A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM REVISTAS CIENTÍFICAS DO FEPAE-NNE
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i40.6902Resumo
Este artigo teve por objetivo a realização de uma revisão sistematizada da literatura em periódicos integrantes do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação - FEPAE/ANPED/Norte/Nordeste no período de 2005 a 2018. O processo metodológico que compôs os diferentes resultados encontrados, a partir dos textos mais citados dessas revistas, foi pautado na revisão sistematizada que é uma modalidade de pesquisa, que segue protocolos específicos e busca dar logicidade a um grande corpus documental. Após aplicar os critérios de exclusão/inclusão verificou-se que os estudos com maior notoriedade se concentram nas áreas de formação e competência docente e políticas públicas educacionais. Foi possível perceber ainda o quanto as pesquisas em educação têm se debruçado no sentido de compreender de que maneira as questões contemporâneas, influenciam e são influenciadas pelas práticas pedagógicas. Por fim, asseguramos que tais pesquisas ratificam o nordeste e o norte do Brasil enquanto territórios produtores e difusores do conhecimento em educação.
Downloads
Metrics
Referências
ALMEIDA, R. R.; ARAÚJO Jr, C. A. F. O Uso de Dispositivos Móveis no Contexto Educativo: Análise de Teses e Dissertações Nacionais. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 6, n. 11, 25-36, 2013. Disponível em: <https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2538>. Acesso em: 17 abr. 2020.
BANFIELD, G.; HADUNTZ, H.; MAISURIA, A. The (im)possibility of the intellectual worker inside the neoliberal university. Educação & Formação, v. 1, n. 3 set/dez, p. 3-19, 1 set. 2016. Disponível em: <https://doi.org/10.25053/edufor.v1i3.1974>. Acesso em: 17 abr. 2020.
BEGO, A. Políticas públicas e formação de professores sob a perspectiva da racionalidade comunicativa: da ingerência tecnocrata à construção da autonomia profissional. Educação & Formação, v. 1, n. 2 mai/ago, p. 3-24, 2 maio 2016. Disponível em:
<https://doi.org/10.25053/edufor.v1i2.1864>. Acesso em: 17 abr. 2020.
BOTO, C. Civilizar a infância na Renascença: estratégia de distinção de classe. Revista Tempos e Espaços em Educação. Disponível em: <https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2208>. Acesso em: 17 abr. 2020.
BRITO, R. S.; PRADO, J. R.; NUNES, C. P. As condições de trabalho docente e o pós-estado de bem-estar social. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 10, n. 23, p. 165-174, 2017. DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v10i23.6676
CALEJON, Laura Marisa Carnielo. Desempenho escolar e vulnerabilidade social. Revista Exitus, v. 1, n. 1, jul./dez. 2011, p. 149-164. ISSN 2237-9460. Disponível em:
<http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/214> Acessado em: 17 abr. 2020.
CARBONE CARNEIRO, Relma Urel. Educação inclusiva na educação infantil. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 8, n. 12, p. 81-95, mar. 2012. ISSN 2178-2679. Disponível
em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/688>. Acesso em: 17 abr. 2020.
CARNEIRO, Verônica Lima. As avaliações estandartizadas e o papel do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) na etapa final da Educação Básica. Revista Exitus, v. 2, n. 1, jan./jun. 2012, p. 217-230. ISSN 2237-9660. Disponível em:
<http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/84> Acesso em: 17 abr. 2020.
CORRADINI, Suely Nercessian; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Formação Docente: O profissional da sociedade contemporânea. Revista Exitus, v. 1, n. 1, jan./jun. 2011, p. 53-62. ISSN 2237-9660. Disponível em:
<http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/205> Acesso em: 17 abr. 2020.
COSTA, Ana Sheila Fernandes; AKKARI, Abdeljalil; SILVA, Rossana Valéria Souza. Educação básica no Brasil: políticas públicas e qualidade. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v.7, n. 11, jun./dez. 2011. Disponível em:
http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/666. Acesso em: 14 fev. 2020.
CRUZ, M. H. S. A Crítica Feminista à Ciência e Contribuição à Pesquisa nas Ciências Humanas. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 7, n. 12, p.15-28, 2014. Disponível em:
<https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2949>. Acesso em: 17 abr. 2020.
DIAS, Alfrancio Ferreira. Como as escolas educam corpos nas práticas pedagógicas?. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 7, n. 12, p.15-28, 2014. Disponível em:
<https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2958>. Acesso em: 17 abr. 2020
DIAS, Alfrancio Ferreira. F.; AMORIM, Simone. Body, gender and sexuality in teacher training: a meta-analysis. Educação em Revista, n. 56, abr./jun. 2015, p. 193-206. ISSN 1984-0411. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-
&lng= en&nrm=isso>. Acesso em: 22 abr. 2020.
DIAS, A. F.; CARDOSO, H. M.; SANTOS, A. L.; MENEZES, C. A. A.; RIOS, P. P. S. Schooling and subversions of gender. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 10, n. 22, p. 83-92,
DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v10i22.6433
DINARTE, L. D.; CORAZZA, S. Espaço poético como tradução didática: Bachelard e a imagem da casa. Educação & Formação, v. 1, n. 2 mai/ago, p. 135-148, 2 maio 2016. Disponível em: <https://doi.org/10.25053/edufor.v1i2.1618>. Acesso em: 17 abr. 2020.
ECHER, Isabel Cristina. A revisão de literatura na construção do trabalho científico. Revista Gaúcha de Enfermagem. Porto Alegre, v. 22, n. 2 (jul. 2001), p. 5-20, 2001. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/RevistaGauchadeEnfermagem/article/view/4365. Acesso em: 20 Abr. 2020.
EUGÊNIO, Benedito Gonçalves. O currículo na educação de jovens e adultos: entre o formal e o cotidiano numa escola municipal em belo horizonte. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 4, n. 4, jan./jun. 2008. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/570. Acesso em: 19 abr.2020.
FIGUEIREDO FILHO, Dalson Brito. et al. O que é, para que serve e como se faz uma meta-análise? Teoria & Pesquisa, v. 23, n. 2, jul./dez. 2014, p. 205-228. ISSN 2236-0107. Disponível em: . Acesso em: 22 abr. 2020.
FINO, C. N. Inovação Pedagógica e Ortodoxia Curricular. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 9, n. 18, p. 13-22, 2016. Disponível em: <https://doi.org/10.20952/revtee.v9i18.4959>. Acesso em: 17 abr. 2020.
FONT, Vicenç; BREDA, Adriana. Competências profissionais na formação inicial de professores de matemática. Práxis Educacional, [S.l.], v. 11, n. 19, p. 17-34, ago. 2015. ISSN 2178-2679. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/818>. Acesso em: 17 abr. 2020.
FRANCO, Maria Amélia Santoro. Didática: uma esperança para as dificuldades pedagógicas do ensino superior?. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 9, n. 15, p. 147-166, set. 2013. ISSN 2178-2679. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/750>. Acesso em: 17 abr. 2020.
FREITAS, Maria Auxiliadora. Práxis pedagógica e professores intelectuais: refletindo as tensões e concepções da formação/prática docente. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 1, n. 1, p. 135-150, out. 2010. ISSN 2178-2679. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/485>. Acesso em: 17 abr. 2020.
FULLAGAR, S. A physical cultural studies perspective on physical (in)activity and health inequalities: the biopolitics of body practices and embodied movement. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 12, n. 28, p. 63-76, 1 jan. 2019. DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v12i28.10161
GATTI, B. A. Implicações e perspectivas da pesquisa educacional no Brasil contemporâneo. Cadernos de Pesquisa. 2001, n.113, pp.65-81. ISSN 0100-1574. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/n113/a04n113.pdf. Acesso em 21 abr. 2020.
GATTI, B. A. Políticas de avaliação em larga escala e a questão da inovação educacional. Série-Estudos - Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB Campo Grande, MS, n. 33, p. 29-37, jan./jul. 2012. Disponível em: https://site.ucdb.br/pesquisa-e-inovacao/6/periodicos-ucdb/848/revista-serie-estudos-desativado/849/publicacoes/1181/. Acesso em: 21 Abr. 2020.
GENÚ, M. A abordagem da ação crítica e a epistemologia da práxis pedagógica. Educação & Formação, v. 3, n. 9 set/dez, p. 55-70, 3 set. 2018. Doi: https://doi.org/10.25053/redufor.v3i9.856
GOMES-DA-SILVA, P. N. Pedagogia da corporeidade: o decifrar e o subjetivar na educação. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 7, n. 13, p. 15-30, 2014. Disponível em: <https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.3255>. Acesso em: 17 abr. 2020.
JACOMELI, Mara Regina Martins. As políticas educacionais da Nova República: do governo Collor ao de Lula. Revista Exitus, v. 1, n. 1, jan./jun. 2011, p. 119-128. ISSN 2237-9660. Disponível em: <http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/211> Acesso em: 17 abr. 2020.
LARA, A. M. Políticas de redução da desigualdade sociocultural. Educação & Formação, v. 1, n. 3 set/dez, p. 140-153, 1 set. 2016. Disponível em: <https://doi.org/10.25053/edufor.v1i3.1621>. Acesso em: 17 abr. 2020.
LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 2015.
LIMA, J.; SANTOS, G. Valores, educação infantil e desenvolvimento moral: concepções dos professores. Educação & Formação, v. 3, n. 8 mai/ago, p. 153-170, 2 maio 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.25053/redufor.v3i8.275>. Acesso em: 17 abr. 2020.
KOVACS, H.; TINOCA, L. Unfreeze the pedagogies: introduction of a new innovative measure in Portugal. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, v. 10, n. 23, p. 73-86, 2017. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/7446>. Acesso em: 3 jan. 2020.
MARIANO, André Luiz Sena. A aprendizagem da docência no início da carreira: qual política? Quais problemas? Revista Exitus. v. 2, n. 1, jan./jun. 2012, p. 79-94. ISSN 2237-9460. Disponível em: <http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/67> Acessado em: 17 abr. 2020.
MATOS, Selma Norberto; MENDES, Enicéia Gonçalves. A proposta de inclusão escolar no contexto nacional de implementação das políticas educacionais. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 10, n. 16, p. 35-59, maio 2014. ISSN 2178-2679. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/762>. Acesso em: 17 abr. 2020.
MATOS, D.; JARDILINO, J. R. Os conceitos de concepção, percepção, representação e crença no campo educacional: similaridades, diferenças e implicações para a pesquisa. Educação & Formação, v. 1, n. 3 set/dez, p. 20-31, 1 set. 2016. Disponível em: <https://doi.org/10.25053/edufor.v1i3.1893>. Acesso em 17 abr. 2020.
MARÍN, Jorge Garcia. Educación y reproducción cultural: el legado de Bourdieu. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 2, n. 2, jan./dez. 2006. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/513. Acesso em: 14 abr. 2020.
MENEZES, C. A. A; DIAS, A. F.; SANTOS, M. S. What pedagogical innovation does queer pedagogy propose to the school curriculum?. Revista Práxis Educacional, v. 16, n. 37, p. 241-258, jan. 2020. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6168>. Acesso em: 17 abr. 2020. doi: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i37.6168.
MORORÓ, L. A influência da formação continuada na prática docente. Educação & Formação, v. 2, n. 4 jan/abr, p. 36-51, 2 jan. 2017. Disponível em: <https://doi.org/10.25053/edufor.v2i4.1961> .Acesso em: 17 abr. 2020.
MOURA, Tania Maria de Melo. Formação de educadores de jovens e adultos: realidade, desafios e perspectivas atuais. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 5, n. 7, p. 45-72, jul. 2010. ISSN 2178-2679. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/601>. Acesso em: 17 abr. 2020.
MOREIRA, A. F.; SILVA JÚNIOR, P. M. DA. Currículo, Transgressão e Diálogo: quando Outras Possibilidades se Tornam Necessárias. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, v. 9, n. 18, p. 45-54, 11. Disponivel em: <https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/4962>. Acesso em: 17 abr. de 2020.
MORGADO, J. C. O professor como decisor curricular: de ortodoxo a cosmopolita. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, v. 9, n. 18, p. 55-64, 2016. Disponivel em: <https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/4964>. Acesso em: 17 abr. de 2020.
MENEZES, C. A. A; DIAS, A. F. Que inovação pedagógica a pedagogia queer propõe ao currículo escolar?. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, v. 10, n. 23, p. 37-48, 2017. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/7443>. Acesso em: 3 jan. 2020. DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v10i23.7443.
NASCIMENTO, L. de S.; RIOS, P. P. S. Currículo na Educação Infantil: reflexões sobre a formação docentes e infâncias. In.: RIOS, P. P. S. (org.) Pesquisa e Prática Pedagógica no Semiárido. Curitiba: CRV, 2020.
NASCIMENTO, L. F.; CAVALCANTE, M. M. D. Abordagem quantitativa na pesquisa em educação: investigações no cotidiano escolar. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 11, n. 25, p. 249-260, 2018. DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v11i25.7075
NUNES, Claudio Pinto. As ciências da educação e a prática pedagógica: sentidos atribuídos por estudantes do curso de pedagogia Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 8, n. 12, jan./jun. 2005. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/657. Acesso em: 17 abr. 2020.
OLIVEIRA, A. M.; GEREVINI, A. M.; STROHSCHOEN, A. A. G. Diário de bordo: uma ferramenta metodológica para o desenvolvimento da alfabetização científica. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 10, n. 22, p. 119-132, 2017. Doi: https://doi.org/10.20952/revtee.v10i22.6429
PARASKEVA, J. M. “Brutti, Sporchi & Cattivi”: Towards a Non-Abyssal Curriculum. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 9, n. 18, p. 75-90, 2016. DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v9i18.4966
PACHECO, J. A.; SOUSA, J. O (pós) crítico na Desconstrução Curricular. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, v. 9, n. 18, p. 65-74, 2016. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/4971>. Acesso em: 17 abr. de 2020.
PEDRO, N. Ambientes educativos inovadores: o estudo do fator espaço nas ‘salas de aula do futuro’ portuguesas. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, v. 10, n. 23, p. 99-108, 2017. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/7448>. Acesso em: 17 abr. de 2020. DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v10i23.7448.
PEREIRA, A.; RIBEIRO, C. S. A culpabilidade pelo fracasso escolar e a interface com os “problemas de aprendizagem” em discurso. Educação & Formação, v. 2, n. 5 mai/ago, p. 95-110, 2 maio 2017. Disponível em: <https://doi.org/10.25053/edufor.v2i5.1959>. Acesso em: 17 abr. 2020.
PEREIRA, A. A educação de jovens e adultos no sistema prisional brasileiro: o que dizem os planos estaduais de educação em prisões?. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 11, n. 24, p. 245-252, 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.20952/revtee.v11i24.6657>. Acesso em: 17 abr. 2020.
PEREZ, Marcia Cristina Argenti. Infância e escolarização: discutindo a relação família, escola e as especificidades da infância na escola. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 8, n. 12, jan./jun. 2012. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/684. Acesso em: 15 fev. 2020.
PEREZ, Maria Isabel Lopes. Competência: uma noção plástica, polissêmica e polimorfa. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 1, n. 1, p. 57-65, ago. 2005. ISSN 2178-2679. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/480>. Acesso em: 17 abr. 2020.
PINTO, E. J. S.; CARVALHO, M. E. P.; RABAY, G. As relações de gênero nas escolhas de cursos superiores. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 10, n. 22, p. 47-58, 2017. DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v10i22.6173
RAMOS, M. da C. P. Ambiente, Educação e Interculturalidade. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 5, n. 8, 2012. Doi: https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2284
RAZZINI, M. de P. G. História da Disciplina Português na Escola Secundária Brasileira. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 3, n. 2, 2010. Disponível em: <https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2218>. Acesso em: 17 abr. 2020.
RODRIGUEZ Linda Grace Matus. La construcción de una identidad docente, ¿un desafío para la política educativa? Revista Exitus. v. 3, n. 1, jan./jun. 2013, p. 75-87. ISSN 2237-9460. Disponível em: <http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/250> Acesso em: 17 abr. 2020.
RUDD, T.; GOODSON, I. F. Refraction as a tool for understanding action and educational orthodoxy and transgression. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, v. 9, n. 18, p. 99-110, 2016. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/4968>. DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v9i18.4968.
SANTAELLA, L. A aprendizagem ubíqua na educação aberta. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 7, n. 14, p. 15-22, 2014. Disponível em: <https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.3446>. Acesso em: 17 abr. 2020.
SAMPAIO, Marisa Narcizo. Educação de Jovens e Adultos: uma história de complexidade e tensões. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 5, n. 7, p. 13-27, ago. 2009. ISSN 2178-2679. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/600>. Acesso em: 17 abr. 2020.
SANTOS, José Jackson Reis dos. Especificidades dos saberes para a docência na educação de pessoas jovens e adultas. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 6, n. 8, jan./jun. 2010. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/623. Acesso em: 18 abr. 2020.
SECKEL, María José; FONT, Vicenç. Competencia de reflexión en la formación inicial de profesores de matemática en Chile. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 11, n. 19, p. 55-75, abr. 2015. ISSN 2178-2679. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/834>. Acesso em: 17 abr. 2020.
SILVA, Carmem Virginia Moraes da; FRANCISCHINI, Rosangela. O surgimento da educação infantil na história das políticas públicas para a criança no brasil. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 8, n. 12, jan./jun. 2012. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/699. Acesso em: 15 fev. 2020.
SMYTH, E.; HAMEL, T. The history of initial teacher education in Canada: Québec and Ontario. Educação & Formação, v. 1, n.1, jan/abr, p. 88-109, 4 jan. 2016. Disponível em: <https://doi.org/10.25053/edufor.v1i1.1606>. Acesso em: 17 abr. 2020.
SOUZA, Ana Maria de Lima. Avaliação da aprendizagem no ensino superior: aspectos históricos. Revista Exitus, v. 2, n. 1, jan./jun. 2012, p.231-254. ISSN 2237-9460. Disponível em: <http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/85> Acessado em: 17 abr. 2020.
SOUZA, Edilson Sérgio Ramalho de. A formação de modelos mentais na sala de aula. Revista Exitus, v. 3, n. 1, jan./jun. 2013, p. 169-184. ISSN 2237-9660. Disponível em: <http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/256> Acesso em: 17 abr. 2020.
SOUSA, J. M. Repensar o currículo como emancipador. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, v. 9, n. 18, p. 111-120, 2016. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/4969>. Acesso em: 17 abr. de 2020. DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v9i18.4969.
SOUSA, J. M. Discutindo conceitos em torno do Currículo. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 10, n. 23, p. 15-26, 2017. DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v10i23.7441
TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli. Políticas públicas de formação de professores: o Pibid em foco. Revista Exitus, v. 3, n. 1, jan./jun. 2013, p. 13-31. ISSN 2237-9460. Disponível em: <http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/246> Acessado em: 17 abr. 2020.
TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli; REALI, Aline Maria Medeiros Rodrigues. O que um mentor precisa saber? Ou: sobre a necessidade de um mentor construir uma visão multifocal. Revista Exitus, v. 1, n. 1, jan./jun. 2011, p. 35-46. ISSN 2237-9660. Disponível em: <http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/203> Acesso em: 17 abr. 2020.
TEIXEIRA, Eliara Cristina Nogueira; NUNES, Claudio Pinto. Os sentidos atribuídos ao piso salarial nacional como política pública de valorização docente. Revista Tempos e Espaços em Educação, Aracaju, v. 12, n. 29, p. 195-212, 2019. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/10688. Acesso em: 22 abr. 2020.
ULJENS, M. Non-Affirmative curriculum theory in a cosmopolitan era?. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, v. 9, n. 18, p. 121-132, 2016. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/4970>. Acesso em: 21 mai. 2020. DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v9i18.4970.
VALENTE, Geilsa Soraia Cavalcanti; VIANA, Ligia de Oliveira. O ensino de nível superior no brasil e as competências docentes: um olhar reflexivo sobre esta prática. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 6, n. 9, p. 209-226, out. 2010. ISSN 2178-2679. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/641>. Acesso em: 17 abr. 2020.
VERCEZE, Rosa Maria Aparecida Nechi; SILVINO, Eliziane França Moreira. O livro didático e suas implicações na prática do professor nas escolas públicas de Guajará-mirim. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 4, n. 4, p. 83-102, out. 2010. ISSN 2178-2679. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/562>. Acesso em: 17 abr. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.