Desenvolvimento da escrita em crianças brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.10975

Palavras-chave:

alfabetização, psicogênese da escrita, língua portuguesa

Resumo

O artigo apresenta os resultados de um estudo longitudinal realizado com 111 crianças (4 a 6 años), do município de São Francisco do Conde/BA com o propósito de analisar as particularidades dos processos cognitivos subjacentes à aquisição da escrita no português brasileiro (PB). Ao longo de 2019 foram realizadas duas entrevistas individuais, com um intervalo de seis meses. A situação proposta consistia em um ditado de nove palavras do mesmo campo semântico. Para análise da evolução psicogenética da escrita foram consideradas a escrita e a interpretação das cinco primeiras palavras. Os resultados indicam que os níveis de evolução psicogenética, previamente identificados em espanhol, reaparecem nesse estudo: Pré-fonetizante, Silábico e Alfabético como níveis básicos; e Silábico Inicial e Silábico-Alfabético, como intermediários. Neste artigo são apresentados alguns dos resultados da investigação sobre as particularidades dessa evolução no PB. Uma diferença observável em relação ao espanhol diz respeito ao uso precoce de letras consonantais, com ou sem pertinência sonora, fato este interpretado à luz da diversidade de vogais no PB, que cria uma situação de assimetria com as vogais escritas que o espanhol desconhece. As particularidades da construção da escrita do PB, identificadas nesse estudo, sugerem a realização de outras investigações.

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Biografia do Autor

Emilia Ferreiro, Cinvestav - México

Doutora em Psicologia. Investigadora Emérita do Centro de Investigación y de Estudios Avanzados del Instituto Politécnico Nacional. México. Contribuição de autoria: participação em todas as etapas do estudo e da escrita do manuscrito - https://die.cinvestav.mx/Personal-Academico/Dra-Emilia-Ferreiro-Schiavi

Giovana Cristina Zen, Universidade Federal da Bahia - Brasil

Doutora em Educação pela UFBA. Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Líder do Grupo de estudos e pesquisa em Educação, Didática e Ludicidade (GEPEL). Contribuição de autoria: participação em todas as etapas do estudo e da escrita do manuscrito - http://lattes.cnpq.br/6443852511866889

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Publicado

2022-06-29

Como Citar

FERREIRO, E.; ZEN, G. C. Desenvolvimento da escrita em crianças brasileiras. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 18, n. 49, p. e10975, 2022. DOI: 10.22481/praxisedu.v18i49.10975. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/10975. Acesso em: 30 dez. 2024.