A MATRÍCULA COMO DIREITO DO ESTUDANTE NA PANDEMIA DA COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i44.8029

Palavras-chave:

COVID-19, Direito Educacional, Ensino Remoto, Matrícula escolar

Resumo

Este texto aborda o direto à matrícula escolar com a escolaridade nos tempos de pandemia do novo coronavírus. Parte do princípio de que a matrícula escolar é lastreada pelo direito à educação, conforme se preconiza na Constituição da República Federativa do Brasil (1988), simbolizando a validação da identidade estudantil. Para tanto, referencia-se nas normativas e leis que regem o ordenamento jurídico brasileiro para cotejar informações de domínio público e apresentam-se o ensino emergencial e mapeamento da situação de oferta da educação no país, expondo estratégias para validar o ano letivo, como também alternativas para terminalidade de estudos. Desse modo, se configurou como uma pesquisa qualitativa, exploratória e documental que reúne conjunto de dados relevantes para contexto e problematizacão do percurso do estudante. Constata-se que a pandemia atingiu o direito a matrícula, em maior escala nos estabelecimentos públicos de ensino e que foi protelada, por circunstâncias impostas pela COVID-19, a tomada de decisão para validar esse direito.

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Biografia do Autor

Ester Maria de Figueiredo Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pós-doutoradoo pela Universidade de Brasília (UNB). Professora Plena da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), atuando nos cursos de Licenciatura em Letras, no Programa de Pós-graduação em Letras: Cultura, Educação e Linguagens, e no Programa de Pós-graduação em Educação. Grupo de Pesquisa Linguagem e Educação

Lúcia Gracia Ferreira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – Brasil / Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pós-doutorado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-Itapetinga (UESB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia e da UESB. Grupo de Pesquisa e Estudos Pedagógicos/UESB e Docência, Currículo e Formação/UFRB.

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Publicado

2021-02-01

Como Citar

SOUZA, E. M. de F.; FERREIRA, L. G. A MATRÍCULA COMO DIREITO DO ESTUDANTE NA PANDEMIA DA COVID-19. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 44, p. 488-508, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i44.8029. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8029. Acesso em: 18 abr. 2024.

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