O coordenador pedagógico e a formação continuada de professores: reflexões sobre educação, escola e diversidades de gêneros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13658

Palavras-chave:

Educação e Emancipação, Formação Continuada, Relações de Gênero, Diversidades de gênero

Resumo

O presente estudo versa sobre desafios e possibilidades na atuação do coordenador pedagógico, profissional que tem como um dos compromissos inerentes ao seu fazer, manter a sua formação permanente e a formação permanente de professores no âmbito escolar, considerando-se a multiplicidade de desafios frente à concepção de educação e de formação assumida nos contextos formativos e à necessidade de combater preconceitos, violências e silenciamentos ainda presentes na escola e na sociedade, marcadamente em crise: crise moral, crise de valores, crise na formação e na constituição de sujeitos éticos, além da falência na construção de sujeitos políticos e comprometidos com a formação de uma sociedade pautada em relações mais humanas e emancipatórias. Partindo dessa premissa freiriana - uma educação emancipatória -, refletimos sobre a escola como lócus privilegiado de formação de profissionais da educação para discutir temas relacionados às diversidades de gênero e sexualidades como estratégia de combate e de mitigação da violência sofrida por estudantes LGBT.

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Biografia do Autor

Georgeton Pires Correia, Secretaria Municipal da Educação de Salvador, Bahia

Mestre pelo Programa Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação – GESTEC, Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Coordenador Pedagógico, Secretaria Municipal da Educação, SMED. Salvador/BA

Cínthia Maria Seibert Santos, Universidade do Estado da Bahia

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, pela Universidade do Estado da Bahia. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia. Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação - Prefeitura Municipal do Salvador.

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Publicado

2024-03-04

Como Citar

Correia, G. P., & Santos, C. M. S. (2024). O coordenador pedagógico e a formação continuada de professores: reflexões sobre educação, escola e diversidades de gêneros. Revista De Iniciação à Docência, 9(1), e13658, 1-16. https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13658

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