Licenciandas em ciências biológicas: relato de experiência do estágio docência em ciências em uma escola pública no norte do Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12547

Palavras-chave:

Estágio docência, Formação inicial, Relato de experiência, Ensino de Ciências, Licenciatura

Resumo

O estágio supervisionado para a docência tem como um de seus objetivos apresentar, dialogar, refletir e orientar acadêmicos acerca dos desafios que farão parte do seu cotidiano profissional na escola, possibilitando que o licenciando tenha noção dos aspectos que influenciam na prática pedagógica, como elemento indispensável para a construção da identidade docente. Foi com esse intuito que esse relato de experiência sobre o estágio de docência em ciências foi desenvolvido, a fim de discutir aspectos observados nas aulas realizadas em uma escola pública do norte do Paraná, em um processo de formação inicial de professores de ciências. Os resultados e discussões nos indicam que as atividades desenvolvidas foram satisfatórias, atendendo as primeiras expectativas das licenciandas. Por ora, entende-se que há necessidade de mais reflexões e diálogos acerca do que foi observado, visto que a prática se constitui como uma pequena fração do que está inserido no contexto educativo como um todo.

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Biografia do Autor

Jéssica Sayuri Imamura, Universidade Estadual de Maringá

Acadêmica do curso Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil. E-mail ra106161@uem.br.

Rafaela Lazaro Rusiquim, Universidade Estadual de Maringá

Acadêmica do curso Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil. E-mail ra115645@uem.br.

Sabrina Baratieri, Universidade Estadual de Maringá

Acadêmica do curso Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil. E-mail ra95732@uem.br.

Poliana Barbosa da Riva, Universidade Estadual de Maringá

Professora do Departamento de Biologia da Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil. E-mail pbriva2@uem.br

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Publicado

2023-10-19

Como Citar

Imamura, J. S., Rusiquim, R. L., Baratieri, S., & Riva, P. B. da. (2023). Licenciandas em ciências biológicas: relato de experiência do estágio docência em ciências em uma escola pública no norte do Paraná. Revista De Iniciação à Docência, 8(1), e12547, 1-17. https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12547

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