A PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADA NOS MESTRADOS DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES/AS E PROFESSORES/AS EM PORTUGAL: VOZES DAS COORDENADORAS
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v14i30.4363Palavras-chave:
Prática de Ensino Supervisionada. Mestrados em Formação de Educadores/as e Professores/as do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. Coordenadoras de Curso.Resumo
A investigação sobre formação de professores/as e educadores/as tem sido profícua e plural.
Não obstante, pouco se sabe sobre o que coordenadores/as ou diretores/as de curso sentem e refletem
acerca da Prática de Ensino Supervisionada (PES). O estudo exploratório que apresentamos no
presente artigo, a partir da interlocução entre a Sociologia e as Ciências da Educação, teve como
principal objetivo identificar e analisar a opinião de 13 coordenadoras sobre os mestrados de formação
de educadores/as e professores/as do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico em Portugal - o lugar, a função e
o perfil dos supervisores/as, a avaliação do processo de supervisão, bem como o modelo supervisivo
adotado, os pontos fortes e fracos identificados no atual modelo da PES, propostas de alteração ao
modelo existente e o grau de satisfação das coordenadoras com a PES. O desenho da pesquisa
mobilizou procedimento de recolha de dados assente numa metodologia qualitativa, a partir da
aplicação de um questionário e consequente análise e interpretação analítica. Como principais
resultados, verificamos, globalmente, a ausência de um modelo de supervisão institucionalizado, ainda
que a PES assuma, nos discursos, um lugar central na formação docente.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.