Juventudes e educação do campo: uma análise das pesquisas realizadas no Brasil de 2002 a 2022

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11278

Palavras-chave:

educação do campo, juventude rural, juventude do campo

Resumo

O presente presente artigo tem como objetivo discutir as relações entre a Educação do Campo e a juventude em sua pluralidade. Para isso, foi realizado um levantamento do que dizem as teses e dissertações produzidas no Brasil de 2002 a 2022, a partir de duas categorias de análise: juventude rural e do campo; educação no/do campo. Ao todo, foram 124 trabalhos selecionados. O mapeamento tornou possível uma análise do rigor científico adotado nessas pesquisas, a partir de Charlot (2006), das escolhas teórico-metodológicas dos pesquisadores e dos principais resultados alcançados. O estudo revela carência de investigação em escolas localizadas em assentamentos, escolas itinerantes, comunidades rurais e até mesmo a inexistência de estudos em acampamentos de movimentos sociais. Aponta-se, ainda, a importância de pesquisas que discutem limites e possibilidades de propostas e experiências em educação do campo, a partir de suas concepções epistemológicas, a fim de exercitar a perspectiva metodológica de compreender o movimento real da Educação do Campo.

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Biografia do Autor

Lia Machado dos Santos, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões- Brasil

Lia Machado dos Santos. Doutoranda em Educação pela URI. Integra o grupo Rede Iberoamericana de Estudos em Docência, Emancipação e Direito Educativo- RIEDEDE. Bolsista CAPES/PROSUC – Modalidade II. Contribuição de autoria: Conceituação; curadoria de dados; análise formal; metodologia; escrita; primeira redação, revisão e edição.

Luci Mary Duso Pacheco, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Brasil

Luci Mary Duso Pacheco. Doutora em Educação pela UFSM. Docente e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) – Mestrado e Doutorado na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Membro da RIIDE Internacional e Presidente do Comitê RIIDE - Brasil - Rede Internacional de Investigação em Direito Educativo. Contribuição de autoria: Conceituação; metodologia; supervisão e revisão.

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Publicado

2023-06-01

Como Citar

SANTOS, L. M. dos; PACHECO, L. M. D. Juventudes e educação do campo: uma análise das pesquisas realizadas no Brasil de 2002 a 2022. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 19, n. 50, p. e11278, 2023. DOI: 10.22481/praxisedu.v19i50.11278. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/11278. Acesso em: 24 dez. 2024.

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