CORDER E O(S) PROCESSO(S) ENSINO/APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESPANHOLA: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE PARA TRANSPOR BARREIRAS NOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: O ERRO

Autores

  • Iris Nunes de Souza Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)
  • Diógenes Cândido de Lima Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)
  • Cristina Arcuri Eluf Kindermann Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Resumo

O objetivo deste trabalho é demonstrar que o ensino de espanhol como língua estrangeira (ELE) por meio dos gêneros discursivos, visualizando o erro como ferramenta didática sob a concepção de linguagem sócio-histórica, pode desenvolver um caminho para aprendizagem efetiva da língua. Partimos da visão do erro como elemento positivo, já direcionado por Corder (1967), do dialogismo e dos gêneros discursivos de Bakhtin (1997, 2010) e da visão sócio-histórica de Vygotsky (1993, 1991) para o desenvolvimento das aulas de língua espanhola onde foi desenvolvida a pesquisa, ou seja, na sala de aula.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iris Nunes de Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Mestre em Letras: Cultura, Educação e Linguagens pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Professora Assistente da Uesb.

 

Diógenes Cândido de Lima, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Doutor em Educação pela Southern Illinois University at Carbondale (SIUC). Professor Pleno da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

 
 

Cristina Arcuri Eluf Kindermann, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Doutora em Letras Modernas pela Universidade de São Paulo (Usp). Professora Adjuntada Uesb.

 

Downloads

Publicado

2018-04-02

Como Citar

Souza, I. N. de, Lima, D. C. de, & Kindermann, C. A. E. (2018). CORDER E O(S) PROCESSO(S) ENSINO/APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESPANHOLA: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE PARA TRANSPOR BARREIRAS NOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: O ERRO. fólio - Revista De Letras, 5(2). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3342

Edição

Seção

CULTURA, EDUCAÇÃO & LINGUAGENS