v. 16 n. 42 (2020): Educação, currículo e juventudes: dilemas e desafios atuais (out/dez)

					Visualizar v. 16 n. 42 (2020): Educação, currículo e juventudes: dilemas e desafios atuais (out/dez)
Publicado: 2020-10-01

Dossiê temático

  • APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ: EDUCAÇÃO, CURRÍCULO E JUVENTUDES: DILEMAS E DESAFIOS ATUAIS

    Graça dos Santos Costa, Patrícia Lessa Santos Costa, David Mallows
    13-20
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i42.7333
  • AS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS: O FENÔMENO JUVENILIZAÇÃO

    Adriana Regina Sanceverino, Emeline Dias Lódi, Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin
    21-47
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i42.7334
  • A JUVENILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES CURRICULARES

    Maria da Conceição Cédro Vilas Bôas de Oliveira, Graça dos Santos Costa
    48-77
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i42.7336
  • OS SENTIDOS DO CURRÍCULO PARA A JUNVENTUDE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

    Juliana Silva dos Santos , Marcos Villela Pereira
    78-95
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i42.7337
  • FORMAR PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS NA AMÉRICA LATINA: UM CAMPO EM DEFINIÇÃO

    Adenilson Souza Cunha Júnior, Leôncio José Gomes Soares
    96-114
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i42.7338
  • FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE INCLUSÃO DO ESTUDANTE JOVEM COM DEFICIÊNCIA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

    Patrícia Lessa Santos Costa, Nara Deoclecia Soares Modica, Carla Liane Nascimento dos Santos
    115-134
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i42.7339
  • APONTAMENTOS SOBRE JUVENTUDES UNIVERSITÁRIAS: O CASO DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR, BAHIA, BRASIL

    Katia Siqueira de Freitas, Ângela Borges, Maria de Fátima Pessôa Lepikson, Julie Lourau
    135-157
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i42.7346
  • TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO DA JUVENTUDE TRABALHADORA BRASILEIRA: DAS PROMESSAS ÀS INCERTEZAS

    José Humberto da Silva, Liliana Rolfsen Petrilli Segnini
    158-185
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i42.7347
  • O CASO DOS JOVENS NEM NEM: NOVAS TRAJETÓRIAS, NOVOS DESAFIOS

    Mafalda Frias, Luís Alcoforado, António Rochette Cordeiro
    186-216
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i42.7348
  • EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA NOS CENTROS DE FORMAÇÃO DE PESSOAS ADULTAS NA CATALUNHA

    Ana Soldevila Jaca, Juan Llanes Ordóñez, Amèlia Tey Teijón
    217-239
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i42.7349
  • DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA OS JOVENS NA EDUCAÇÃO DE ADULTOS NA CATALUNHA

    Isabel Sánchez Guerrero, Pilar Figuera Gazo, David Mallows
    240-257
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i42.7350
  • QUESTÕES E RESPOSTAS SOBRE O SUCESSO EDUCACIONAL DE NOSSOS ADOLESCENTES E JOVENS. ESTUDO DE CASO NA REGIÃO METROPOLITANA DE BARCELONA

    Laura Ibars Boronat, Núria Rajadell Puiggròs
    258-281
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i42.7351
  • CURRÍCULO E ENSINO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA MODALIDADE FLEXÍVEL

    Violeta Acuña Collado, Vivian Astudilo Cárcamo
    282-297
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i42.7352
  • EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A DISTÂNCIA: AVALIAÇÃO DO PROGRAMA CURRICULAR DO SESI DA BAHIA

    Gisele Marcia de Oliveira Freitas, Maria da Conceição Alves Ferreira, Francisca de Paula Santos da Silva, Alfredo Eurico Rodrigues Matta
    298-325
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i42.7353
  • ALFABETIZAÇÃO DIGITAL BÁSICA - REQUISITOS E ELEMENTOS

    Ilka Koppel, Sandra Langer
    326-347
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i42.7354

Artigos

  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES CONTRA O DUALISMO DA PELE DE ONAGRO

    Rafael Rossi
    348-361
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i42.6249
  • PEDAGOGIA DAS CANOAS: MEMÓRIAS E HISTÓRIAS DAS MULHERES NEGRAS DA VILA DO CARMO DO MACACOARI-AP

    Maria das Dores do Rosário Almeida, Elivaldo Serrão Custódio
    362-381
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i42.6252
  • CRUZAMENTOS E DISSOCIAÇÕES ENTRE A EDUCAÇÃO RURAL E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM ESTUDO DA COLEÇÃO DIDÁTICA “CAMPO ABERTO”

    Francisco Vieira da Silva, Willia Barbosa de Menezes, Simone Maria da Rocha
    382-405
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i42.6279
  • PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL: CRISES, RUPTURAS E TRANSIÇÕES

    Marta Sueli de Faria Sforni, Ágatha Marine Pontes Marega
    406-422
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i42.6293
  • PEDAGOGIA CRÍTICA: TRANSFORMAÇÕES NOS SENTIDOS E NAS PRÁTICAS EMANCIPATÓRIASs

    Maria Amélia do Rosário Santoro Franco
    423-439
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i42.6299
  • EGRESSOS DE UM CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO: PERFIL E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE

    Susély Aparecida Fonseca Gonçalves, Marilene Ribeiro Resende
    440-460
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i42.6430
  • REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NA DISCIPLINA HISTÓRIA MEDIEVAL I

    Luciano José Vianna
    461-483
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i42.6482
  • O “BOOM” DA LUTA DOCENTE EM PORTUGAL FRENTE À INTENSIFICAÇÃO DA PRECARIEDADE DO TRABALHO IMPOSTA PELA “NEW PUBLIC MANAGEMENT”

    Jussara Marques de Macedo, Belmiro Cabrito
    484-507
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i42.6537
  • OS REFORMADORES DA INSTRUÇÃO PÚBLICA MINEIRA NOS PRIMÓRIDOS DA REPÚBLICA

    Raphael Ribeiro Machado, Irlen Antônio Gonçalves
    508-534
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i42.6570
  • INTERAÇÕES DISCURSIVAS SOBRE A CONTEXTUALIZAÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

    Neomar Lacerda da Silva, Andréia Maria Pereira de Oliveira, Marlécio Maknamara
    535-559
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i42.6636
  • A ARITMÉTICA NA SEÇÃO PARA PEQUENOS MATHEMÁTICOS DA REVISTA O ECHO

    Malcus Cassiano Kuhn, Silvio Luiz Martins Britto, Arno Bayer
    560-584
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i42.6281

Resenhas

  • EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE: UM OLHAR SOBRE OS EMBATES CONTEMPORÂNEOS DA JUVENTUDE

    Andréia Paula Basei, Eduard Angelo Bendrath
    585-589
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i42.6456