CARACTERÍSTICAS E DESAFIOS DOS/NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: VOZES DE ESTAGIÁRIOS
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v2i5.9557Keywords:
Anos Iniciais, Ensino Fundamental, Docência, Estágio, Ensino Remoto EmergencialAbstract
Os Anos Iniciais do Ensino Fundamental se constituem como um campo complexo, permeado por múltiplas relações, dilemas, contradições e especificidades. Neste trabalho, objetivamos caracterizar essa etapa de escolarização refletindo sobre alguns desafios do processo de aprender a ensinar na perspectiva dos estudantes no componente curricular de Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. A abordagem qualitativa de pesquisa desenha a trilha metodológica desse trabalho, que se configura também como exploratório. Os dados foram construídos no âmbito do referido componente curricular, ministrado no segundo semestre letivo do ano de 2020, remotamente, a partir de uma atividade que envolvia a resolução de seis situações-problemas pelos estagiários, e analisados a partir da técnica da análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram o desafio de alfabetizar como um dos que ecoam nas vozes dos alunos e outros como dominar várias áreas de conhecimento, realizar o ensino interdisciplinar, planejar, realizar o fazer docente em meio a condições de ausências organizacionais, materiais, de estrutura física, de formação, de conhecimentos e de autonomia. Desse modo, compreendemos que os estagiários apreenderem bem os desafios da docência dos anos iniciais, ao destacarem aspectos que compõe o cotidiano escolar e profissional do professor.
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