Intervenção docente: por um ensino contextualizado e reflexivo
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.14121Palavras-chave:
alfabetização, ensino contextualizado e reflexivo, intervenção docente, perspectiva construtivista psicogenéticaResumo
O artigo apresenta uma reflexão sobre as intervenções docentes ancoradas na perspectiva construtivista psicogenética e reitera a proposição de um ensino contextualizado e reflexivo. Inicialmente retoma as críticas aos métodos de alfabetização suscitadas a partir da compreensão sobre a intensa atividade intelectual de crianças, jovens e adultos ao longo do processo de apropriação da escrita. Na sequência, ressalta a importância das contribuições das pesquisas didáticas, realizadas a partir do marco psicogenético, para compreender que as situações didáticas para ensinar a ler e a escrever devem ser planejadas tomando como ponto de partida sua função precípua de possibilitar às crianças que coloquem em jogo suas próprias formas de produzir conhecimento. A partir da análise de uma situação didática, na qual as crianças foram desafiadas a escrever por elas mesmas, reitera a defesa de um ensino contextualizado e reflexivo, no qual as intervenções docentes estão comprometidas com a problematização e não com o ensino explícito e diretivo da relação grafema-fonema. Por esta razão, conclui que as intervenções docentes não devem estar baseadas em evitar ou corrigir o erro, mas em assumir o compromisso de problematizar o que as crianças pensam e oferecer as condições didáticas necessárias para que possam seguir aprendendo sobre os usos e funcionamento da escrita.
Downloads
Metrics
Referências
CASTEDO, Mirta; DÁVALOS, Amira; MÖLLER, María Angélica; SOTO, Arizbeth. Enseñar a leer y escribir en contextos diversos. Aportes para la formación docente. Córdoba: Dirección General de Educación Superior/Desarrollo Profesional Docente, 2022. Disponível em: https://dges-cba.edu.ar/wp/wp-content/uploads/2022/09/Enseniar_a_leer_y_escribir_Apuntes_para_la_FD_DGES_2022.pdf Acesso em: 10 nov. 2023.
CASTEDO, Mirta. Alfabetización inicial: teorías, investigaciones y prácticas de enseñanza. Un campo de complejas interrelaciones. In: C. Bazerman et al. (org.). Conocer la escritura: investigación más allá de las fronteras. Bogotá: Editorial Pontificia Universidad Jveriana, 2019. p. 47-70. Disponível em: http://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/libros/pm.1071/pm.1071.pdf Acesso em: 10 nov. 2023.
FERREIRO, Emilia. Escrita e Oralidade: unidades, níveis de análise e consciência metalinguística. In: FERREIRO, Emilia (org.). Relações de (in)dependência entre oralidade e escrita. Tradução Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2003.
FERREIRO, Emilia. Desenvolvimento da alfabetização: psicogênese. In: GOODMAN, Yetta (org.) Como as crianças constroem a leitura e a escrita: perspectivas piagetianas. Trad. Bruno Charles Magne. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995. p. 22 - 35.
FERREIRO, Emilia. Com todas as letras. Tradução Maria Zilda da Cunha Lopes. São Paulo: Cortez Editora, 1992.
FERREIRO, Emilia. Reflexões sobre a Alfabetização. Tradução Horacio Gonzales et al. São Paulo: Cortez/Editores Associados, 1981.
KAUFMAN, Ana Maria; CASTEDO, Mirta; TERUGGI, Lilia; MOLINARI, Claudia. Alfabetização de crianças: construção e intercâmbio – experiências pedagógicas na educação infantil e no ensino fundamental. Tradução Carolina Burnier. 7. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
KAUFMAN, Ana Maria; GALLO, Adriana A. Lectura y escritura: 31 preguntas y respuestas. Cidade Autônoma de Buenos Aires: El Ateneo, 2023.
LERNER, Délia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Tradução Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2002.
LERNER, Délia. Articular las situaciones didácticas fundamentales: ¿cómo y para qué? In: Seminário Internacional de Alfabetização. Canal no YouTube: Instituto Vera Cruz, 7 de outubro de 2023. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=bYxg894Da0E Acesso em: 10 nov. 2023
WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. 2 ed. São Paulo: Ática, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Práxis Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.