OS JARDINS/PARQUES URBANOS DE LISBOA PELO OLHAR DE ADULTOS E PELA AÇÃO DAS CRIANÇAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i40.6890

Palavras-chave:

Cidade, Infância, Jardins/Parques urbanos

Resumo

Os jardins e os parques urbanos são espaços públicos construídos socialmente pela ação humana, nas suas múltiplas dimensões e na diversidade dos grupos sociais, culturais e geracionais que os frequentam. No entanto, o espaço urbano não tem sido compatível com a inclusão social plena de todas as crianças. Estes espaços são geralmente concebidos sem a sua participação, com base numa série de assunções e imaginários culturais e sociotécnicos sobre a infância e as crianças. Estas assunções, ao serem efetivadas no espaço público, contribuem para a estandardização e normalização das crianças nesses espaços, com implicações nos modos de administração simbólica da infância contemporânea, nomeadamente pela restrição da sua agência e práticas socioespaciais. Este artigo analisa o(s) modo(s) como crianças e adultos percebem e experienciam dois espaços públicos diferenciados da cidade de Lisboa (Portugal): o Jardim Vasco da Gama, em Belém e o Parque urbano da Quinta das Conchas, na Alta de Lisboa. Partindo de uma análise etnográfica assente na observação participante e em entrevistas qualitativas a frequentadores destes espaços e recorrendo a perspectivas da Sociologia Urbana e da Sociologia da Infância, pretende-se dar visibilidade às crianças como produtoras de conhecimento diferenciados dos adultos. Estes estudos de caso possibilitam discutir a situação da infância na cidade como revelador social, com especial incidência nos jardins/parques urbanos, enquanto espaços sociais estruturados, onde as crianças são particularmente tornadas visíveis nas interdições formais e simbólicas feitas às mesmas, mas também no modo como se apropriam do espaço público e efetivam o seu direito à cidade.

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Biografia do Autor

Eunice Castro Seixas, SOCIUS/CSG, Universidade de Lisboa– Portugal

Doutorada em Sociologia, Universidade de Coimbra (UC); SOCIUS/CSG, Lisbon School of Economics & Management, Universidade de Lisboa- Portugal; Investigadora Responsável do Projeto CRiCity.

Catarina Tomás, Instituto Politécnico de Lisboa CICS.NOVA.FCSH NOVA – Portugal

Doutorada em Estudos da Criança, Universidade do Minho (UM); Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação – Portugal; CICS.NOVA, Universidade Nova de Lisboa – Portugal. E-mail:

Niccolò Giacchetta, Università IUAV di Venezia –Itália

Mestre em Planificação e Política para a Cidade, o Território e o Ambiente, Università IUAV di Venezia, Itália. 

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Publicado

2020-07-01

Como Citar

SEIXAS, E. C.; TOMÁS, C.; GIACCHETTA, N. OS JARDINS/PARQUES URBANOS DE LISBOA PELO OLHAR DE ADULTOS E PELA AÇÃO DAS CRIANÇAS. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 40, p. 134-163, 2020. DOI: 10.22481/praxisedu.v16i40.6890. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6890. Acesso em: 27 nov. 2024.

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