A construção da escrita no português brasileiro a partir da perspectiva psicogenética construtivista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.14871

Palavras-chave:

alfabetização inicial, psicogênese da língua escrita, português brasileiro

Resumo

O artigo apresenta os resultados de um estudo longitudinal orientado pela Dra. Emilia Ferreiro com o objetivo de identificar aspectos específicos do português brasileiro no processo de construção da escrita por crianças brasileiras. Ao longo de 2019 foram realizadas duas entrevistas individuais, com um intervalo de seis meses, com 111 crianças do município de São Francisco do Conde/BA. A investigação assumiu o método clínico-crítico, cuja principal característica consiste na intervenção do pesquisador diante da conduta do sujeito, que é desafiado a resolver ou explicar uma situação-problema. A atividade realizada durante a entrevista consistia em produzir uma lista de nove palavras do mesmo campo semântico. Para análise da evolução psicogenética da escrita foram considerados tanto a produção escrita como comentários e interpretações realizados pela criança durante a entrevista. Neste artigo apresenta-se uma análise descritiva das conceitualizações da escrita, relacionando os dados produzidos nas 222 entrevistas realizadas no Brasil com pesquisas anteriores em língua espanhola. Os resultados indicam que os níveis de construção da escrita, previamente identificados em espanhol, reaparecem nesse estudo: pré-fonetizante, silábico e alfabético como níveis básicos; e silábico inicial e silábico-alfabético, como intermediários.

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Biografia do Autor

Giovana Cristina Zen, Universidade Federal da Bahia - Brasil

Doutorado em Educação (UFBA) e Pós-Doutorado em Alfabetização (CINVESTAV - México). Professora Adjunta da FACED/UFBA. Membro da diretoria da ANDIPE. Presidente da Rede Latino-americana de Alfabetização.

Contribuição de autoria: definição da concepção do estudo, coleta e análise dos dados e elaboração do manuscrito.

María Claudia Molinari, Universidad Nacional de La Plata - Argentina

Mestrado em Ciências com Especialidade em Investigações Educativas pelo DIE/ CINVESTAV - México. Professora Titular da FaHCE/UNLP, República Argentina. Membro do Conselho Consultivo da Rede Latino-americana de Alfabetização.

Contribuição de autoria: colaboração na concepção do estudo, na análise dos dados e na elaboração do manuscrito.

Arizbeth Soto, Centro de Investigación y de Estudios Avanzados del Instituto Politécnico Nacional - México

Mestrado em Pedagogia pela UNAM. Auxiliar de investigação no DIE/ CINVESTAV - México, colaborando com a linha Psicogênese da Língua Escrita. Coordenadora do Núcleo México e Membro do Conselho Consultivo da Rede Latino-americana de Alfabetização.

Contribuição de autoria: colaboração na análise dos dados e na revisão do manuscrito.

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Publicado

2024-05-23

Como Citar

ZEN, G. C.; MOLINARI, M. C.; SOTO, A. A construção da escrita no português brasileiro a partir da perspectiva psicogenética construtivista. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 20, n. 51, p. e14871, 2024. DOI: 10.22481/praxisedu.v20i51.14871. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/14871. Acesso em: 5 nov. 2024.