PROFESSORES ORIENTADORES DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DAS LICENCIATURAS DO BRASIL: ANÁLISE DE TESES NACIONAIS 2014 – 2018
DOI:
https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.6777Palavras-chave:
Estágios supervisionados, Professores orientadores, Formação inicial de professoresResumo
Esta pesquisa, a partir de um levantamento documental, analisou teses disponibilizadas no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, a CAPES, com foco nos professores orientadores de estágios supervisionados das licenciaturas. A questão norteadora deste estudo é: o que apontam as teses no tocante aos professores orientadores dos estágios supervisionados, seu papel formador no contexto dos estágios nas licenciaturas? Em termos metodológicos, analisamos o conjunto de seis produções doutorais por meio da abordagem qualitativa de pesquisa e da análise documental como técnica de coleta de dados. Como consideração principal, a partir do que apontam as teses, enfatizamos que a orientação nos estágios supervisionados nos cursos de licenciatura do Brasil deve ser concebida como orientação formativa, isto é, como práxis educativa. Compreendemos que esse entendimento ajuda a pensarmos os processos organicamente articulados de formação inicial docente, sem o dualismo que separa a teoria da prática.
Downloads
Metrics
Referências
BRASIL, Lei n. 11.788, de 25 de setembro de 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11788.htm. Acesso em: 28 mar. 2020.
CARVALHO, Marília Pinto de. Trabalho Docente e Relações de Gênero – algumas indagações. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 2, p. 77 – 84, 1996.
CUNHA, Amélia T. B. da. Sobre a Carreira Docente, a Feminização do Magistério e a Docência Masculina na Construção do Gênero e da Sexualidade Infantil. In: Reunião regional da Anped sul, 9, 2012, Caxias do Sul/RS, Anais... Caxias do Sul: Universidade de Caxias do Sul, 2012.
DANIEL, Luana Amoroso. O professor regente, o professor orientador e os estágios supervisionados na formação inicial de futuros professores de letras. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 2009.
GATTI, Bernadete Angelina; BARRETTO, Elba Siqueira de Sá. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília - DF: Editora da UNESCO, 2009.
GATTI, Bernadete Angelina; et al. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019.
LIMA, Maria Socorro. Estágio e aprendizagem da profissão docente. Brasília: Liber Livro, 2012.
LOURO, Guacyra Lopes. Gênero e Magistério: identidade, história e representação. In: CATANI, Bárbara Denice et al. (org.). Docência, Memória e Gênero: estudos sobre formação. São Paulo: Escrituras Editora, 1997, p. 73 – 83.
LÜDKE, Menga; SCOTT, David. O Lugar do Estágio na Formação de Professores em duas perspectivas: Brasil e Inglaterra. Educação & Sociedade, Campinas, v. 39, nº. 142, p.109-125, 2018.
MACHADO, Ana Maria Netto. A relação entre autoria e a orientação no processo de elaboração de teses e dissertações. In: MACHADO, Ana Maria Netto; BIANCHETTI, Lucídio (org.). A Bússola do Escrever: desafios na orientação e no processo de escrever teses e dissertações. 3. Ed. São Paulo: Cortez, 2012, p. 45-66.
MARAFELLI, Cecilia Maria; RODRIGUES, Priscila Andrade Magalhães; BRANDÃO, Zaia. A formação de profissional dos professores: um velho problema sob outro ângulo. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 47 n. 165 p. 982-997, 2017.
MEDEIROS, Lilian de. Estado da arte das teses e dissertações sobre as licenciaturas: as tendências dos estudos de estágio supervisionados. Dissertação (Mestrado em educação) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Curitiba, 2014.
MONTEIRO, Ana Maria. A prática de ensino e a produção de saberes na escola. In: CANDAU, Vera Maria. Didática, currículo e saberes escolares. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. p. 130- 147.
MONTEIRO, Luana; FORTUNATO, Ivan. A relação entre saberes docentes e a formação continuada: teses e dissertações 2012-2017. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 4, p. 2260-2274, 2019.
NÓVOA, António. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 47, n. 166, p. 1106-1133, 2017.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2017.
SARTI, Flávia Medeiros. O triângulo da formação docente: seus jogadores e configurações. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 2, p. 323-338, 2012.
SCHEIBE, Leda. A formação pedagógica do professor licenciado – contexto histórico. Perspectiva, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 31-45, 1983.
ZEICHNER, Ken. Repensando as conexões entre a formação na universidade e as experiências de campo na formação de professores em faculdades e universidades. Educação, Santa Maria, v. 35, n. 3, p. 479-504, 2010.
Teses inventariadas
PEREIRA, Sybelle Regina Carvalho. Aprendizagem Docente do Professor Orientador no Estágio Curricular Supervisionado em Cursos de Licenciatura. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, 2017.
ROCHA, Luzianny Borges. Os Saberes Docentes do Orientador de Estágio Curricular do Curso de Licenciatura em Geografia. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, 2018.
SILVA, Kátia Silene da. Professoras Orientadoras de Estágio Supervisionado em Curso de Pedagogia: desenvolvimento profissional docente e sentidos atribuídos à função de orientação. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Metodista de Piracicaba. Piracicaba, 2017.
SOARES, Maria do Socorro. Estágio Curricular Supervisionado no Curso de Pedagogia da UFPI: tessituras da relação teoria e prática na formação de professores. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2016.
STAHL, Luana Rosalie. Pedagogia Específica de Orientação de Estágio: uma investigação narrativa. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, 2017.
ZIMMER, Iara. Estágio curricular supervisionado na licenciatura em Matemática: um componente curricular em discussão. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Práxis Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.