Documentação pedagógica como modos de formar: registros de estágio em educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.14210

Palavras-chave:

educação infantil, formação docente, registros, documentação pedagógica

Resumo

Este artigo objetivou analisar como a documentação pedagógica apresenta-se como potencialidade formativa nos registros escritos de estagiárias da Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada no ano de 2022, a partir da análise dos registros escritos de duas estagiárias que realizaram observações na escola-campo. Assim, os relatórios escritos, tomados como avaliação do componente curricular, se configuraram como documentos analisados. Os dados possibilitaram compreender os registros como instrumentos de reflexão e formação durante o curso de licenciatura, sendo mais que apenas o relatório para avaliação. Evidenciamos, ainda, que os registros que continham escritas e imagens, favoreceu a atividade de documentação pedagógica e como tal se configurou ferramenta de produção de conhecimento. Portanto, a formação teve um lugar de destaque na documentação pedagógica. 

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Biografia do Autor

Lúcia Gracia Ferreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pós-doutorado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), da UESB, Itapetinga e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA e da UESB. Líder do Grupo de Pesquisa e Estudos Pedagógicos (CEPEP/ CNPq/UESB).

Roselane Duarte Ferraz, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Recife (UFPE). Pós-doutorado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UESB; Grupo de Pesquisa e Estudos Pedagógicos (CEPEP/CNPq/UESB).

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Publicado

2023-12-29

Como Citar

FERREIRA, L. G.; FERRAZ, R. D. Documentação pedagógica como modos de formar: registros de estágio em educação infantil. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 19, n. 50, p. e14210, 2023. DOI: 10.22481/praxisedu.v19i50.14210. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/14210. Acesso em: 27 abr. 2024.