EDUCAÇÃO EM VALORES MORAIS:

É PAPEL DA ESCOLA?

Autores/as

  • Emanoela Souza Lima Universidade Federal do Vale do São Francisco - Brasil
  • Elzenita Falcão de Abreu Universidade Federal do Vale do São Francisco - Brasil
  • Luiza Lago Lima Universidade Federal do Vale do São Francisco - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxis.v14i27.2936

Palabras clave:

Palavras-chave: educação em valores morais. Professor. Escola.

Resumen

O objetivo deste estudo foi compreender a concepção de professores, da Educação Infantil (EI), sobre o papel da escola na Educação em Valores Morais (EVM), tendo por premissa que este é um tema difundido na sociedade atual, mas, que, normalmente, as pessoas não têm uma compreensão do que são valores morais. Os participantes desta pesquisa foram professores da rede pública de ensino da cidade de Petrolina – PE. A coleta de dados foi realizada por meio de uma entrevista individual semiestruturada embasada no método clínico proposto por Piaget (1932/1994), contendo questões a respeito da EVM. Os dados foram analisados qualitativamente e, posteriormente, submetidos à categorização. A partir das categorias de análise, os resultados encontrados apontaram que os professores consideram que a EVM é papel da escola, mas a família é o primeiro contexto no qual estes valores devem ser ensinados. Ademais, consideram importante o ensino do valor “respeito” como base da boa convivência. Pretende-se, portanto, contribuir para o campo de estudo da EVM, visando potencializar a discussão acerca da temática.

 

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Biografía del autor/a

Emanoela Souza Lima, Universidade Federal do Vale do São Francisco - Brasil

 

 

Elzenita Falcão de Abreu, Universidade Federal do Vale do São Francisco - Brasil

 

 

Luiza Lago Lima, Universidade Federal do Vale do São Francisco - Brasil

 

 

 

Publicado

2018-03-06

Cómo citar

LIMA, E. S.; DE ABREU, E. F.; LIMA, L. L. EDUCAÇÃO EM VALORES MORAIS:: É PAPEL DA ESCOLA?. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 14, n. 27, 2018. DOI: 10.22481/praxis.v14i27.2936. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2936. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

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