Possibilidades e desafios nos caminhos para a consolidação de periódicos do campo na formação docente: as experiências da Revista Internacional de Formação de Professores e da Revista de Iniciação à Docência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.14668

Palavras-chave:

Periódicos, Formação de Professores, Divulgação Científica, Periódicos Jovens

Resumo

Desse modo, o objetivo deste editorial é destacar a importância dos periódicos especializados para a configuração da formação docente como campo de conhecimentos, assim como apontar os limites e as dificuldades para a consolidação de periódicos nesse campo. Esperamos que as reflexões aqui desenvolvidas possam ampliar as discussões atuais sobre os processos de avaliação da produção acadêmica, em especial no que concerne à pressão por impacto, e jogar luz sobre o papel dos periódicos jovens para a divulgação dos resultados de pesquisa e de experiências nesse campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, Iasmin Santana; TEIXEIRA, Paulo Marcelo Marini. Estudo de aplicação de uma sequência didática CTS centrada na preservação do bioma Caatinga. Revista de Iniciação à Docência, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 20 - 43, 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6143. Acesso em: 09 mar. 2024.

ANDRÉ, Marli. Formação de professores: a constituição de um campo de estudos.

Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 3, p. 174-181, 2010. Disponível em:

http://educa.fcc.org.br/pdf/reveduc/v33n03/v33n03a02.pdf. Acesso em 29 fev. 2024.

BASTOS, Ana Paula Solino.; GEHLEN, Simoni Tormöhlen. Apresentação do Dossiê "Paulo Freire: olhares sobre a formação docente". Revista de Iniciação à Docência, v. 6, n. 2, p. 342-344, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/10078.

Acesso em: 15 abr. 2024.

BRITO, Talamira Taita R.; CORTELA, Beatriz Salemme C. Apresentação. Revista de Iniciação à Docência, v. 5, n. 1, p. 1-3, 2020. Disponível em:

https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6802. Acesso em: 15 abr. 2024.

CACHAPUZ, António; PRAIA, João; GIL-PÉREZ, Daniel; CARRASCOSA, Jaime; MARTÍNEZ

TERRADES, Isa. A emergência da didática das ciências como campo específico de conhecimento. Revista Portuguesas de Educação, v. 14, n. 1, p 155-195. 2001. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/374/37414108.pdf. Acesso em 20 mar. 2023.

CACHAPUZ, Antonio; PRAIA, João; JORGE, Manuela. Da educação em Ciência às orientações para o ensino das Ciências: um repensar epistemológico. Ciência & Educação, Bauru, v.10, n.3, p. 363-381, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/dJV3LpQrsL7LZXykPX3xrwj/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 27 mar. 2024.

CARDOSO, Marilete Calegari; FIGUEIREDO, Sandra de Oliveira, SOARES, Sara Evangelista da Conceição. Atratividade da carreira docente na educação básica: fios de reflexões sobre o prazer e o sofrimento da professoralidade. Revista de Iniciação à Docência, v. 1, n.1, p. 25-36, 2016. Disponível em:

https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/1590. Acesso em 15 abr. 2024.

CHAPANI, Daisi Teresinha; JESUS, Alaércio Moura de. Vamos falar sobre as dificuldades de editoração de periódicos emergentes? Revista Geo-conexões On-line, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 2–26, 2024. Disponível em: https://geoconexoesonline.com/revista/article/view/167. Acesso em: 8 jul. 2024.

CHAPANI, Daisi Teresinha.; SANTOS, Tamires Batista.; RIBEIRO, Vinicius. B. Inovação pedagógica: possibilidades vislumbradas no contexto de um subprojeto de educação em ciências. Revista de Iniciação à Docência, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 37-50, 2016.Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/1591. Acesso em: 21 mar. 2024.

CNPq. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Plataforma Lattes. Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil. Brasília: CNPq, [2024]. Disponível em: https://lattes.cnpq.br/web/dgp. Acesso em 21 mar. 2024.

FARIA, Denise Medeiros.; RODRIGUES, Rogério Pacheco; VIEIRA, Nayara Martins; ADAMS, Fernanda Welter; KLEIN, Karina Vitti. QuímiLudi: Um jogo aplicado com alunos do ensino médio integrado à Educação Profissional e Tecnológica. Revista de Iniciação à Docência, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 26-42, 2022. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/10405. Acesso em: 5 mar. 2024.

FERREIRA, Vinicius Kauê. O problema (i): impactus. Novos Debates, v. 6, n. 1-2, E6210, 2020. Disponível em: http://novosdebates.abant.org.br/v6-n1-2/. Acesso em 05 jun. 2023.

MAFRA, Samantha Marina; KIELING, Sueli Farias. Preparação do professor para o ensino de alunos com deficiência: estudo de caso em uma instituição federal de ensino. Revista de Iniciação à Docência, v. 7, n. 1, p. 209-226, 2022. Disponível em:

https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/10315. Acesso em: 15 abr. 2024.

MARCELO GARCIA, Carlos. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.

MEGID NETO, Jorge. Três décadas de pesquisas em Educação em Ciências: tendências de teses e dissertações (1972-2003). In: NARDI, R. (org.) A pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil: alguns recortes. São Paulo: Escrituras, 2007. p. 341-354.

MENDES, Márcia de Cassia Santos.; GUSMÃO, Maria Aparecida Pacheco. Formação continuada pós Pacto-BA e PNAIC: o ensino da leitura e da escrita no ERE à luz de fios discursivos freireanos. Revista de Iniciação à Docência, v. 6, n. 2, p. 283-298, 2021.

Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/9465. Acesso em: 15 abr. 2024.

NARDI, Roberto. A área de ensino de Ciências no Brasil: fatores que determinaram sua constituição e suas características segundo pesquisadores brasileiros. Bauru, 2005. 170f. Tese (Livre Docência) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2005.

NUNES, Everardo Duarte. A revista Ciência & Saúde Coletiva e o processo de institucionalização de um campo de conhecimentos e práticas. Ciência & Saúde Coletiva [s. l.]. v. 20, n. 7, p. 1975-1982, 2015. Disponível em:

https://www.scielosp.org/article/csc/2015.v20n7/1975-1982/#. Acesso em: 29 fev. 2024.

PASCUCI, Lucilaine. Paradoxos e o desenvolvimento de periódicos emergentes. Revista Gestão & Conexões. Vitória (ES), v. 8, n. 3, p. 13-17, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/27713/18688. Acesso em 05 jun. 2023.

PASSOS, Angela Meneghello; PASSOS, Marinez Meneghello; ARRUDA, Sergio de Mello. Campo formação de professores: um estudo em artigos de revistas da área de ensino de ciências no Brasil. Investigações em Ensino de Ciências, [s. l.], v.15, p. 1, p. 219-255, 2010. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/322/209. Acesso em 28 mar. 2024.

PASSOS, Marinez Meneghello; NARDI, Roberto; ARRUDA, Sergio de Mello. O campo formação de professores em revistas brasileiras da área de educação matemática. Educ. Mat. Pesqui., São Paulo, v. 10, n. 1, p. 51-92, 2008. Disponível em:

https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/1644/1060. Acesso em 28 mar. 2023.

SÁ, Katia Nunes; DIAS, Cristiane Maria Carvalho Costa; BARRETO SEGUNDO, João de Deus. Critérios para a consolidação de um periódico de pesquisa científica em fisioterapia. Revista Pesquisa em Fisioterapia. v. 6, n. 3, p. 317-340, 2016. Disponível em: https://www5.bahiana.edu.br/index.php/fisioterapia/article/download/1028/679. Acesso em 06 jun. 2023.

SANTOS, Bruno Barboza; SILVA, Iago Sinésio Ferris; FALCÃO, Taciana Pontual. Integração do Pensamento Computacional e das Tecnologias Educacionais no Ensino Superior: um recorte com os cursos de licenciatura em Ciências Biológicas do Estado de Pernambuco. Revista de Iniciação à Docência, v. 7, n. 2, p. 148-166, 2022. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/10812. Acesso em: 15 abr. 2024.

SILVA, Pedro Henrique Felix; DAXENBERGER, Ana Cristina Silva. Educação Multicultural, Ensino Médio e Formação Docente: intervenções didáticas para a valorização e ressignificação indígena. Revista de Iniciação à Docência, v. 8, n. 1, p. e13359, 1-20, 2023. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/13359. Acesso em: 15 abr. 2024.

SILVA, Silvana do Nascimento; ALCANTUD-DIAZ, Maria.; BELTRÁN-LLAVADOR, José. Apresentação: Formar docentes em uma cultura de paz, sustentabilidade, solidariedade e justiça social. Revista de Iniciação à Docência, v. 8, n. 1, p. e12896, 1-6, 2023. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/12896. Acesso em: 15 abr. 2024.

SOUZA, Gustavo Pereira; OLIVEIRA, Gleice Kely P.; MIRANDA, Eduardo Oliveira. O estágio supervisionado em Geografia: o que nos provoca a Educação Intercultural?. Revista de Iniciação à Docência, v. 2, n. 2, 2018. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/3299. Acesso em: 15 abr. 2024.

TEIXEIRA, Paulo Marcelo Marini. Revista de Iniciação à Docência: uma breve apresentação Revista de Iniciação à Docência, v. 1, n. 1, p. 1-4, 2016. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/1587/1368. Acesso em: 11 mar. 2024.

Downloads

Publicado

2024-04-17

Como Citar

Chapani, D. T., Shigunov Neto, A., & Duarte, A. C. S. (2024). Possibilidades e desafios nos caminhos para a consolidação de periódicos do campo na formação docente: as experiências da Revista Internacional de Formação de Professores e da Revista de Iniciação à Docência. Revista De Iniciação à Docência, 9(1), e14668, 1-12. https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.14668

Edição

Seção

Apresentação