EDUCAÇÃO EM VALORES MORAIS:
É PAPEL DA ESCOLA?
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v14i27.2936Palavras-chave:
Palavras-chave: educação em valores morais. Professor. Escola.Resumo
O objetivo deste estudo foi compreender a concepção de professores, da Educação Infantil (EI), sobre o papel da escola na Educação em Valores Morais (EVM), tendo por premissa que este é um tema difundido na sociedade atual, mas, que, normalmente, as pessoas não têm uma compreensão do que são valores morais. Os participantes desta pesquisa foram professores da rede pública de ensino da cidade de Petrolina – PE. A coleta de dados foi realizada por meio de uma entrevista individual semiestruturada embasada no método clínico proposto por Piaget (1932/1994), contendo questões a respeito da EVM. Os dados foram analisados qualitativamente e, posteriormente, submetidos à categorização. A partir das categorias de análise, os resultados encontrados apontaram que os professores consideram que a EVM é papel da escola, mas a família é o primeiro contexto no qual estes valores devem ser ensinados. Ademais, consideram importante o ensino do valor “respeito” como base da boa convivência. Pretende-se, portanto, contribuir para o campo de estudo da EVM, visando potencializar a discussão acerca da temática.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.