Ensino híbrido mão na massa: aprendizagem com alunos mais ativos
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11340Palavras-chave:
construção de conhecimento, curadoria, metodologias ativas, reflexão, tecnologias educacionaisResumo
O ensino híbrido tem sido descrito desde o início dos anos 2000 como a combinação de atividades educacionais presenciais e on-line. No entanto, o foco das atividades online, está centrado no uso de vídeos que o professor disponibiliza e/ou em materiais digitais que o aluno encontra na internet. A questão a ser discutida é: como o ensino híbrido pode criar oportunidades para a construção de conhecimento? Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir a abordagem do ensino híbrido mão na massa, que incorpora aos modelos do ensino híbrido o desenvolvimento de um produto. Além do produto construído pelo aluno, a proposta enfatiza atividades como curadoria, reflexão sobre o produto construído e aprofundamento conceitual. A metodologia é baseada em pesquisa documental e bibliográfica, bem como em dados coletados na participação da live FuturED – LiveZAÇO Maker. A análise dos artigos e dos dados coletados permitem concluir que somente criar um produto não necessariamente indica que o aluno construiu conhecimento. Assim, as atividades de curadoria, reflexão e aprofundamento são fundamentais para auxiliar o aluno no processo de construção de conhecimento conceitual a partir do saber fazer.
Downloads
Metrics
Referências
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Narrativa das Relações Entre Currículo e Cultura Digital em Tempos de Pandemia: uma experiência na pós-graduação. Práxis Educacional. Vitória da Conquista, v.17, n. 45, 2022. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8324. Acesso em: 04 jan. 2023.
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini; VALENTE, José Armando. Currículo e Contextos de Aprendizagem: integração entre o formal e o não-formal por meio de tecnologias digitais. Revista e-Curriculum (PUCSP), v. 12, n. 2, p. 1-27, 2014. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/20355. Acesso em: 04 jan. 2022.
ANJOS, Rosana Abutkka Vasconcelos; SILVA, Lídia Martins; ANJOS, Alexandre Martins. Ensino híbrido: organização e sistematização de conceitos com base em revisão sistemática da literatura. Em Rede: Revista da Educação a Distância, v. 6, n. 2, p. 203-220, 2019.
BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello (org.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
BELCHER, John W. Studio Physics at MIT. MIT Physics Annual, 2001. Disponível em: http://web.mit.edu/jbelcher/www/Belcher_physicsannual_fall_01.pdf. Acesso em: 01 jul. 2022.
BERGMANN, Jonathan; SAMS, Aaron. Flip Your Classroom: Reach Every Student in Every Class Every Day. Eugene, Oregon: ISTE, 2012.
BOGOST, Ian. The Condensed Classroom: "Flipped" classrooms don't invert traditional learning so much as abstract it. The Atlantic, 2013. Disponível em: http://www.theatlantic.com/technology/archive/2013/08/the-condensed-classroom/279013/. Acessado em: 9 ago. 2022.
CAVALCANTE, Vitor; KOMATSU, Bruno Kawaoka; MENEZES-FILHO, Naercio. Desigualdades Educacionais durante a Pandemia. Insper Centro de Gestão e Políticas Públicas. Policy Paper, n. 51, dezembro, 2020.
CHRISTENSEN, Clayton M.; HORN, Michael B.; JOHNSON, Curtis W. Disrupting Class: How Disruptive Innovation Will Change the Way the World Learns. New York: McGraw-Hill, 2008.
CHRISTENSEN, Clayton M.; HORN, Michael B.; STAKER, Heather. Ensino Híbrido: uma Inovação Disruptiva? Uma introdução à teoria dos híbridos. Maio de 2013. Disponível em: http://porvir.org/wp-content/uploads/2014/08/PT_Is-K-12-blended-learning-disruptive-Final.pdf. Acesso em: 01 jul. 2022.
DE LIMA, Ivonaldo Pereira; FERRETE, Anne Alilma Silva Souza; VASCONCELOS, Alana Danielly. Ensino híbrido como proposta de protagonismo discente. Humanidades & Inovação, v. 9, n. 5, p. 81-90, 2022. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/4292. Acesso em: 04 fev. 2023.
DIAS, Paulo. Cultura de inovação na educação a distância e em rede. Revista e-Curriculum, São Paulo, v.18, n. 4, p. 1733-1747 out./dez. 2020. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/50620. Acesso em: 26 jan. 2022.
DONOVAN, Lisa; ANDERBERG, Sahah. Teacher as Curator: formative assessment and art-based strategies. New York: Teachers College Press, 2020.
EYAL, Liat; GIL, Einat. Hybrid learning spaces – a three-fold evolving perspective. Preprint, 2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/353547179_Hybrid_learning_spaces_-_a_three-fold_evolving_perspective. Acesso em: 20 jan. 2022.
GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2006.
MARTINEZ, Sylvia L.; STAGER, Gary. Invent to learn: making, tinkering, and engineering in the classroom. Santa Barbara: Constructing Modern Knowledge Press, 2013.
MAZUR, Eric. Farewell, Lecture? Science, v. 323, p. 50-51, 2009.
MORAN, Jose. Ensino Híbrido: Não engessar o que ainda está em construção. Parte do Blog Educação transformadora. 2021. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/?p=2025. Acesso em: 05 jan. 2022.
NASCIMENTO, Maria Selma Lima do. Competências digitais dos professores na Paraíba/Brasil no cenário da pandemia do Covid-19. In DÍAZ, Inmaculada Aznar; RECHE, María Pilar Cáceres; MARÍN, José Antonio Marín; GUERRERO, Antonio José Moreno (org.). Desafíos de investigación educativa durante la pandemia COVID19. Madrid: Editorial Dykinson S. L., 2020, p. 78-88.
OLIVEIRA, Camila de Jesus; MARTINS, Priscila Monte Alegre; LOPES, Ana Lucia de Souza. Estratégias de Ensino Híbrido na Educação Infantil. São Bernardo do Campo: Ed. das Autoras, 2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/352492438_ESTRATEGIAS_DE_ENSINO_HIBRIDO_NA_EDUCACAO_INFANTIL. Acesso em: 05 jan. 2022.
ORGILÉS, Mireia; MORALES, Alexandra; DELVECCHIO, Elisa ; MAZZESCHI, Claudia; ESPADA, José P. Immediate psychological effects of the COVID-19 quarantine in youth from Italy and Spain. Front. Psychol, v. 11, 2020. Disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fpsyg.2020.579038/full. Acesso em: 03 jan. 2022.
PIAGET, Jean. Recherches sur l'abstraction réfléchissante. Études d'épistemologie génétique. Paris: PUF, tome 2, 1977.
PIAGET, Jean. Fazer e Compreender. São Paulo: Edições Melhoramentos e Editora da Universidade de São Paulo, 1978.
QUEIROZ, Virgínia Coeli Bueno de. A experiência da aprendizagem remota: quanto tempo demais na tela? Colégio Loyola. 2020. Disponível em: https://www.loyola.g12.br/wp-content/uploads/2020/06/Artigo-tempo-de-tela-vers%C3%A3o-final-convertido.pdf. Acesso em: 08 ago. 2022.
REIMERS, Fernando M.; OPERTTI, Renato. Learning to Build Back Better Futures for Education: Lessons from educational innovation during the covid-19 pandemic. UNESCO International Bureau of Education Geneva, Switzerland, 2021. Disponível em: https://www.ibe.unesco.org/sites/default/files/resources/book_ibe_-_global_education_innovation_initiative.pdf. Acesso em: 08 ago. 2022.
SANTOS, Aline Diniz dos; SILVA, Júlia Kamers da. O impacto do isolamento social no desenvolvimento cognitivo e comportamental infantil. Research, Society and Development, v. 10, n. 9, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/18218. Acesso em: 09 ago. 2022.
SILVEIRA, Ismar Frango. O papel da aprendizagem ativa no ensino híbrido em um mundo pós-pandemia: reflexões e perspectivas. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 2, 2021. Disponível em: http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/557. Acesso em: 06 jan. 2022.
STAKER, Heather; HORN, Michael B. Classifying K–12 blended learning. Mountain View, CA: Innosight Institute, Inc. 2012. Disponível em: http://www.christenseninstitute.org/wp-content/uploads/2013/04/Classifying-K-12-blended-learning.pdf. Acesso em: 10 jan. 2022.
ZAGROBELNA, Monika. Improve Your Artwork by Learning to See Light and Shadow. 2014. Disponível em: https://design.tutsplus.com/articles/improve-your-artwork-by-learning-to-see-light-and-shadow--cms-20282. Acesso em: 09 ago. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Práxis Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.