A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM REVISTAS CIENTÍFICAS DO FEPAE-NNE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i40.6902

Resumo

Este artigo teve por objetivo a realização de uma revisão sistematizada da literatura em periódicos integrantes do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação - FEPAE/ANPED/Norte/Nordeste no período de 2005 a 2018. O processo metodológico que compôs os diferentes resultados encontrados, a partir dos textos mais citados dessas revistas, foi pautado na revisão sistematizada que é uma modalidade de pesquisa, que segue protocolos específicos e busca dar logicidade a um grande corpus documental. Após aplicar os critérios de exclusão/inclusão verificou-se que os estudos com maior notoriedade se concentram nas áreas de formação e competência docente e políticas públicas educacionais. Foi possível perceber ainda o quanto as pesquisas em educação têm se debruçado no sentido de compreender de que maneira as questões contemporâneas, influenciam e são influenciadas pelas práticas pedagógicas. Por fim, asseguramos que tais pesquisas ratificam o nordeste e o norte do Brasil enquanto territórios produtores e difusores do conhecimento em educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Pedro Paulo Souza Rios, Universidade do Estado da Bahia – Brasil

Doutorado em Educação, Universidade Federal de Sergipe – UFS; Professor na Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus VII – Brasil; Coordenador do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação, Gênero e Sexualidades do Sertão – GENESES-Sertão. 


André Ricardo Lucas Vieira, Instituto Federal do Sertão Pernambucano – Brasil

Doutorando em Educação, Universidade Federal de Sergipe – UFS, Professor Instituto Federal do Sertão Pernambucano – Brasil

Willian Lima Santos, Universidade Federal de Sergipe – Brasil

Mestrando em Educação, Universidade Federal de Sergipe – UFS; Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Tecnologia – NUCA/UFS; Bolsista CAPES. E-mail: 

Referências

ALMEIDA, R. R.; ARAÚJO Jr, C. A. F. O Uso de Dispositivos Móveis no Contexto Educativo: Análise de Teses e Dissertações Nacionais. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 6, n. 11, 25-36, 2013. Disponível em: <https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2538>. Acesso em: 17 abr. 2020.

BANFIELD, G.; HADUNTZ, H.; MAISURIA, A. The (im)possibility of the intellectual worker inside the neoliberal university. Educação & Formação, v. 1, n. 3 set/dez, p. 3-19, 1 set. 2016. Disponível em: <https://doi.org/10.25053/edufor.v1i3.1974>. Acesso em: 17 abr. 2020.

BEGO, A. Políticas públicas e formação de professores sob a perspectiva da racionalidade comunicativa: da ingerência tecnocrata à construção da autonomia profissional. Educação & Formação, v. 1, n. 2 mai/ago, p. 3-24, 2 maio 2016. Disponível em:

<https://doi.org/10.25053/edufor.v1i2.1864>. Acesso em: 17 abr. 2020.

BOTO, C. Civilizar a infância na Renascença: estratégia de distinção de classe. Revista Tempos e Espaços em Educação. Disponível em: <https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2208>. Acesso em: 17 abr. 2020.

BRITO, R. S.; PRADO, J. R.; NUNES, C. P. As condições de trabalho docente e o pós-estado de bem-estar social. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 10, n. 23, p. 165-174, 2017. DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v10i23.6676

CALEJON, Laura Marisa Carnielo. Desempenho escolar e vulnerabilidade social. Revista Exitus, v. 1, n. 1, jul./dez. 2011, p. 149-164. ISSN 2237-9460. Disponível em:

<http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/214> Acessado em: 17 abr. 2020.

CARBONE CARNEIRO, Relma Urel. Educação inclusiva na educação infantil. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 8, n. 12, p. 81-95, mar. 2012. ISSN 2178-2679. Disponível

em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/688>. Acesso em: 17 abr. 2020.

CARNEIRO, Verônica Lima. As avaliações estandartizadas e o papel do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) na etapa final da Educação Básica. Revista Exitus, v. 2, n. 1, jan./jun. 2012, p. 217-230. ISSN 2237-9660. Disponível em:

<http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/84> Acesso em: 17 abr. 2020.

CORRADINI, Suely Nercessian; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Formação Docente: O profissional da sociedade contemporânea. Revista Exitus, v. 1, n. 1, jan./jun. 2011, p. 53-62. ISSN 2237-9660. Disponível em:

<http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/205> Acesso em: 17 abr. 2020.

COSTA, Ana Sheila Fernandes; AKKARI, Abdeljalil; SILVA, Rossana Valéria Souza. Educação básica no Brasil: políticas públicas e qualidade. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v.7, n. 11, jun./dez. 2011. Disponível em:

http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/666. Acesso em: 14 fev. 2020.

CRUZ, M. H. S. A Crítica Feminista à Ciência e Contribuição à Pesquisa nas Ciências Humanas. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 7, n. 12, p.15-28, 2014. Disponível em:

<https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2949>. Acesso em: 17 abr. 2020.

DIAS, Alfrancio Ferreira. Como as escolas educam corpos nas práticas pedagógicas?. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 7, n. 12, p.15-28, 2014. Disponível em:

<https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2958>. Acesso em: 17 abr. 2020

DIAS, Alfrancio Ferreira. F.; AMORIM, Simone. Body, gender and sexuality in teacher training: a meta-analysis. Educação em Revista, n. 56, abr./jun. 2015, p. 193-206. ISSN 1984-0411. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-

&lng= en&nrm=isso>. Acesso em: 22 abr. 2020.

DIAS, A. F.; CARDOSO, H. M.; SANTOS, A. L.; MENEZES, C. A. A.; RIOS, P. P. S. Schooling and subversions of gender. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 10, n. 22, p. 83-92,

DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v10i22.6433

DINARTE, L. D.; CORAZZA, S. Espaço poético como tradução didática: Bachelard e a imagem da casa. Educação & Formação, v. 1, n. 2 mai/ago, p. 135-148, 2 maio 2016. Disponível em: <https://doi.org/10.25053/edufor.v1i2.1618>. Acesso em: 17 abr. 2020.

ECHER, Isabel Cristina. A revisão de literatura na construção do trabalho científico. Revista Gaúcha de Enfermagem. Porto Alegre, v. 22, n. 2 (jul. 2001), p. 5-20, 2001. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/RevistaGauchadeEnfermagem/article/view/4365. Acesso em: 20 Abr. 2020.

EUGÊNIO, Benedito Gonçalves. O currículo na educação de jovens e adultos: entre o formal e o cotidiano numa escola municipal em belo horizonte. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 4, n. 4, jan./jun. 2008. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/570. Acesso em: 19 abr.2020.

FIGUEIREDO FILHO, Dalson Brito. et al. O que é, para que serve e como se faz uma meta-análise? Teoria & Pesquisa, v. 23, n. 2, jul./dez. 2014, p. 205-228. ISSN 2236-0107. Disponível em: . Acesso em: 22 abr. 2020.

FINO, C. N. Inovação Pedagógica e Ortodoxia Curricular. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 9, n. 18, p. 13-22, 2016. Disponível em: <https://doi.org/10.20952/revtee.v9i18.4959>. Acesso em: 17 abr. 2020.

FONT, Vicenç; BREDA, Adriana. Competências profissionais na formação inicial de professores de matemática. Práxis Educacional, [S.l.], v. 11, n. 19, p. 17-34, ago. 2015. ISSN 2178-2679. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/818>. Acesso em: 17 abr. 2020.

FRANCO, Maria Amélia Santoro. Didática: uma esperança para as dificuldades pedagógicas do ensino superior?. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 9, n. 15, p. 147-166, set. 2013. ISSN 2178-2679. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/750>. Acesso em: 17 abr. 2020.

FREITAS, Maria Auxiliadora. Práxis pedagógica e professores intelectuais: refletindo as tensões e concepções da formação/prática docente. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 1, n. 1, p. 135-150, out. 2010. ISSN 2178-2679. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/485>. Acesso em: 17 abr. 2020.

FULLAGAR, S. A physical cultural studies perspective on physical (in)activity and health inequalities: the biopolitics of body practices and embodied movement. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 12, n. 28, p. 63-76, 1 jan. 2019. DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v12i28.10161

GATTI, B. A. Implicações e perspectivas da pesquisa educacional no Brasil contemporâneo. Cadernos de Pesquisa. 2001, n.113, pp.65-81. ISSN 0100-1574. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/n113/a04n113.pdf. Acesso em 21 abr. 2020.

GATTI, B. A. Políticas de avaliação em larga escala e a questão da inovação educacional. Série-Estudos - Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB Campo Grande, MS, n. 33, p. 29-37, jan./jul. 2012. Disponível em: https://site.ucdb.br/pesquisa-e-inovacao/6/periodicos-ucdb/848/revista-serie-estudos-desativado/849/publicacoes/1181/. Acesso em: 21 Abr. 2020.

GENÚ, M. A abordagem da ação crítica e a epistemologia da práxis pedagógica. Educação & Formação, v. 3, n. 9 set/dez, p. 55-70, 3 set. 2018. Doi: https://doi.org/10.25053/redufor.v3i9.856

GOMES-DA-SILVA, P. N. Pedagogia da corporeidade: o decifrar e o subjetivar na educação. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 7, n. 13, p. 15-30, 2014. Disponível em: <https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.3255>. Acesso em: 17 abr. 2020.

JACOMELI, Mara Regina Martins. As políticas educacionais da Nova República: do governo Collor ao de Lula. Revista Exitus, v. 1, n. 1, jan./jun. 2011, p. 119-128. ISSN 2237-9660. Disponível em: <http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/211> Acesso em: 17 abr. 2020.

LARA, A. M. Políticas de redução da desigualdade sociocultural. Educação & Formação, v. 1, n. 3 set/dez, p. 140-153, 1 set. 2016. Disponível em: <https://doi.org/10.25053/edufor.v1i3.1621>. Acesso em: 17 abr. 2020.

LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 2015.

LIMA, J.; SANTOS, G. Valores, educação infantil e desenvolvimento moral: concepções dos professores. Educação & Formação, v. 3, n. 8 mai/ago, p. 153-170, 2 maio 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.25053/redufor.v3i8.275>. Acesso em: 17 abr. 2020.

KOVACS, H.; TINOCA, L. Unfreeze the pedagogies: introduction of a new innovative measure in Portugal. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, v. 10, n. 23, p. 73-86, 2017. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/7446>. Acesso em: 3 jan. 2020.

MARIANO, André Luiz Sena. A aprendizagem da docência no início da carreira: qual política? Quais problemas? Revista Exitus. v. 2, n. 1, jan./jun. 2012, p. 79-94. ISSN 2237-9460. Disponível em: <http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/67> Acessado em: 17 abr. 2020.

MATOS, Selma Norberto; MENDES, Enicéia Gonçalves. A proposta de inclusão escolar no contexto nacional de implementação das políticas educacionais. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 10, n. 16, p. 35-59, maio 2014. ISSN 2178-2679. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/762>. Acesso em: 17 abr. 2020.

MATOS, D.; JARDILINO, J. R. Os conceitos de concepção, percepção, representação e crença no campo educacional: similaridades, diferenças e implicações para a pesquisa. Educação & Formação, v. 1, n. 3 set/dez, p. 20-31, 1 set. 2016. Disponível em: <https://doi.org/10.25053/edufor.v1i3.1893>. Acesso em 17 abr. 2020.

MARÍN, Jorge Garcia. Educación y reproducción cultural: el legado de Bourdieu. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 2, n. 2, jan./dez. 2006. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/513. Acesso em: 14 abr. 2020.

MENEZES, C. A. A; DIAS, A. F.; SANTOS, M. S. What pedagogical innovation does queer pedagogy propose to the school curriculum?. Revista Práxis Educacional, v. 16, n. 37, p. 241-258, jan. 2020. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6168>. Acesso em: 17 abr. 2020. doi: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i37.6168.

MORORÓ, L. A influência da formação continuada na prática docente. Educação & Formação, v. 2, n. 4 jan/abr, p. 36-51, 2 jan. 2017. Disponível em: <https://doi.org/10.25053/edufor.v2i4.1961> .Acesso em: 17 abr. 2020.

MOURA, Tania Maria de Melo. Formação de educadores de jovens e adultos: realidade, desafios e perspectivas atuais. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 5, n. 7, p. 45-72, jul. 2010. ISSN 2178-2679. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/601>. Acesso em: 17 abr. 2020.

MOREIRA, A. F.; SILVA JÚNIOR, P. M. DA. Currículo, Transgressão e Diálogo: quando Outras Possibilidades se Tornam Necessárias. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, v. 9, n. 18, p. 45-54, 11. Disponivel em: <https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/4962>. Acesso em: 17 abr. de 2020.

MORGADO, J. C. O professor como decisor curricular: de ortodoxo a cosmopolita. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, v. 9, n. 18, p. 55-64, 2016. Disponivel em: <https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/4964>. Acesso em: 17 abr. de 2020.

MENEZES, C. A. A; DIAS, A. F. Que inovação pedagógica a pedagogia queer propõe ao currículo escolar?. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, v. 10, n. 23, p. 37-48, 2017. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/7443>. Acesso em: 3 jan. 2020. DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v10i23.7443.

NASCIMENTO, L. de S.; RIOS, P. P. S. Currículo na Educação Infantil: reflexões sobre a formação docentes e infâncias. In.: RIOS, P. P. S. (org.) Pesquisa e Prática Pedagógica no Semiárido. Curitiba: CRV, 2020.

NASCIMENTO, L. F.; CAVALCANTE, M. M. D. Abordagem quantitativa na pesquisa em educação: investigações no cotidiano escolar. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 11, n. 25, p. 249-260, 2018. DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v11i25.7075

NUNES, Claudio Pinto. As ciências da educação e a prática pedagógica: sentidos atribuídos por estudantes do curso de pedagogia Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 8, n. 12, jan./jun. 2005. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/657. Acesso em: 17 abr. 2020.

OLIVEIRA, A. M.; GEREVINI, A. M.; STROHSCHOEN, A. A. G. Diário de bordo: uma ferramenta metodológica para o desenvolvimento da alfabetização científica. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 10, n. 22, p. 119-132, 2017. Doi: https://doi.org/10.20952/revtee.v10i22.6429

PARASKEVA, J. M. “Brutti, Sporchi & Cattivi”: Towards a Non-Abyssal Curriculum. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 9, n. 18, p. 75-90, 2016. DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v9i18.4966

PACHECO, J. A.; SOUSA, J. O (pós) crítico na Desconstrução Curricular. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, v. 9, n. 18, p. 65-74, 2016. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/4971>. Acesso em: 17 abr. de 2020.

PEDRO, N. Ambientes educativos inovadores: o estudo do fator espaço nas ‘salas de aula do futuro’ portuguesas. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, v. 10, n. 23, p. 99-108, 2017. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/7448>. Acesso em: 17 abr. de 2020. DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v10i23.7448.

PEREIRA, A.; RIBEIRO, C. S. A culpabilidade pelo fracasso escolar e a interface com os “problemas de aprendizagem” em discurso. Educação & Formação, v. 2, n. 5 mai/ago, p. 95-110, 2 maio 2017. Disponível em: <https://doi.org/10.25053/edufor.v2i5.1959>. Acesso em: 17 abr. 2020.

PEREIRA, A. A educação de jovens e adultos no sistema prisional brasileiro: o que dizem os planos estaduais de educação em prisões?. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 11, n. 24, p. 245-252, 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.20952/revtee.v11i24.6657>. Acesso em: 17 abr. 2020.

PEREZ, Marcia Cristina Argenti. Infância e escolarização: discutindo a relação família, escola e as especificidades da infância na escola. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 8, n. 12, jan./jun. 2012. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/684. Acesso em: 15 fev. 2020.

PEREZ, Maria Isabel Lopes. Competência: uma noção plástica, polissêmica e polimorfa. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 1, n. 1, p. 57-65, ago. 2005. ISSN 2178-2679. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/480>. Acesso em: 17 abr. 2020.

PINTO, E. J. S.; CARVALHO, M. E. P.; RABAY, G. As relações de gênero nas escolhas de cursos superiores. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 10, n. 22, p. 47-58, 2017. DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v10i22.6173

RAMOS, M. da C. P. Ambiente, Educação e Interculturalidade. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 5, n. 8, 2012. Doi: https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2284

RAZZINI, M. de P. G. História da Disciplina Português na Escola Secundária Brasileira. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 3, n. 2, 2010. Disponível em: <https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2218>. Acesso em: 17 abr. 2020.

RODRIGUEZ Linda Grace Matus. La construcción de una identidad docente, ¿un desafío para la política educativa? Revista Exitus. v. 3, n. 1, jan./jun. 2013, p. 75-87. ISSN 2237-9460. Disponível em: <http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/250> Acesso em: 17 abr. 2020.

RUDD, T.; GOODSON, I. F. Refraction as a tool for understanding action and educational orthodoxy and transgression. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, v. 9, n. 18, p. 99-110, 2016. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/4968>. DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v9i18.4968.

SANTAELLA, L. A aprendizagem ubíqua na educação aberta. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 7, n. 14, p. 15-22, 2014. Disponível em: <https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.3446>. Acesso em: 17 abr. 2020.

SAMPAIO, Marisa Narcizo. Educação de Jovens e Adultos: uma história de complexidade e tensões. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 5, n. 7, p. 13-27, ago. 2009. ISSN 2178-2679. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/600>. Acesso em: 17 abr. 2020.

SANTOS, José Jackson Reis dos. Especificidades dos saberes para a docência na educação de pessoas jovens e adultas. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 6, n. 8, jan./jun. 2010. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/623. Acesso em: 18 abr. 2020.

SECKEL, María José; FONT, Vicenç. Competencia de reflexión en la formación inicial de profesores de matemática en Chile. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 11, n. 19, p. 55-75, abr. 2015. ISSN 2178-2679. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/834>. Acesso em: 17 abr. 2020.

SILVA, Carmem Virginia Moraes da; FRANCISCHINI, Rosangela. O surgimento da educação infantil na história das políticas públicas para a criança no brasil. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 8, n. 12, jan./jun. 2012. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/699. Acesso em: 15 fev. 2020.

SMYTH, E.; HAMEL, T. The history of initial teacher education in Canada: Québec and Ontario. Educação & Formação, v. 1, n.1, jan/abr, p. 88-109, 4 jan. 2016. Disponível em: <https://doi.org/10.25053/edufor.v1i1.1606>. Acesso em: 17 abr. 2020.

SOUZA, Ana Maria de Lima. Avaliação da aprendizagem no ensino superior: aspectos históricos. Revista Exitus, v. 2, n. 1, jan./jun. 2012, p.231-254. ISSN 2237-9460. Disponível em: <http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/85> Acessado em: 17 abr. 2020.

SOUZA, Edilson Sérgio Ramalho de. A formação de modelos mentais na sala de aula. Revista Exitus, v. 3, n. 1, jan./jun. 2013, p. 169-184. ISSN 2237-9660. Disponível em: <http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/256> Acesso em: 17 abr. 2020.

SOUSA, J. M. Repensar o currículo como emancipador. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, v. 9, n. 18, p. 111-120, 2016. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/4969>. Acesso em: 17 abr. de 2020. DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v9i18.4969.

SOUSA, J. M. Discutindo conceitos em torno do Currículo. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 10, n. 23, p. 15-26, 2017. DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v10i23.7441

TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli. Políticas públicas de formação de professores: o Pibid em foco. Revista Exitus, v. 3, n. 1, jan./jun. 2013, p. 13-31. ISSN 2237-9460. Disponível em: <http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/246> Acessado em: 17 abr. 2020.

TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli; REALI, Aline Maria Medeiros Rodrigues. O que um mentor precisa saber? Ou: sobre a necessidade de um mentor construir uma visão multifocal. Revista Exitus, v. 1, n. 1, jan./jun. 2011, p. 35-46. ISSN 2237-9660. Disponível em: <http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/203> Acesso em: 17 abr. 2020.

TEIXEIRA, Eliara Cristina Nogueira; NUNES, Claudio Pinto. Os sentidos atribuídos ao piso salarial nacional como política pública de valorização docente. Revista Tempos e Espaços em Educação, Aracaju, v. 12, n. 29, p. 195-212, 2019. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/10688. Acesso em: 22 abr. 2020.

ULJENS, M. Non-Affirmative curriculum theory in a cosmopolitan era?. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, v. 9, n. 18, p. 121-132, 2016. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/4970>. Acesso em: 21 mai. 2020. DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v9i18.4970.

VALENTE, Geilsa Soraia Cavalcanti; VIANA, Ligia de Oliveira. O ensino de nível superior no brasil e as competências docentes: um olhar reflexivo sobre esta prática. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 6, n. 9, p. 209-226, out. 2010. ISSN 2178-2679. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/641>. Acesso em: 17 abr. 2020.

VERCEZE, Rosa Maria Aparecida Nechi; SILVINO, Eliziane França Moreira. O livro didático e suas implicações na prática do professor nas escolas públicas de Guajará-mirim. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 4, n. 4, p. 83-102, out. 2010. ISSN 2178-2679. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/562>. Acesso em: 17 abr. 2020.

Downloads

Publicado

2020-07-01

Como Citar

RIOS, P. P. S.; VIEIRA, A. R. L.; SANTOS, W. L. A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM REVISTAS CIENTÍFICAS DO FEPAE-NNE. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 40, p. 334-357, 2020. DOI: 10.22481/praxisedu.v16i40.6902. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6902. Acesso em: 22 nov. 2024.