Licenciandas em ciências biológicas: relato de experiência do estágio docência em ciências em uma escola pública no norte do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12547Palavras-chave:
Estágio docência, Formação inicial, Relato de experiência, Ensino de Ciências, LicenciaturaResumo
O estágio supervisionado para a docência tem como um de seus objetivos apresentar, dialogar, refletir e orientar acadêmicos acerca dos desafios que farão parte do seu cotidiano profissional na escola, possibilitando que o licenciando tenha noção dos aspectos que influenciam na prática pedagógica, como elemento indispensável para a construção da identidade docente. Foi com esse intuito que esse relato de experiência sobre o estágio de docência em ciências foi desenvolvido, a fim de discutir aspectos observados nas aulas realizadas em uma escola pública do norte do Paraná, em um processo de formação inicial de professores de ciências. Os resultados e discussões nos indicam que as atividades desenvolvidas foram satisfatórias, atendendo as primeiras expectativas das licenciandas. Por ora, entende-se que há necessidade de mais reflexões e diálogos acerca do que foi observado, visto que a prática se constitui como uma pequena fração do que está inserido no contexto educativo como um todo.
Downloads
Referências
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução n. 2 de 01 de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=136731-rcp002-15-1&category_slug=dezembro-2019-pdf&Itemid=30192 Acesso em: 18.abr.2023.
BUZON, T. Dominando a Técnica dos Mapas Mentais: Guia Completo de Aprendizado e o Uso da Mais Poderosa Ferramenta de Desenvolvimento da Mente Humana. São Paulo: Cultrix, 2019.
CARVALHO, A. M. P. de. Os Estágios no curso de Licenciatura. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
CARVALHO, A. M. P.; VANNUCCHI, A. I.; BARROS, M. A.; GONÇALVES, M. E. R.; REY, R. C. Ciências no ensino fundamental: o conhecimento físico. São Paulo: Scipione, 1998.
CAVALCANTI NETO, A. L. G.; AQUINO, J. L. F. A avaliação da aprendizagem como um ato amoroso: o que o professor pratica? Educação em Revista, v.25, n.02, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/G8jSCxDmCMRDnZcY67m5x4m/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 14.mar.2023.
CLAUDINO, F.; SILVA I. P. REFLEXÕES SOBRE A INDISCIPLINA ESCOLAR E A DESMOTIVAÇÃO DISCENTE A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ENSINO DE FÍSICA. EDUCTE: Revista Científica Do Instituto Federal De Alagoas, v. 5, n. 1, 2020. Disponível em: https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/1523 Acesso em: 18.abr.2023.
GARCÍA PÉREZ, F.F. Los modelos didácticos como instrumento de análisis y de intervención en la realidad educativa. Revista Bibliográfica de Geografía y Ciencias Sociales / Revista electrónica de la Universidad de Barcelona, n. 207, 2000. Disponível em: http://www.ub.es/geocrit/b3w-207.htm Acesso em: 18.abr.2023.
GARRIDO, E.; CARVALHO, A. M. P. Reflexão sobre a prática e qualificação da formação inicial docente. Caderno de Pesquisa, n. 107, 1999. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/7cHdNVxJsGr94sdjHQQ4B5B/?lang=pt Acesso em: 18.abr.2023.
GOMES, A. R.; JUNIOR, P. D. C. A produção acadêmica sobre estágio curricular supervisionado e a formação inicial de professores: uma análise a partir de revistas “Qualis A/Educação/Capes”. Revista Triângulo, v. 11, n. 1, p. 163-180, 2018. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/2704/pdf Acesso em: 15.ago.2023.
IMBERNÓN, F. Formação Docente e Profissional: Formar-se para mudança e a incerteza. 6°Edição/Questões da nossa Época. São Paulo: Cortez, 2006.
JESUS, J.; NASCIMENTO MARTINS, K.; MORENO-RODRÍGUEZ, A.; PRESTES MASSENA, E. Estágio Supervisionado na Formação de Professores a partir de trabalhos apresentados em edições do ENPEC. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 4, n. 6, p. 437-462, 2021. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11975 Acesso em: 15.ago.2023.
KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. São Paulo: Edusp, 2011.
LIMA, D. P. R. L; GEROSA, M. A; CONTE, T. U; M. NETTO, J. F. What to expect, and how to improve online discussion forums: the instructors perspective. Journal of Internet Services and Applications, Alemanha, v. 10, n. 22, dez. 2019. Disponível em: https://jisajournal.springeropen.com/track/pdf/10.1186/s13174-019-0120-0.pdf Acesso em: 18.abr.2023.
LIMA, M. S. L.; PIMENTA, S. G. Estágio e docência: diferentes concepções. Poíesis pedagógica, v. 3, n. 3, 2006. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/10542 Acesso em: 18.abr.2023.
LIMA, M. S. L.; PIMENTA, S. G. Estágio e docência. Cortez Editora, 2018.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 1995.
PAOLI, J. MACHADO, P. F. L. Inclusão em aulas de ciências: possibilidades da educação científica como fator de constituição humana em uma perspectiva histórico-cultural. ACTIO, Curitiba, v. 7, n. 3, p. 1-25, set./dez. 2022. Disponível em: https://revistas.utfpr.edu.br/actio/article/view/15392/9184 Acesso em: 18.abr.2023.
RODRIGUES, A. R. DA S. P. Compreensões acerca do Estágio Supervisionado na formação inicial de professores de Química: revisão narrativa de literatura. Revista De Iniciação à Docência, v. 7, n. 2, 133-147, 2022. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11303/7192 Acesso em: 15.ago.2023.
SALES, G. L.; CUNHA, J. L. L.; GONÇALVES, A. J.; DA SILVA, J. B.; DOS SANTOS, R. L. Gamificação e ensinagem híbrida na sala de aula de física: metodologias ativas aplicadas aos espaços de aprendizagem e na prática docente. Conexões-Ciência e Tecnologia, v.11, n. 2, p. 45-52, 2017. Disponível em: http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1181 Acesso em: 15.ago.2023.
SILVA, L. H.; GÜLLICH, R. I.; FERREIRA, F. Estágio Supervisionado em Prática de Ensino de Ciências e Biologia: (des)construção de imagens do ser professor? Revista Insignare Scientia - RIS, v. 6, n. 2, p. 9-22, 2023. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13553 Acesso em: 15.ago.2023.
SILVA, M. Complexidade da formação de professores: saberes teóricos e saberes práticos. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Iniciação à Docência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.