De Freire a Boal: teoria e prática no palco da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v2.13829

Palavras-chave:

Autonomia, Espect-ator, Teatro do Oprimido

Resumo

A proposta deste trabalho permeia a descoberta de temas como as contribuições dialéticas e autônomas de autores como Paulo Freire e Augusto Boal, visando uma prática de sala de aula do primeiro ciclo do Ensino Fundamental, traçando um paralelo entre as práticas e teorias dos autores, na construção da autonomia dos alunos de áreas periféricas do primeiro ciclo. De cunho reflexivo e fazendo uso do referencial bibliográfico de Paulo Freire e de Augusto Boal, a presente investigação faz articulações dialógicas sobre a Pedagogia da Autonomia e o Teatro do Oprimido, a redação apresenta uma discussão sobre as seguintes questões como, autonomia, a visão do teatro quanto este contexto libertador, as possibilidades de superação da ramificação entre opressores e oprimidos e a contribuição da educação neste contexto. Os pontos abordados tem por objetivo refletir dentro no contexto de olhares críticos, possibilitando novos horizontes dentro do contexto da autonomia, teatro e educação nas séries iniciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Jesus de Souza, Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro - Brasil

Mestre em Novas Tecnologias Digitais na Educação (Unicarioca), licenciada em História na UNISUAM e em Pedagogia na UNIRIO. Especialista em História e Cultura Afro-Brasileira pela UCAM. Professora de Ensino Fundamental na SME/RJ e Tutora CEDERJ.

Referências

BELÉM, Maria Augusta de Farias. O teatro do oprimido no espaço escolar: um despertar crítico criativo. Disponível em: http://www1.ceart.udesc.br. Acesso em: ago. 2023.

BOAL, Augusto Pinto. A estética do Oprimido. Rio de Janeiro, Garamond, 2009.

BOAL, Augusto Pinto. Teatro do Oprimido e outras poéticas políticas. 1ª. ed. São Paulo, Editora 34, 2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. 17ª. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra. Pp.57-76. 1996.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 14 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

Fontes

BOAL, Augusto Pinto. Acervo Pessoal. Instituto Augusto Boal. Disponível em: http://augustoboal.com.br. Acesso em: 25 ago. 2023.

FILHO, José Pereira Peixoto; MARQUES, Emiliana Maria Diniz. Teatro do Oprimido e Educação: perspectivas para as práticas escolares na atualidade. Disponível em: https://www.anpae.org.br/. Acesso em: 25 ago. 2023.

FREIRE, Paulo. Acervo Paulo Freire. Disponível em: www.acervo.paulofreire.org. Acesso em: 25 ago. 2023.

Downloads

Publicado

2023-11-18

Como Citar

SOUZA, L. J. de. De Freire a Boal: teoria e prática no palco da educação. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 2, p. e13829, 2023. DOI: 10.22481/redupa.v2.13829. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/13829. Acesso em: 4 maio. 2024.