A LINGUÍSTICA APLICADA COMO OBJETO DE DISCURSO: IMPLICAÇÕES PARA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA
Abstract
Este artigo vincula-se a estudos sobre o cenário discursivo da formação universitária do professor de Língua Inglesa em face à tomada da Linguística Aplicada como objeto de discurso de professores formadores no interior de duas disciplinas de um curso de graduação em Letras Modernas. Nessa conjuntura, procuramos compartilhar resultados de uma pesquisa de mestrado que buscou discutir sobre o impacto da apresentação e tematização discursiva da LA para professores em formação em termos de (des)estabilizações de pré-construídos acerca das tarefas sociointeracionais e didáticas do professor de inglês. Como corpus, analisamos respostas dadas a dois questionários agenciados no início e final do semestre, bem como relatos de entrevistas, por meio do enquadre teórico da Análise do Discurso Francesa e da Linguística Aplicada. As análises empreendidas apontaram para: vozeamentos de pré-construídos diversificados pelos professores em formação; assim como retrataram (des)estabilizações das diferentes maneiras em que esses sujeitos pensavam o ensino-aprendizagem de LI.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License