Notícias

Dossiê temático "Educação básica: perspectivas sobre políticas e processos de ensino e aprendizagem"

2024-04-01

A Revista APRENDER: Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação está recebendo artigos para o dossiê temático - Educação básica: perspectivas sobre políticas e processos de ensino e aprendizagem.

Organização: Prof. Dr. Benedito Eugenio (UESB).

Saiba mais sobre Dossiê temático "Educação básica: perspectivas sobre políticas e processos de ensino e aprendizagem"

Edição Atual

n. 31 (2024): Dossiê 'Bem-estar / Mal-estar do alunado e do professorado: saúde do corpo e da mente no ambiente formativo' - parte 2 - Docentes
					Visualizar n. 31 (2024): Dossiê 'Bem-estar / Mal-estar do alunado e do professorado: saúde do corpo e da mente no ambiente formativo' - parte 2 - Docentes

Dossiê 'Bem-estar / Mal-estar do alunado e do professorado: saúde do corpo e da mente no ambiente formativo'

Parte 2: Docentes

Ano XVIII, Nº. 31, Vol. 2 - Jan./Jun. - 2024.

Publicado: 2024-07-31

PÁGINAS INICIAIS

APRESENTAÇÃO

ARTIGOS - DOSSIÊ TEMÁTICO

  • Violência, educação e sociedade: do que se queixa a escola?

    Pablo Lima, Marcelo Ricardo Pereira
    15-30
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i31.14568
  • Mal-estar docente: o que há de (inter) dito na escola na contemporaneidade?

    Ademir Henrique Manfre
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i31.14378
  • Aproximações - Arqueologias e Psicofisiologia: Freud, Nietzsche e as transposições sobre o bem e mal-estar na vida docente

    Angela Cilento
    44-59
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i31.14455
  • Experiências de escuta do mal-estar e do sofrimento docente frente à racionalidade neoliberal: construindo políticas de cuidado e de resistência

    Danilo Peres Bemgochea Junior, Gabriela Oliveira Guerra, Samara Silva dos Santos, Silvana Maia Borges, Tais Fim Alberti
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i31.14575
  • O entusiasmo pelo trabalho docente e o burnout profissional

    Dartel Ferrari de Lima, Dayane Cristina de Souza, Adelar Sampaio
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i31.13838
  • Diferença entre os níveis dos perfis da síndrome de burnout em professores da Educação Básica: um estudo comparativo por sexo

    Karine David Andrade Santos, Emile Santos de Almeida, Francisco Vitor Soldá de Souza, Calila Mireia Pereira Caldas, Joilson Pereira da Silva
    89-102
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i31.14564
  • Síndrome de burnout em professores de Educação Física na pandemia de Covid-19

    Laiana Dall’Oglio Schlindwein, Adelar Sampaio, Dayane Cristina de Souza Souza, Daiana Machado, Arestides Pereira da Silva Junior
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i31.13736
  • O bem-estar docente e a afetividade entre professor/aluno: percepção das estagiárias nos anos iniciais do Ensino Fundamental

    Eliane Terezinha Tulio Ferronatto
    122-133
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i31.13718
  • Fatores psicossociais protetivos e de risco relacionados ao trabalho docente da Educação Básica em Nampula, Moçambique

    Gildo Aliante, Jussara Maria Rosa Mendes, Coutinho Maurício José
    134-157
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i31.13790
  • Perspectivas de professoras sobre os desafios da docência na Educação Infantil

    Walquíria de Souza Euzébio, Iza Rodrigues da Luz
    158-175
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i31.13769
  • Condições de trabalho e impactos na saúde de professores da Educação Fisica escolar de uma cidade do norte de Minas Gerais

    Luis Felipe Cantuária, Fernanda de Souza Cardoso, Saulo Daniel Mendes Cunha
    176-189
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i31.13789
  • Estresse em professores do ensino médio: manifestação atual do mal-estar docente?

    Cleyton Costa, Cássio Eduardo Miranda
    190-203
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i31.13545
  • O bem-estar docente: um estudo exploratório com escolas portuguesas no estrangeiro

    Ana Costa, Paulo César Dias
    204-215
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i31.14643
  • O cuidado ao professor universitário e o ato de cuidar na prática educativa: revisão sistemática da literatura

    Clara Maria Miranda de Sousa, Marilena Ristum
    216-232
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i31.14572
  • Mal-estar docente na universidade em tempos neoliberais: uma discussão psicanalítica e interseccional

    Beatriz Almeida Gabardo Traldi, Caroline Heloisa Sapatini, Sabrina Gurita Lima, Kelly Cristina Brandão da Silva
    233-249
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i31.14577
  • Mal-estar docente na universidade mercantilista: novo negócio e antigo apartheid

    Isael de Jesus Sena, Leandro de Lajonquière, Marcelo Ricardo Pereira
    250-268
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i31.13922
  • Trabalho docente e Covid-19: revisão da produção científica sobre repercussões da pandemia na saúde mental de docentes do ensino superior

    Júlia Laughton Durante D’Angelis, Giovanni Campos Fonseca, Stanley Schettino, Rose Elizabeth Cabral Barbosa
    269-282
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i31.14574
  • O mal-estar e adoecimento: os impactos da pandemia na vida dos/as professores/as

    Maria Izabel Alves dos Reis
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i31.14571
  • Mal-estar de professores e pandemia: um espaço de escuta frente à morte na escola

    Cristiana Carneiro, Mariana Scrinzi, Larissa Costa Beber Scherer, Lila Tatiana Queiroz de Carvalho Souza
    295-308
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i31.14603
  • Ainda, a pandemia… - Observações sobre a docência

    Leonardo Maia
    309-323
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i31.15141

ARTIGOS - FLUXO CONTÍNUO

  • Condições de trabalho de professores de uma escola do ensino fundamental da rede pública municipal de Vitória da Conquista-BA

    Coriolano Ferreira de Moraes Neto, Benedito Eugenio
    324-342
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i31.14327
  • A experiência de viver a pós-graduação no Brasil e suas interseções com a sociedade do cansaço

    Bruno Neves da Silva, Valéria Gomes Fernandes da Silva, Nilba Lima de Souza, Erika Simone Galvão Pinto
    343-352
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i31.14428
  • Relação entre bem-estar subjetivo e ansiedade: análise da influência do gênero e faixa etária em estudantes

    Janaina Chnaider, Laís Santos-Vitti, Tatiana de Cassia Nakano
    353-366
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i31.14586
Ver Todas as Edições