Contribuições da teoria pós-estruturalista e dos estudos culturais para a pesquisa em educação
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v13i25.954Palavras-chave:
Estudos culturais, Metodologia, Pesquisa, Pós-EstruturalismoResumo
As pesquisas em educação são orientadas por diversas perspectivas teóricas, epistemológicas e metodológicas e, ao pesquisador, cabe selecionar qual itinerário seguir para construção de conhecimentos. Esse artigo traz ao debate e reflexão a contribuição dos estudos pós-estruturalistas, pesquisa pós-crítica e dos Estudos Culturais como possibilidades transgressoras dos modos tradicionais de problematização da educação contemporânea. Nesses referenciais localizamos a problematização das noções de sujeito, cultura, as verdades universais, os metarrelatos, as concepções de identidade, as práticas sociais e culturais, discursivas ou não discursivas, as quais estão imersas nas relações de saber e poder. O estudo analisa o papel da crítica pós-estruturalista para as pesquisas educacionais e tece um itinerário sobre suas diretrizes metodológicas. Na primeira parte, discute-se a pesquisa pós-crítica e a ferramenta arqueogenealógica foucaultiana como diretriz orientadora das investigações no campo da educação, a qual pode subverter as prescrições e normatizações dos modelos tradicionais de construção e interpretação dos dados da pesquisa e, ao mesmo tempo, possibilita cartografar outras formas de constituição de saberes. Na segunda parte, problematiza as contribuições dos Estudos Culturais e suas possibilidades analíticas dos processos culturais que envolvem as relações sociais e de poder na esfera da educação, mídias, comunicação, cinema, literatura, artes, arquitetura dentre outras.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.