v. 15 n. 33 (2019): jul./set. Dossiê temático: Debates em torno da educação básica, das políticas de currículo e da formação docente

					Visualizar v. 15 n. 33 (2019): jul./set. Dossiê temático: Debates em torno da educação básica, das políticas de currículo e da formação docente
Publicado: 2019-07-02

Páginas iniciais

Editorial

Dossiê temático

  • Apresentação

    Guilherme Augusto Rezende Lemos, Veronica Borges
    13-16
  • O CURRÍCULO E A DISCIPLINA HISTÓRIA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL

    Monique Alves Brito, Maria Cristina Dantas Pina, Edinalva Padre Aguiar
    17-47
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i33.5276
  • TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA: CONHECIMENTO, AFETO E CIRCUNSTÂNCIA

    Guilherme Augusto Rezende Lemos
    48-68
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i33.5275
  • O EDITAL CAPES No 07/2018 E A RECONFIGURAÇÃO DO PIBID: SENTIDOS DE DOCÊNCIA EM DISPUTA

    Talita da Silva Campelo, Giseli Barreto da Cruz
    69-90
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i33.5277
  • QUIMERAS DO CURSO DE PEDAGOGIA: A FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS

    Maria Manuela Alves Garcia
    91-117
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i33.5278
  • EL ESTUDIO DE LOS CURRÍCULOS OFICIALES DE CIENCIAS NATURALES EN EL MARCO DEL CONOCIMIENTO ESCOLAR: TENDENCIAS INVESTIGATIVAS

    Ana María Cárdenas Navas, Carmen Alicia Martínez Rivera
    118-140
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i33.5279
  • DA EXPECTATIVA DE CONTROLE AO CURRÍCULO COMO EXPERIÊNCIA EM TRADUÇÃO

    Érika Virgílio Rodrigues da Cunha, Hugo Heleno Camilo Costa
    141-163
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i33.5280
  • MODOS DE PRATICAR A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: NARRATIVAS DIALÓGICAS E REFLEXIVAS

    Neide Cavalcante Guedes, Tiago Pereira Gomes
    164-185
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i33.5281
  • CURRÍCULO E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES

    Maria de Fátima Costa de Paula, Marcia Nico Evangelista
    186-207
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i33.5282

Artigos

  • LENGUAJE Y ESTRATEGIAS UTILIZADOS POR FUTUROS PROFESORES DE EDUCACIÓN PRIMARIA EN LA RESOLUCIÓN DE PROBLEMAS COMBINATORIOS

    María M. Gea, Carmen Batanero, Alex Venegas
    208-232
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i33.5283
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O USO PEDAGÓGICO DO VÍDEO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS

    Samira Bahia e Castro, Silvana Claudia dos Santos, Rodrigo Teixeira Vaz
    233-254
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i33.5285
  • TRILHAS DA HISTÓRIA ORAL: MEMÓRIAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM ALAGOAS

    Marinaide Lima de Queiroz Freitas, Jailson Costa da Silva
    255-277
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i33.5286
  • EXPERIÊNCIA DE MÃES COM A DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM ESCOLAR DE SEUS FILHOS

    Mônica Coutinho de Souza, Gilca Maria Lucena Kortmann
    278-296
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i33.5287
  • A MATEMÁTICA NO PERIÓDICO O PEQUENO LUTERANO NA DÉCADA DE 1940

    Malcus Cassiano Kuhn, Arno Bayer
    297-319
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i33.5288
  • A ATENÇÃO DOS ALUNOS EM SALA DE AULA: UM ESTUDO COM PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL

    Daniela Karine Ramos, Bruna Santana Anastácio, Camila Meurer Jacob, Mariana Carreira Oliveira
    320-337
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i33.5289
  • “EDUCANDO COM O LIVRO E A ENXADA”: ROBERT KING HALL E O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO RURAL DO INEP (1949-1951)

    Adriana Mendonça Cunha, Dilton Cândido Santos Maynard
    338-353
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i33.5307
  • PERCEPÇÕES DOCENTES SOBRE PRÁTICAS DE LETRAMENTO LITERÁRIO NOS ANOS INICIAIS EM UMA ESCOLA DO CAMPO

    Hellen Cris de Almeida Rodrigues, João Luiz da Costa Barros, Marnilde Silva de Farias
    354-373
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i33.5291
  • PRÁCTICAS DISCURSIVAS, OPERATIVAS Y NORMATIVAS EN PROCESOS DE INSTRUCCIÓN DE LA MEDIDA DE MAGNITUDES

    Teresa F. Blanco, Isabel C. Nogueira, Jose Manuel Diego-Mantecón
    374-399
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i33.5292
  • PNBE DO PROFESSOR: LEITURA NA FORMAÇÃO, LEITURA NA PROFISSÃO, EIS A QUESTÃO!

    Claudia Leite Brandão, Sílvia de Fátima Pilegi Rodrigues
    400-420
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i33.5297
  • UNIVERSIDADE PÚBLICA: MAPEAMENTO DAS POLÍTICAS DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E INOVAÇÃO

    Raimunda Maria da Cunha Ribeiro
    421-443
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i33.5298
  • CONTRIBUIÇÕES DO (RE)DESENHO DE TAREFAS PARA APROXIMAÇÃO DA MATEMÁTICA COM O ENTORNO SOCIAL DA ESCOLA

    Jorge Ramos de Sousa, Vicenç Font Moll, Tânia Cristina Rocha Silva Gusmão, Nilson Antonio Ferreira Roseira
    444-471
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i33.5299
  • POR UM COTIDIANO ESCOLAR TRANSGRESSIVO: QUANDO CORPOS TRANS INTERROGAM AS PRÁTICAS CURRICULARES

    Paulo Melgaço da Silva Junior, Jonathan Fernandes Aguiar, Maria Vitoria Campos Mamede Maia
    472-497
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i33.5300
  • ECOLINGUÍSTICA: UMA BOA PRÁTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O AMBIENTE VIVIDO NA AMAZÔNIA AMAPAENSE

    Marcelo Conceição da Rocha Campos, Eliana do Socorro de Brito Paixão
    498-516
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i33.5301
  • DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS INSTRUCIONAIS DE APRENDIZAGEM - UMA PROPOSTA SOB O OLHAR DAS COMPETÊNCIAS

    Marcelo Almeida de Camargo Pereira, Gabriele Bonotto Silva, Vera Lucia Felicetti
    517-537
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i33.5302
  • PARA PENSAR E MOVIMENTAR A FORMAÇÃO DOCENTE NA EJA: UM MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS ENTRE O PERÍODO 2015-2016

    Suelen Santos Mauricio, Luiz Martins Junior, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins
    555-573
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i33.5305
  • OS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS PARA O PROCESSO INCLUSIVO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

    Anderson Bombarda, Relma Urel Carbone Carneiro
    538-554
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i33.5304

Normas de publicação