DIRECIONANDO A LENTE PARA O FENÔMENO DA (DES)ATENÇÃO E(M) CONTEXTO DIDÁTICO

QUESTÕES DISCURSIVAS (ENTRE)VISTAS EM CENAS DE SALA DE AULA

Autores

  • Paloma Batista Silva Figueiredo
  • Fernanda de Castro Modl

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v9i2.2814

Resumo

Neste artigo, objetivamos discutir sobre o fenômeno da atenção/desatenção e engajamento a partir de mostras de posições de alunos e professores em cenas de sala de aula, com intuito de avançar na compreensão desse fenômeno tão caro por ser, ao mesmo tempo, constitutivo do sujeito e culturalmente desenvolvido. Metodologicamente amparadas em princípios da etnografia (Flick, 2005; Minayo, 2015), trazemos cenas de interação didática de um grupo do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual integrante da cultura escolar local de Vitória da Conquista. Conceitos como Atenção (Kastrup, 2004; De-Nardin, Sordi, 2007; Vygotsky, 1998); participação (Modl, 2015; Matencio, 2001; Phillips, 2001) e engajamento (Kerbrat- Orecchioni, 2006; Garcez, 2006) são mobilizados para a tematização do objeto. As análises apontam para a necessidade dos lugares e papéis serem cumpridos na interação pelos sujeitos professor e aluno, visando o monitoramento do engajamento e o compartilhamento de um foco de atenção comum.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paloma Batista Silva Figueiredo

Mestrando do Pós-Graduação em Letras: Cultura, Educação e Linguagem da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Bolsista Capes.

Fernanda de Castro Modl

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela PUCMINAS. Professora adjunta B da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), onde leciona no Programa de Pós-graduação em Letras: Cultura, Educação e Lingua-gens (PPGCEL).

Downloads

Publicado

2018-02-14

Como Citar

Figueiredo, P. B. S., & Modl, F. de C. (2018). DIRECIONANDO A LENTE PARA O FENÔMENO DA (DES)ATENÇÃO E(M) CONTEXTO DIDÁTICO: QUESTÕES DISCURSIVAS (ENTRE)VISTAS EM CENAS DE SALA DE AULA. fólio - Revista De Letras, 9(2). https://doi.org/10.22481/folio.v9i2.2814