CARACTERÍSTICAS E DESAFIOS DOS/NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: VOZES DE ESTAGIÁRIOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v2i5.9557

Palavras-chave:

Anos Iniciais, Ensino Fundamental, Docência, Estágio, Ensino Remoto Emergencial

Resumo

Os Anos Iniciais do Ensino Fundamental se constituem como um campo complexo, permeado por múltiplas relações, dilemas, contradições e especificidades. Neste trabalho, objetivamos caracterizar essa etapa de escolarização refletindo sobre alguns desafios do processo de aprender a ensinar na perspectiva dos estudantes no componente curricular de Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. A abordagem qualitativa de pesquisa desenha a trilha metodológica desse trabalho, que se configura também como exploratório. Os dados foram construídos no âmbito do referido componente curricular, ministrado no segundo semestre letivo do ano de 2020, remotamente, a partir de uma atividade que envolvia a resolução de seis situações-problemas pelos estagiários, e analisados a partir da técnica da análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram o desafio de alfabetizar como um dos que ecoam nas vozes dos alunos e outros como dominar várias áreas de conhecimento, realizar o ensino interdisciplinar, planejar, realizar o fazer docente em meio a condições de ausências organizacionais, materiais, de estrutura física, de formação, de conhecimentos e de autonomia. Desse modo, compreendemos que os estagiários apreenderem bem os desafios da docência dos anos iniciais, ao destacarem aspectos que compõe o cotidiano escolar e profissional do professor.

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Biografia do Autor

Lúcia Gracia Ferreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pós-doutorado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-Itapetinga (UESB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA e da UESB; Grupo de Pesquisa e Estudos Pedagógicos/UESB e Docência, Currículo e Formação/UFRB.

Roberta Melo de Andrade Abreu, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutorado em Educação e Contemporaneidade na Universidade do Estado da Bahia. Pós-doutorado pela Universidade Federal da Bahia. Professora Adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Membro pesquisadora do GRIFO, Grupo de Pesquisa em Infâncias, Formação de professores e Políticas públicas(UFRB) e do GEPEL Grupo de Pesquisa Educação, Didática e Ludicidade da Universidade (UFBA).

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Publicado

2021-09-30

Como Citar

Ferreira, L. G., & Abreu, R. M. de A. (2021). CARACTERÍSTICAS E DESAFIOS DOS/NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: VOZES DE ESTAGIÁRIOS. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 2(5), 1-31. https://doi.org/10.22481/reed.v2i5.9557

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Seção

Artigos