Contribuições da teoria pós-estruturalista e dos estudos culturais para a pesquisa em educação
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v13i25.954Keywords:
Estudos culturais, Metodologia, Pesquisa, Pós-EstruturalismoAbstract
As pesquisas em educação são orientadas por diversas perspectivas teóricas, epistemológicas e metodológicas e, ao pesquisador, cabe selecionar qual itinerário seguir para construção de conhecimentos. Esse artigo traz ao debate e reflexão a contribuição dos estudos pós-estruturalistas, pesquisa pós-crítica e dos Estudos Culturais como possibilidades transgressoras dos modos tradicionais de problematização da educação contemporânea. Nesses referenciais localizamos a problematização das noções de sujeito, cultura, as verdades universais, os metarrelatos, as concepções de identidade, as práticas sociais e culturais, discursivas ou não discursivas, as quais estão imersas nas relações de saber e poder. O estudo analisa o papel da crítica pós-estruturalista para as pesquisas educacionais e tece um itinerário sobre suas diretrizes metodológicas. Na primeira parte, discute-se a pesquisa pós-crítica e a ferramenta arqueogenealógica foucaultiana como diretriz orientadora das investigações no campo da educação, a qual pode subverter as prescrições e normatizações dos modelos tradicionais de construção e interpretação dos dados da pesquisa e, ao mesmo tempo, possibilita cartografar outras formas de constituição de saberes. Na segunda parte, problematiza as contribuições dos Estudos Culturais e suas possibilidades analíticas dos processos culturais que envolvem as relações sociais e de poder na esfera da educação, mídias, comunicação, cinema, literatura, artes, arquitetura dentre outras.
Downloads
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
You are free to:
Share - copy and redistribute the material in any medium or format; Adapt - remix, transform, and build from the material for any purpose, even commercially. This license is acceptable for Free Cultural Works. The licensor cannot revoke these freedoms as long as you follow the terms of the license.
Under the following terms:
Attribution - You must appropriately give credit, provide a link to the license, and indicate if any changes have been made. You may do so in any reasonable way, but not in a way that suggests that you or your use is endorsed by the licensor.
There are no additional restrictions - You cannot apply legal terms or technological measures that legally restrict others to make any use permitted by the license.