De Freire a Boal: teoria e prática no palco da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v2.13829

Palavras-chave:

Autonomia, Espect-ator, Teatro do Oprimido

Resumo

A proposta deste trabalho permeia a descoberta de temas como as contribuições dialéticas e autônomas de autores como Paulo Freire e Augusto Boal, visando uma prática de sala de aula do primeiro ciclo do Ensino Fundamental, traçando um paralelo entre as práticas e teorias dos autores, na construção da autonomia dos alunos de áreas periféricas do primeiro ciclo. De cunho reflexivo e fazendo uso do referencial bibliográfico de Paulo Freire e de Augusto Boal, a presente investigação faz articulações dialógicas sobre a Pedagogia da Autonomia e o Teatro do Oprimido, a redação apresenta uma discussão sobre as seguintes questões como, autonomia, a visão do teatro quanto este contexto libertador, as possibilidades de superação da ramificação entre opressores e oprimidos e a contribuição da educação neste contexto. Os pontos abordados tem por objetivo refletir dentro no contexto de olhares críticos, possibilitando novos horizontes dentro do contexto da autonomia, teatro e educação nas séries iniciais.

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Biografia do Autor

Luciana Jesus de Souza, Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro - Brasil

Mestre em Novas Tecnologias Digitais na Educação (Unicarioca), licenciada em História na UNISUAM e em Pedagogia na UNIRIO. Especialista em História e Cultura Afro-Brasileira pela UCAM. Professora de Ensino Fundamental na SME/RJ e Tutora CEDERJ.

Referências

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Fontes

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Publicado

2023-11-18

Como Citar

SOUZA, L. J. de. De Freire a Boal: teoria e prática no palco da educação. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 2, p. e13829, 2023. DOI: 10.22481/redupa.v2.13829. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/13829. Acesso em: 22 dez. 2024.

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