Intervenção docente: por um ensino contextualizado e reflexivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.14121

Palavras-chave:

alfabetização, ensino contextualizado e reflexivo, intervenção docente, perspectiva construtivista psicogenética

Resumo

O artigo apresenta uma reflexão sobre as intervenções docentes ancoradas na perspectiva construtivista psicogenética e reitera a proposição de um ensino contextualizado e reflexivo. Inicialmente retoma as críticas aos métodos de alfabetização suscitadas a partir da compreensão sobre a intensa atividade intelectual de crianças, jovens e adultos ao longo do processo de apropriação da escrita. Na sequência, ressalta a importância das contribuições das pesquisas didáticas, realizadas a partir do marco psicogenético, para compreender que as situações didáticas para ensinar a ler e a escrever devem ser planejadas tomando como ponto de partida sua função precípua de possibilitar às crianças que coloquem em jogo suas próprias formas de produzir conhecimento. A partir da análise de uma situação didática, na qual as crianças foram desafiadas a escrever por elas mesmas, reitera a defesa de um ensino contextualizado e reflexivo, no qual as intervenções docentes estão comprometidas com a problematização e não com o ensino explícito e diretivo da relação grafema-fonema. Por esta razão, conclui que as intervenções docentes não devem estar baseadas em evitar ou corrigir o erro, mas em assumir o compromisso de problematizar o que as crianças pensam e oferecer as condições didáticas necessárias para que possam seguir aprendendo sobre os usos e funcionamento da escrita.

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Biografia do Autor

Giovana Cristina Zen, Universidade Federal da Bahia - Brasil

Doutorado em Educação (UFBA) e Pós-Doutorado em Alfabetização (CINVESTAV-México). Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Vice-Líder do Grupo de estudos e pesquisa em Educação, Didática e Ludicidade (GEPEL). Presidente da Rede Latino-americana de Alfabetização.Membro da diretoria da Associação Nacional de Didática e Práticas de Ensino (ANDIPE).
Contribuição de autoria:autora

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Publicado

2021-12-13

Como Citar

ZEN, G. C. Intervenção docente: por um ensino contextualizado e reflexivo. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 19, n. 50, p. e14121, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v19i50.14121. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/14121. Acesso em: 27 abr. 2024.