Mecânica de jogo em narrativa para apoio de alunos com dislexia: percepções de discentes e docentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.8345

Palavras-chave:

Narrativa gamificada, Mecânicas de jogo, Aprendentes com dislexia

Resumo

Este artigo apresenta o processo de desenvolvimento e testagem de um protótipo de uma narrativa gamificada, que visa apoiar a aprendizagem de leitura de alunos com dislexia. Motivação, engajamento e aprendizagem foram os domínios medidos a partir das perspectivas dos participantes coletados por meio de escalas e entrevistas abertas. Os dados das entrevistas foram registrados em áudio após a testagem do recurso e, posteriormente, transcritos e analisados por meio da técnica análise de conteúdo. Quanto as escalas, estas foram aplicadas após a testagem. São apresentados o processo de design, destacando o framework e os princípios e estratégias de game utilizados. Os resultados principais mostram indicadores da contribuição dos elementos de jogo aplicados ao recurso para os domínios avaliados.

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Biografia do Autor

Jailma do Socorro Uchôa Bulhões Campos, Universidade Federal do Pará – Brasil

Tem doutorado em Multimédia em Educação pela Universidade de Aveiro, Portugal (2020) e Mestrado em Letras: Linguística pela Universidade Federal do Pará (2006). É Professora de Ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, classe Adjunto, nível III, no Instituto de Letras e Comunicação da Universidade Federal do Pará e, atualmente, coordena o grupo de pesquisa Oficina de gamificação. Tem como principais interesses de investigação as áreas de tecnologia e linguagens e gamificação em educação.

Ana Margarida Pisco Almeida, Universidade de Aveiro – Portugal

Tem Doutoramento em Ciências e Tecnologias da Comunicação pela Universidade de Aveiro e é Professora Auxiliar no Departamento de Comunicação e Arte na mesma Universidade, lecionando nos cursos de licenciatura em Novas Tecnologias da Comunicação. Tem Mestrado em Comunicação Multimédia e Programa Doutoral em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais. Atualmente, coordena o grupo de ehealth & wellbeing do Centro de Investigação em Media Digitais (DigiMedia). Os principais interesses de investigação situam-se na área da e-health e da inclusão digital.

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Publicado

2021-04-01

Como Citar

CAMPOS, J. do S. U. B.; ALMEIDA, A. M. P. . Mecânica de jogo em narrativa para apoio de alunos com dislexia: percepções de discentes e docentes. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 45, p. 195-218, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i45.8345. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8345. Acesso em: 22 dez. 2024.

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