Desenvolvimento profissional de professores/as: reflexões sobre o período de examinação da carreira
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.15628Palavras-chave:
modelo brasileiro de carreira docente, período de examinação, professores/as da educação básicaResumo
Neste artigo objetivamos conhecer as características do período de Examinação que compõe o Modelo Brasileiro de Carreira Docente e seus desdobramentos no ensino. Assim, esta investigação se configura como qualitativa, desenvolvida a partir de inspirações etnográficas, com a utilização de dois instrumentos de produção dos dados - questionário e observação da prática pedagógica – analisados a partir dos pressupostos da Análise de Conteúdo. Os/as colaboradores/as deste estudo foram três professores/as que atuavam nos Anos Finais do Ensino Fundamental do município de Itapetinga-BA, que estavam no período de Examinação, sendo duas mulheres e um homem. Os resultados mostraram que a Examinação é um dos períodos mais críticos da carreira docente e que precisa urgentemente da atenção do poder público; que as características sentimentais-emocionais são mais de ordem negativa, como estresse, cansaço, frustração, ansiedade, adoecimento etc. Verificamos, por meio da observação da prática pedagógica, que as ações, em sala de aula, dos/as docentes demarcam “aspectos da experiência” e essa é uma característica importante que faz a diferença na carreira e contribui para o desenvolvimento profissional. Constatamos que as características do período de Examinação possuem desdobramentos direto no ensino e que se concretiza por meio das escolhas que os/as docentes fazem para desenvolver suas práticas. Todos esses desdobramentos, impactam diretamente no desenvolvimento profissional do/a professor/as, pois estão relacionados com aspectos pessoais e profissionais, sendo totalmente vinculadas à carreira como as políticas de oferta, de acesso, de melhoria, de formação, de condições de trabalho, dentre outras.
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