Edições anteriores
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v. 12 n. 1 (2024)
Organizadores do Dossiê:
Profa. Dra. Valquíria Claudete Machado Borba (Professora efetiva do Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL/UNEB).
Prof. Dr. Ronei Guaresi (Professor efetivo do Programa de Pós-Graduação em Linguística - PPGLIN/UESB)
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Aprendizado da Leitura e da Escrita
v. 10 n. 2 (2022)A presente chamada abrange estudos na perspectiva psicolinguística que envolvam a leitura: aprendizado, processamento e resultado (compreensão). Nesse ínterim, também são aceitos estudos que, para maior esclarecimento da leitura e da escrita, envolvam estudos teóricos e/ou aplicados evidenciando o uso de novas metodologias e/ou novas tecnologias. -
Equidade na formação inicial: Edição Especial da 8ª Jornada Internacional de Alfabetização
2022A presente edição trata-se de ensaios produzidos e divulgados durante a 8a Jornada Internacional de Alfabetização por palestrantes de mesas redondas, coordenadores de simpósios temáticos e ministrantes de cursos. -
Ensino e aprendizagem de línguas, literatura feminina e literatura negra
v. 10 n. 1 (2022)Ensino e aprendizagem de línguas, literatura feminina e literatura negra
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Racismo e relações raciais no ensino e aprendizagem de língua materna, letramentos e aquisição da língua.
v. 9 n. 2 (2021)Em tempos de negacionismo e redução do financiamento público da ciência tecnologia é sempre um ato de resistência a divulgação de resultados de pesquisas em periódicos gratuitos e que defendem a ciência aberta. Pôr uma revista no ar demanda o trabalho colaborativo de muitas pessoas e a elas somos gratos. Neste número temos 11 artigos com diferentes enfoques teórico-metodológicos. Basicamente três temáticas perpassam o número: racismo e relações raciais no ensino e aprendizagem de língua materna, letramentos e aquisição da língua. -
Dossiê temático sobre Racismo e ensino de línguas
v. 9 n. 1 (2021)Esta edição conta com um dossiê temático sobre Racismo e ensino de línguas, composto por 09 artigos de pesquisadores de diferentes instituições que se debruçaram sobre essa temática tão importante para o estudo das linguagens e é uma homenagem à profa. Dra. Maria D’Ajuda Alomba Ribeiro, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Abre o dossiê um belo prefácio do professor Gabriel Nascimento, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). -
O ensino de Língua Portuguesa em tempos de mídias digitais
v. 8 n. 1 (2020)Ao que parece, ainda é um desafio para o ensino de Língua Portuguesa no Brasil aproximar os objetos de ensino da educação formal às experiências cotidianas. É fato que as famílias brasileiras nestes tempos relacionam-se, consomem e produzem informações por meio do que se tem chamado de universo digital. Para esta seção temática aceitam-se estudos científicos que relacionam ensino de Língua Portuguesa como língua materna e gêneros digitais, mídias digitais, tecnologias – e outras palavras-chave afins – tanto para ensino, quanto para predição e/ou intervenção em caso de atraso de aprendizado da leitura e da escrita.