O preconceito racial percebido/não percebido pelas professoras, na educação fundamental
Keywords:
Ensino fundamental, Preconceito racial, ProfessorasAbstract
Este trabalho se insere nas discussões sobre relação étnico-cultural como componente que atravessa a interação entre as pessoas, no cotidiano escolar. O interesse pelo tema nasce no ambiente escolar, em que se descobrem diferenças carregadas de estereótipos, tais como brincadeiras pejorativas relacionadas ao pertencimento étnico-racial. Desse modo, trata-se de uma pesquisa exploratória com objetivo de analisar o preconceito racial percebido/ não percebido pelas professoras na educação fundamental. Utilizou-se a entrevista semi-estruturada com seis professoras do ensino fundamental e a análise de conteúdo, para analisar os dados. Constatou-se que o professor, figura importantíssima na educação do aluno, lamentavelmente, ainda não se percebeu como peça chave na transformação de atitudes negativas, no que se refere às atitudes preconceituosas, entre as crianças, no ambiente escolar. A sua atuação como mediador no processo ideológico possibilita a desmistificação dos estereótipos e preconceitos na sala de aula.
Downloads
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
You are free to:
Share - copy and redistribute the material in any medium or format; Adapt - remix, transform, and build from the material for any purpose, even commercially. This license is acceptable for Free Cultural Works. The licensor cannot revoke these freedoms as long as you follow the terms of the license.
Under the following terms:
Attribution - You must appropriately give credit, provide a link to the license, and indicate if any changes have been made. You may do so in any reasonable way, but not in a way that suggests that you or your use is endorsed by the licensor.
There are no additional restrictions - You cannot apply legal terms or technological measures that legally restrict others to make any use permitted by the license.