. 136f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12159 . Acesso em: 03 jul. 2023.

LÜDKE, Menga. Profissionalidade docente (verbete). In: OLIVEIRA, D. A.; DUARTE, A.M. C.; VIEIRA, L. M. F. Dicionário de verbetes: Trabalho, Profissão e Condição Docente. Programa de computador. Editora: UFMG / FAE, Belo Horizonte, 2010. Disponível em: https://gestrado.net.br/verbetes/profissionalidade-docente/ Acesso em: 03 jul. 2023.

MACHADO, Gabriella Eldereti. Imaginário social e formação continuada: o olhar para as discussões de gênero, etnia e diversidade sexual. 2018. 128f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/16359 . Acesso em: 03 jul. 2023.

MATHEY-PIERRE, Catherine; BOURDONCLE, Raymond. Autour du mot “Professionnalité”. Recherche & Formation, [s.l.], n. 19, p. 137-148, 1995. Disponível em: https://www.persee.fr/doc/refor_0988-1824_1995_num_19_1_1274 Acesso em: 03 jul. 2023.

NONATO, Aline Angélica L. O trabalho colaborativo na formação contínua de professores dos anos finais do Ensino Fundamental em uma escola pública de Barueri. 2020. 161f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/23236 . Acesso em: 03 jul. 2023.

NÓVOA, António. Autour des mots. Recherche & Formation, [s. l.], v. 38, n. 1, p. 131-140, 2001. Disponível em : https://www.persee.fr/doc/refor_0988-1824_2001_num_38_1_1730 Acesso em: 03 jul. 2023.

NÓVOA, António. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: EDUCA, 2002.

NÓVOA, António. Os lugares da teoria e os lugares da prática da profissionalidade docente. Revista Educação em Questão, v. 30, n.16, p. 197-205, 2007. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=563959962011 Acesso em: 03 jul. 2023.

NÓVOA, António. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, v.47, n.166, p.1106-1133, out./dez., 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/WYkPDBFzMzrvnbsbYjmvCbd/?lang=pt Acesso em: 03 jul. 2023.

NÓVOA, António. Os Professores e a sua Formação num Tempo de Metamorfose da Escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, p. 1-15, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/DfM3JL685vPJryp4BSqyPZt/?lang=pt Acesso em: 03 jul. 2023.

NÓVOA, António. Escolas e professores: proteger, transformar, valorizar. Salvador: SEC/IAT, 2022a. Colaboração de Yara Alvim.

NÓVOA, António. Conhecimento profissional docente e formação de professores. Rev. Bras. Educ., v. 27, p. 1-20, 2022b. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/TBsRtWkP7hx9ZZNWywbLjny/?lang=pt Acesso em: 03 jul. 2023.

OLIVEIRA, Laryssa A. Educação ambiental crítica: círculos de cultura na formação continuada docente. 2019. 178f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal da Paraíba, Pessoa, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16043?locale=pt_BR . Acesso em: 03 jul. 2023.

PEREIRA, Uiliete Marcia S. de M. Metamorfoses formativas: um estudo sobre a atividade lúdica nos anos iniciais do ensino fundamental. 2018. 281f. Tese (Doutorado) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26516 . Acesso em: 03 jul. 2023.

REINALDO, Regiane da S. Formação continuada de professores dos anos iniciais: proposições ao ensino do sistema de numeração decimal. 2017. 98 f. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10504 . Acesso em: 03 jul. 2023.

SILVEIRA, Cristiane dos S. A escola como lócus de formação: uma proposta de desenvolvimento profissional docente. 2017. 138f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2017. Disponível em: http://repositorio.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/3781 . Acesso em: 03 jul. 2023.

SOUZA, Eliane Silva; SALES, Mary Valda Souza. Aprendizagens pedagógicas com as tecnologias no contexto da pandemia de Covid-19. In: GONÇALVES, Vitor; GARCÍA-VALCÁRCEL, Ana; MOREIRA, José António; GUTIEZ CUEVAS, Pilar; PATRÍCIO, Maria Raquel (ed.). CONFERÊNCIA IBÉRICA DE INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO COM TIC: IETIC2022, 8. Livro de atas. Bragança: Instituto Politécnico de Bragança, 2022. p. 57-70. DOI: 10.34620/ietic.2022

TORMA, Ingrid da S. O ensino de Ciências numa perspectiva de alfabetização científica: uma proposta de formação continuada para professores alfabetizadores. 2019. 151f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019. Disponível em: https://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6214 Acesso em: 03 jul. 2023.

VALENTE, Tatiane N. A formação contínua de professores na Amazônia Amapaense: uma proposta para a realidade Ribeirinha do Anauerapucu. 2017. 112 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20594 . Acesso em: 03 jul. 2023.

Published

2024-08-02

How to Cite

SOUZA , E. S.; SALES, M. V. S. Continuing education and teaching experiences in basic education: what the studies say. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 20, n. 51, p. e15149, 2024. DOI: 10.22481/praxisedu.v20i51.15149. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/15149. Acesso em: 22 dec. 2024.