Juventudes e educação do campo: uma análise das pesquisas realizadas no Brasil de 2002 a 2022

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11278

Palavras-chave:

educação do campo, juventude rural, juventude do campo

Resumo

O presente presente artigo tem como objetivo discutir as relações entre a Educação do Campo e a juventude em sua pluralidade. Para isso, foi realizado um levantamento do que dizem as teses e dissertações produzidas no Brasil de 2002 a 2022, a partir de duas categorias de análise: juventude rural e do campo; educação no/do campo. Ao todo, foram 124 trabalhos selecionados. O mapeamento tornou possível uma análise do rigor científico adotado nessas pesquisas, a partir de Charlot (2006), das escolhas teórico-metodológicas dos pesquisadores e dos principais resultados alcançados. O estudo revela carência de investigação em escolas localizadas em assentamentos, escolas itinerantes, comunidades rurais e até mesmo a inexistência de estudos em acampamentos de movimentos sociais. Aponta-se, ainda, a importância de pesquisas que discutem limites e possibilidades de propostas e experiências em educação do campo, a partir de suas concepções epistemológicas, a fim de exercitar a perspectiva metodológica de compreender o movimento real da Educação do Campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lia Machado dos Santos, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões- Brasil

Lia Machado dos Santos. Doutoranda em Educação pela URI. Integra o grupo Rede Iberoamericana de Estudos em Docência, Emancipação e Direito Educativo- RIEDEDE. Bolsista CAPES/PROSUC – Modalidade II. Contribuição de autoria: Conceituação; curadoria de dados; análise formal; metodologia; escrita; primeira redação, revisão e edição.

Luci Mary Duso Pacheco, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Brasil

Luci Mary Duso Pacheco. Doutora em Educação pela UFSM. Docente e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) – Mestrado e Doutorado na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Membro da RIIDE Internacional e Presidente do Comitê RIIDE - Brasil - Rede Internacional de Investigação em Direito Educativo. Contribuição de autoria: Conceituação; metodologia; supervisão e revisão.

Referências

AMARAL, Vanessa Sampaio do. No meio do caminho: uma viagem pelos itinerários de uma juventude (ainda) do campo no município de Duque de Caxias. 2019. 87f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.

ANDRADE, Gessica Karoline de. Educação no campo do município de Rio Azul (PR) – O caso da escola rural municipal José Bonifácio e a empresa Alliance One: a ideologia de responsabilidade social. 2018. 202f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Paraná, 2018.

ARMANI, Carlos Henrique. História intelectual e redes contextuais. Anos 90, Porto Alegre, v. 20, n. 37, p. 137-150, jul. 2013. DOI: 10.22456/1983-201X.38299. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/anos90/article/view/38299. Acesso em: 2 ago. 2022.

BOURDIEU, Pierre. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Editora UNESP, 2004.

BRANDAU, Ricardo; MONTEIRO, Rosangela; BRAILE, Domingo M. Importância do uso correto dos descritores nos artigos científicos. Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery [online]. v. 20, n. 1. p.7-9, 2005. DOI: 10.1590/S0102-76382005000100004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbccv/a/YjJ9Hw34dfDTJNcTKMFnKVC/?lang=pt. Acesso em: 2 ago. 2022.

CALDART, Roseli S. Educação do campo: Notas para uma análise de percurso. Trab. Educ. Saúde, Rio de Janeiro, v. 7 n. 1, p. 35-64, mar./jun.2009.

CASTRO, Elisa Guaraná de. Juventude rural no Brasil: Processos de exclusão e a construção de um ator político. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud: vol.7 no.1 Manizales Jan -.June, 2009.

CASTRO, Elisa Gonçalves. Pósfácio. In: LEÃO, Geraldo; ROCHA, Maria Isabel A. (org.). Juventudes do Campo, Belo Horizonte: Autêntica, 2015.p. 277-287.

CASTRO, Elisa Guaraná. Os jovens estão indo embora? Juventude Rural e Reforma Agrária. In: MST (org.). Educação Básica de Nível Médio na Áreas de Reforma Agrária. Boletim da Educação – Edição Especial, São Paulo, p. 117-124, 2016.

CHARLOT, Bernard. A pesquisa educacional entre conhecimentos, políticas e práticas: especificidades e desafios de uma área de saber. Revista Brasileira de Educação [online]. v. 11, n. 31. p.7-18, 2006. DOI: 10.1590/S1413-24782006000100002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/WM3zS7XkRpgwKWQpNZCZY8d/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 2 ago. 2022.

DAYRELL, Juarez. A escola “faz” as juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil. Educação & Sociedade. v. 28, n. 100, p. 1105-1128, out. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/RTJFy53z5LHTJjFSzq5rCPH/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 2 ago. 2022.

DEVÉS-VALDÉS, Eduardo. Redes intelectuales en América Latina: hacia la constitución de una comunidad intelectual. Santiago: Instituto de Estudios Avanzados – Universidad Santiago de Chile, 2007.

FERREIRA, Norma Sandra de A. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade. Campinas, ano 23, n. 79, p. 257-272, ago. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/vPsyhSBW4xJT48FfrdCtqfp/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 2 ago. 2022.

FONSECA, João José Saraiva. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.

GAMBOA, Silvio Sánchez. Pesquisa em educação: Métodos e epistemologias. 2.ed. Chapecó: Argos, 2012.

GOMES, Leonardo Ribeiro. Circulação de prescrições para a formação da juventude rural no Brasil e nos Estados Unidos: a experiência dos Clubes 4-S e 4-H no pós-Segunda Guerra Mundial. 2019. 337f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019.

GROPPO, Luis Antonio. Sentidos de juventude na sociologia e nas políticas públicas do Brasil contemporâneo. R. Pol. Públ, São Luís, v. 20, n 1, p. 383-402, 2016. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/3211/321146417024.pdf. Acesso em: 2 maio. 2023

MACEDO, Severine Carmen. Educação do Campo e Jovens Rurais. Um estudo sobre demandas educacionais nas conferências nacionais de políticas públicas de juventude. 2019. 163f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.

MOLINA, Mônica Castagna. Expansão das licenciaturas em Educação do Campo: desafios e potencialidades. Educar em Revista. PR, n. 55, p.145-166, jan.-mar. 2015. Disponível em: https://bit.ly/4373GUW. Acesso em: 2 ago. 2022

MOROSINI, Marilia; FERNADES, Cleoni. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por Escrito. RS, v. 5, n. 2, p. 154-164, jul.-dez. 2014. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/1887. Acesso em: 2 ago. 2022.

PADUA, Jacqueline de Freitas. Movimentos sociais e as juventudes rurais no Brasil: uma análise a partir da Educação Ambiental Crítica. 2021. 136f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2021.

PARDAL, Poliana Priscila Matos. O IDEB das escolas localizadas no campo no estado do Paraná: dos números à realidade local. 2012. 130f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Paraná, 2012.

PAVANI, Greti Aparecida. O campo na escola (des)encontros entre projeto político-pedagógico e política educacional. 2018. 170f. Dissertação (Mestrado em Educação). - Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó, 2018.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Edições Almedina, 2020.

SHOR, Ira; FREIRE, Paulo. Medo e Ousadia: O cotidiano do professor. RJ: Paz & Terra, 1986.

SILVA, Catarina Malheiros da. Encontro de tempos na escola: um estudo sobre gerações de estudantes no meio rural baiano. 2014. 245f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2014.

SOARES, Magda Becker. Alfabetização no Brasil: O Estado do conhecimento. Brasília: INEP/MEC, 1989.

Downloads

Publicado

2023-06-01

Como Citar

SANTOS, L. M. dos; PACHECO, L. M. D. Juventudes e educação do campo: uma análise das pesquisas realizadas no Brasil de 2002 a 2022. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 19, n. 50, p. e11278, 2023. DOI: 10.22481/praxisedu.v19i50.11278. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/11278. Acesso em: 3 jul. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.