Desenvolvimento profissional de professores/as: reflexões sobre o período de examinação da carreira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.15628

Palavras-chave:

modelo brasileiro de carreira docente, período de examinação, professores/as da educação básica

Resumo

Neste artigo objetivamos conhecer as características do período de Examinação que compõe o Modelo Brasileiro de Carreira Docente e seus desdobramentos no ensino. Assim, esta investigação se configura como qualitativa, desenvolvida a partir de inspirações etnográficas, com a utilização de dois instrumentos de produção dos dados - questionário e observação da prática pedagógica – analisados a partir dos pressupostos da Análise de Conteúdo. Os/as colaboradores/as deste estudo foram três professores/as que atuavam nos Anos Finais do Ensino Fundamental do município de Itapetinga-BA, que estavam no período de Examinação, sendo duas mulheres e um homem. Os resultados mostraram que a Examinação é um dos períodos mais críticos da carreira docente e que precisa urgentemente da atenção do poder público; que as características sentimentais-emocionais são mais de ordem negativa, como estresse, cansaço, frustração, ansiedade, adoecimento etc. Verificamos, por meio da observação da prática pedagógica, que as ações, em sala de aula, dos/as docentes demarcam “aspectos da experiência” e essa é uma característica importante que faz a diferença na carreira e contribui para o desenvolvimento profissional. Constatamos que as características do período de Examinação possuem desdobramentos direto no ensino e que se concretiza por meio das escolhas que os/as docentes fazem para desenvolver suas práticas. Todos esses desdobramentos, impactam diretamente no desenvolvimento profissional do/a professor/as, pois estão relacionados com aspectos pessoais e profissionais, sendo totalmente vinculadas à carreira como as políticas de oferta, de acesso, de melhoria, de formação, de condições de trabalho, dentre outras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Andreia Cristina Freitas Barreto, Universidade Estadual de Santa Cruz - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) - Brasil. Integrante do Grupo de Pesquisa e Estudos Pedagógicos (CEPEP/ CNPq/UESB).

Contribuição de autoria: Administração do Projeto, Análise Formal, Conceituação, Investigação, Primeira Redação, Escrita – Revisão e Edição -  

Lúcia Gracia Ferreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pós-doutorado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora da UFBA da UESB e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA e da UESB. Líder do Grupo de Pesquisa e Estudos Pedagógicos (CEPEP/ CNPq/UESB).

Contribuição de autoria: Administração do Projeto, Análise Formal, Conceituação, Investigação, Primeira Redação, Escrita – Revisão e Edição -  

Referências

AMADO, João; SILVA, Luciano Campos. Os estudos etnográficos em contextos educativos. In: AMADO, João (org.). Manual de investigação qualitativa em Educação. 3. ed. Coimbra: Impressa da Universidade de Coimbra, 2017. p. 303-353.

ANDRÉ, Marli. Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 2013.

BARRETO, Andréia Cristina Freitas. Entre o ser e o fazer em tempos de crise: reflexões a partir do período de Examinação do Modelo Brasileiro de carreira docente. Revista Espaço Acadêmico, v. 21, n. 233, p. 51-62, 2022. Disponível em: https://encurtador.com.br/CzZUA. Acesso em: 22. jun. 2022.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2010.

BRASIL. Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008. Regulamenta a alínea “e” do inciso III do caput do art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias [....]. Brasília, DF: Presidência da República, 16 de julho de 2008. Disponível em: https://encurtador.com.br/9vqyH. Acesso em: 23 abr. 2020.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Notas estatísticas. Brasília, DF: INEP. 2022.

DA SILVA, Antônio Laércio Nunes; DOS SANTOS, Maria Pricila Miranda. A indisciplina no contexto escolar. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, [s.l.], v. 9, n. 7, p. 1960-1970, 2023. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/10818. Acesso em: 29. nov. 2023.

DOURADO, Luiz Fernandes. Valorização dos profissionais da educação: desafios para garantir conquistas da democracia. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 10, n. 18, p. 37-56. 2016. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/649. Acesso: 12 abr. 2021.

FAUSTINO, Heitor Henrique. Violência nas escolas e políticas públicas: programas e ações de intervenção sobre o fenômeno. Ensaios Pedagógicos, [s.l.], v. 1, n. 2, p. 5-14, 2017. Disponível em: https://encurtador.com.br/dLP7t. Acesso em: 29. nov. 2023.

FERREIRA, Lúcia Gracia. Professores da zona rural em início de carreira: narrativas de si e desenvolvimento profissional. 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.

FERREIRA, Lúcia Gracia. Desenvolvimento profissional e carreira docente brasileira: intercessões e diálogos com professores da educação básica. Campinas: Pontes Editores, 2023.

FERREIRA-COSTA, Rodney Querino; PEDRO-SILVA, Nelson. Níveis de ansiedade e depressão entre professores do Ensino Infantil e Fundamental. Pro-Posições, [s.l.],v. 30, p. e20160143, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/prLXmmdXG3hdQWTSBgm6JZD/. Acesso em: 29 nov. 2023.

FURTADO, Sheila Catherine Oliveira; MEDEIROS, Tereza. Satisfação Profissional dos Professores em Pré-Reforma. Revista Portuguesa de Educação, [s.l.], v. 32, n. 2, p. 24–39. 2019. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/14153. Acesso em: 20 nov. 2023.

GONÇALVES, José Alberto. A carreira das professoras do ensino primário: In: NÓVOA, António (org.). Vida de professores. Porto: Porto Editora. 1992. p. 141-169.

HOFFMAN, Jussara. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Mediação, 2003.

HUBERMAN, Michael. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, António (org.). Vida de professores. Porto: Porto Editora. 1992. p. 31-61.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22. ed. São Paulo. Cortez, 2011.

MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: MORAN, José M.; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Maria Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 17. ed. Campinas: Papirus, 2013. p. 11-66.

MISSAKI, Andressa Christina Trevizan. Os planos de carreira docente em São Paulo: configurações do ensino público nas diferentes esferas administrativas. 2020. Tese (Doutorado em Educação e Ciências Sociais) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020.

MOURA, Juliana da Silva. Transtornos mentais e comportamentais em professores e as implicações para a carreira docente. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, 2020.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. Segmentações históricas e contemporâneas da profissão docente no Brasil. Revista Brasileira de Educação, [s.l.], v. 26, e260095, 2021. Disponível em: https://encurtador.com.br/iKL0o. Acesso em: 29 nov. 2023.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. Condições de trabalho docente e a defesa da escola pública: fragilidades evidenciadas pela pandemia. Revista USP. [s.l.], n. 127, p. 27-40, 2020. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/180037. Acesso: 01 abr. 2022.

OLIVEIRA, Dalila; PEREIRA-JUNIOR, Edmilson Antônio. Indicadores do trabalho docente: múltiplas associações no contexto escolar. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 27, n. 66, p. 852–878, 2016. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/4093. Acesso em: 29 nov. 2023.

OLIVEIRA, Claudeney Licínio; MÜLLER, Antônio José. A indisciplina na escola: desafios e transformações. Educere et Educare, [s.l.], v. 13, n. 29, p. 1-15, set./out., 2018. Disponível em: https://encurtador.com.br/vvko3. Acesso em: 29. nov. 2023.

PAZ, Fernanda Ribeiro. O planejamento de políticas de valorização docente no contexto de elaboração do Plano Municipal de Educação em Vitória da Conquista-BA. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, 2020.

PEREIRA, Leandro Queiroz. Adoecimento e afastamentos de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental em Patos de Minas, MG: 2018 a 2019. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Uberaba, Uberaba, 2020.

SANTOS, Jane de Oliveira da Silva. O (des)conforto térmico na sala de aula: dificuldades de aprendizagem. 2018. Monografia (Especialização em Semiárido) - Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Golvea, 2018.

SOARES, Sandra Regina; CUNHA, Maria Izabel. Formação do professor: a docência universitária em busca de legitimidade. Salvador: EDUFBA, 2010. E-book.

SOARES, Manuel Pereira. Motivação e satisfação docente nos professores contratados em Portugal. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, [s.l.], n. 20, p. 97-118, 2020. Disponível em: https://abrir.link/mwNYS. Acesso em: 29. nov. 2023.

SOLDATELLI. Rosângela. O processo de adoecimento dos professores do ensino fundamental de Florianópolis e suas possibilidades de resistência a esse processo. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, 2011.

TEIXEIRA, Geovana Ferreira Melo. Docência: uma construção a partir de múltiplos condicionantes. Boletim Técnico do Senac, [s.l.], v. 35, n. 1, p. 28-37, 2009. Disponível em: https://www.bts.senac.br/bts/article/view/253. Acesso em: 29 nov. 2023.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Downloads

Publicado

2024-12-02

Como Citar

BARRETO, A. C. F.; FERREIRA, L. G. Desenvolvimento profissional de professores/as: reflexões sobre o período de examinação da carreira . Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 20, n. 51, p. e15628, 2024. DOI: 10.22481/praxisedu.v20i51.15628. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/15628. Acesso em: 9 jan. 2025.