Contribuições da teoria pós-estruturalista e dos estudos culturais para a pesquisa em educação

Autores

  • Reginaldo Santos Pereira
  • Nilson Fernandes Dinis

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxis.v13i25.954

Palavras-chave:

Estudos culturais, Metodologia, Pesquisa, Pós-Estruturalismo

Resumo

As pesquisas em educação são orientadas por diversas perspectivas teóricas, epistemológicas e metodológicas e, ao pesquisador, cabe selecionar qual itinerário seguir para construção de conhecimentos. Esse artigo traz ao debate e reflexão a contribuição dos estudos pós-estruturalistas, pesquisa pós-crítica e dos Estudos Culturais como possibilidades transgressoras dos modos tradicionais de problematização da educação contemporânea. Nesses referenciais localizamos a problematização das noções de sujeito, cultura, as verdades universais, os metarrelatos, as concepções de identidade, as práticas sociais e culturais, discursivas ou não discursivas, as quais estão imersas nas relações de saber e poder. O estudo analisa o papel da crítica pós-estruturalista para as pesquisas educacionais e tece um itinerário sobre suas diretrizes metodológicas. Na primeira parte, discute-se a pesquisa pós-crítica e a ferramenta arqueogenealógica foucaultiana como diretriz orientadora das investigações no campo da educação, a qual pode subverter as prescrições e normatizações dos modelos tradicionais de construção e interpretação dos dados da pesquisa e, ao mesmo tempo, possibilita cartografar outras formas de constituição de saberes. Na segunda parte, problematiza as contribuições dos Estudos Culturais e suas possibilidades analíticas dos processos culturais que envolvem as relações sociais e de poder na esfera da educação, mídias, comunicação, cinema, literatura, artes, arquitetura dentre outras.

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Publicado

2017-02-28

Como Citar

PEREIRA, R. S.; DINIS, N. F. Contribuições da teoria pós-estruturalista e dos estudos culturais para a pesquisa em educação. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 13, n. 25, p. 72-93, 2017. DOI: 10.22481/praxis.v13i25.954. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/954. Acesso em: 4 nov. 2024.