A educação da atenção em Tim Ingold: um compromisso ontológico com a vida
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.12666Palavras-chave:
educação da atenção, Tim Ingold, compromisso ontológico, Continuidade da vidaResumo
O presente escrito tem como objetivo demostrar que mediante seu compromisso ontológico, a educação acena para uma melhor compreensão da participação do humano na produção do mundo. Para tal, partimos da noção de “educação da atenção”, do antropólogo britânico Tim Ingold. A partir desse pressuposto, o texto assume a posição de que a preocupação fundamental da educação precisa dizer respeito a um compromisso ontológico com o mundo e com àqueles que os constitui. Conclui-se que o pensamento de Ingold nos possibilita explorar o compromisso ontológico da educação, ao se atentar para uma noção de educação em que está preocupada com a continuidade da vida.
Downloads
Metrics
Referências
ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 2016.
CORREIA, Adriano. Natalidade e amor mundi: sobre a relação entre educação e política em Hannah Arendt. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.36, n.3, p. 811-822, set./dez. 2010. DOI:10.1590/S1517-97022010000300011 Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/Hpsxn9MYhxBhmWHLPx3pnQx/?lang=pt Acesso em: 04 abr. 2023.
INGOLD, Tim. Da transmissão de representações à educação da atenção. Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 1, p. 6-25, 2010. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/6777 Acesso em: 23 abr. 2023.
INGOLD, Tim. Estar vivo: ensaios sobre movimento, conhecimento e descrição. Petrópolis: Vozes, 2015.
INGOLD, Tim. Antropologia, para que serve? Petrópolis: Vozes, 2019.
INGOLD, Tim. Antropologia e/como educação. Petrópolis: Vozes, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Práxis Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.