Um legado global da obra freireana: um diálogo com Peter Roberts

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i47.9384

Palavras-chave:

Diálogo, Freire, Legado freireano

Resumo

Em fase das discussões propostas e esperadas para o debate do pensamento freireano em ocasião do centenário de seu nascimento, buscou-se neste texto estabelecer um diálogo com um dos pesquisadores que têm, ao longo de décadas, estabelecido toda uma caminhada científica, acadêmica e social, tendo como um dos aportes de reflexão a obra do professor brasileiro Paulo Freire. Assim, foi realizada entrevista com o professor Peter Roberts, cuja produção tem atravessado fronteiras e alargado a discussão com e do pensamento freireano. Peter Roberts é professor na University of Canterbury, em Christchurch, na Nova Zelândia, na área de Educação. O objetivo da entrevista, portanto, foi realçar a obra de Paulo Freire no enfoque dos trabalhos acadêmicos realizados pelo professor Peter Roberts, quer estabelecendo pontes dialógicas de Freire com outros autores, quer perspectivando novos caminhos que atualizam o pensamento freireano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Peter Roberts , Universidade de Canterbury – Nova Zelândia

Professor da Universidade de Canterbury, na cidade de Christchurch - Nova Zelândia. Doutor em Filosofia (Universidade de Waikato); Mestre em Artes com Honras (University of Auckland); Bacharel em Artes (University of Auckland). Desenvolve estudos nas áreas de filosofia da educação, políticas educacionais e suas pesquisas incluem problematizações sobre ética, política da educação, literatura e educação. Há mais de três décadas dedica-se a explorar o trabalho de Paulo Freire , quando, em 1980 teve contato com textos freireanos, na Universidade de Auckland. Publicou, em 1989, o primeiro trabalho sobre pensamento freireano: “Paulo Freire and Science Education”.

Ester Maria de Figueiredo Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pós-doutoradoo pela Universidade de Brasília (UNB). Professora Plena da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), atuando nos cursos de Licenciatura em Letras, no Programa de Pós-graduação em Letras: Cultura, Educação e Linguagens, e no Programa de Pós-graduação em Educação. Grupo de Pesquisa Linguagem e Educação

Referências

Barreto, L. (2011). Triste fim de Policarpo Quaresma / The sad end of Policarpo Quaresma (M. Carlyon, Trans.). Rio de Janeiro: Instituto Cultural Cidade Viva.

Darder, A. (2015). Freire and education. New York: Routledge.

Escobar, M., Fernandez, A.L., Guevara-Niebla, G. with Freire, P. (1994). Paulo Freire on higher education: A dialogue at the National University of Mexico. Albany, NY: State University of New York Press.

Freire, P. (1972a). Pedagogy of the oppressed. Harmondsworth: Penguin.

Freire, P. (1972b). Cultural action for freedom. Harmondsworth: Penguin.

Freire, P. (1976). Education: The practice of freedom. London: Writers and Readers.

Freire, P. (1993). Pedagogy of the city. New York: Continuum.

Freire, P. (1994). Pedagogy of hope. New York: Continuum.

Freire, P. (1996). Letters to Cristina: Reflections on my life and work. London: Routledge.

Freire, P. (1997). Pedagogy of the heart. New York: Continuum.

Freire, P. (1998a). Teachers as cultural workers: Letters to those who dare teach. Boulder, CO: Westview Press.

Freire, P. (1998b). Pedagogy of freedom: Ethics, democracy, and civic courage. Lanham, Maryland: Rowman and Littlefield.

Freire, P. (1998c). Politics and education. Los Angeles, CA: UCLA Latin American Center Publications.

Freire, P. (2004). Pedagogy of indignation. Boulder, CO: Paradigm Publishers.

Freire, P. (2007). Daring to dream. Boulder, CO: Paradigm Publishers.

Freire, P. & Faundez, A. (1989). Learning to question: A pedagogy of liberation. Geneva: World Council of Churches.

Freire, P., Freire, A.M.A., & de Oliviera, W.F. (2014). Pedagogy of solidarity. Walnut Cove, CA: Left Coast Press.

Freire, P. & Macedo, D. (1987). Literacy: Reading the word and the world. London: Routledge.

Freire, P. & Shor, I. (1987). A pedagogy for liberation. London: MacMillan.

Horton, M. & Freire, P. (1990). We make the road by walking: Conversations on education and social change. Philadelphia, PA: Temple University Press.

Kirylo, J.D. (2011). Paulo Freire: The man from Recife. New York: Peter Lang

Kirylo, J. (Ed.) (2020). Reinventing Pedagogy of the Oppressed: Contemporary critical perspectives. London: Bloomsbury.

Mayo, P. (1999). Gramsci, Freire and adult education: Possibilities for transformative action. London: Zed Books.

Morrow, R.A. & Torres, C.A. (2002). Reading Freire and Habermas: Critical pedagogy and transformative social change. New York: Teachers College Press.

Peters, M.A. & Besley, T. (Eds.) (2015). Paulo Freire: The global legacy. New York: Peter Lang.

Roberts, P. (Ed.) (1999). Paulo Freire, politics and pedagogy: Reflections from Aotearoa-New Zealand. Dunmore Press: Palmerston North.

Roberts, P. (2000). Education, literacy, and humanization: Exploring the work of Paulo Freire. Westport, CT: Bergin and Garvey.

Roberts, P. (2010). Paulo Freire in the 21st century: Education, dialogue and transformation. Boulder, CO: Paradigm Publishers.

Roberts, P. (2012). From West to East and back again: An educational reading of Hermann Hesse’s later work. Rotterdam: Sense Publishers.

Roberts, P. (Ed.) (2015). Shifting focus: Strangers and strangeness in literature and education. New York: Routledge.

Roberts, P. (2016). Happiness, hope, and despair: Rethinking the role of education. New York: Peter Lang.

Roberts, P. (2019). Thesis supervision: A Freirean approach. In C.A. Torres (Ed.) The Wiley Handbook of Paulo Freire (pp. 521-534). Oxford: Wiley-Blackwell.

Roberts, P. (2020). Less certain but no less committed: Paulo Freire and Simone de Beauvoir on ethics and education. In J.D. Kirylo (Ed.) Reinventing Pedagogy of the Oppressed: Contemporary critical perspectives (pp. 135-146). London: Bloomsbury.

Roberts, P. (2021). Conscientization, compassion and madness: Freire, Barreto and the limits of education. Review of Education, Pedagogy, and Cultural Studies, 1-21. Available online at: https://doi.org/10.1080/10714413.2021.1890510

Roberts, P. & Freeman-Moir, J. (2013). Better worlds: Education, art, and utopia. Lanham, MD: Lexington Books.

Roberts, P. Gibbons, A. & Heraud, R. (2015). Education, ethics and existence: Camus and the human condition. New York: Routledge.

Roberts, P. & Saeverot, H. (2018). Education and the limits of reason: Reading Dostoevsky, Tolstoy and Nabokov. New York: Routledge.

Schugurensky, D. (2011). Paulo Freire. London: Continuum.

Smith, G. (1999). Paulo Freire: Lessons in transformative praxis. In P. Roberts (Ed.) Paulo Freire, politics and pedagogy: Reflections from Aotearoa-New Zealand. Dunmore Press: Palmerston North.

Torres, C.A. (Ed.) (2019). The Wiley Handbook of Paulo Freire. Oxford: Wiley-Blackwell.

Publicado

2021-08-31

Como Citar

ROBERTS , P.; SOUZA, E. M. de F. Um legado global da obra freireana: um diálogo com Peter Roberts. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 47, p. 284-293, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i47.9384. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9384. Acesso em: 16 abr. 2024.