CONSTITUIÇÃO DA DOCÊNCIA: UMA ANÁLISE A PARTIR O PAPEL DISCURSIVO DO BOLSISTA SUPERVISOR DO PIBID.
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v14i29.4108Resumen
Neste artigo discorre-se sobre a constituição da docência no âmbito do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, a partir das práticas mobilizadas pelo bolsista supervisor, docente da educação básica. Busca-se expor as atitudes colaborativas daquele para com o licenciando, bolsista do curso de Letras, acerca de apropriações conceituais sobre o conhecimento da docência. Problematizase a noção de interdisciplinaridade a partir da extração dos discursos instaurados nos encontros formativos do grupo pesquisador e nos indícios das narrativas autorreflexivas escritas pelos sujeitos do estudo. Explora-se os dados com enfoque na abordagem discursiva, a fim de indicar a ação do supervisor na e para a formação do licenciando. Como resultados do estudo, revela-se que ao professor supervisor são impregnadas práticas de modalização da docência que colaboram para a formação do licenciando, aproximando a educação básica do currículo codos cursos de licenciatura.
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Usted es libre de:
Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato; Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente. Esta licencia es aceptable para Obras Culturales Libres. La licenciante no puede revocar estas libertades en tanto usted siga los términos de la licencia.
Bajo los siguientes términos:
Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.