Número actual

Núm. 31 (2024): Dossier 'Bienestar / Malestar de alumnos y profesores: salud del cuerpo y de la mente en el entorno formativo' - parte 2 - Profesores
					Ver Núm. 31 (2024): Dossier 'Bienestar / Malestar de alumnos y profesores: salud del cuerpo y de la mente en el entorno formativo' - parte 2 - Profesores

Dossiê 'Bem-estar / Mal-estar do alunado e do professorado: saúde do corpo e da mente no ambiente formativo'

Parte 2: Docentes

Ano XVIII, Nº. 31, Vol. 2 - Jan./Jun. - 2024.

Publicado: 2024-07-31

PÁGINAS INICIAIS

APRESENTAÇÃO

ARTIGOS - DOSSIÊ TEMÁTICO

  • Violência, educação e sociedade: do que se queixa a escola?

    Pablo Lima, Marcelo Ricardo Pereira
    15-30
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i31.14568
  • Mal-estar docente: o que há de (inter) dito na escola na contemporaneidade?

    Ademir Henrique Manfre
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i31.14378
  • Aproximações - Arqueologias e Psicofisiologia: Freud, Nietzsche e as transposições sobre o bem e mal-estar na vida docente

    Angela Cilento
    44-59
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i31.14455
  • Experiências de escuta do mal-estar e do sofrimento docente frente à racionalidade neoliberal: construindo políticas de cuidado e de resistência

    Danilo Peres Bemgochea Junior, Gabriela Oliveira Guerra, Samara Silva dos Santos, Silvana Maia Borges, Tais Fim Alberti
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i31.14575
  • O entusiasmo pelo trabalho docente e o burnout profissional

    Dartel Ferrari de Lima, Dayane Cristina de Souza, Adelar Sampaio
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i31.13838
  • Diferença entre os níveis dos perfis da síndrome de burnout em professores da Educação Básica: um estudo comparativo por sexo

    Karine David Andrade Santos, Emile Santos de Almeida, Francisco Vitor Soldá de Souza, Calila Mireia Pereira Caldas, Joilson Pereira da Silva
    89-102
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i31.14564
  • Síndrome de burnout em professores de Educação Física na pandemia de Covid-19

    Laiana Dall’Oglio Schlindwein, Adelar Sampaio, Dayane Cristina de Souza Souza, Daiana Machado, Arestides Pereira da Silva Junior
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i31.13736
  • O bem-estar docente e a afetividade entre professor/aluno: percepção das estagiárias nos anos iniciais do Ensino Fundamental

    Eliane Terezinha Tulio Ferronatto
    122-133
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i31.13718
  • Fatores psicossociais protetivos e de risco relacionados ao trabalho docente da Educação Básica em Nampula, Moçambique

    Gildo Aliante, Jussara Maria Rosa Mendes, Coutinho Maurício José
    134-157
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i31.13790
  • Perspectivas de professoras sobre os desafios da docência na Educação Infantil

    Walquíria de Souza Euzébio, Iza Rodrigues da Luz
    158-175
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i31.13769
  • Condições de trabalho e impactos na saúde de professores da Educação Fisica escolar de uma cidade do norte de Minas Gerais

    Luis Felipe Cantuária, Fernanda de Souza Cardoso, Saulo Daniel Mendes Cunha
    176-189
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i31.13789
  • Estresse em professores do ensino médio: manifestação atual do mal-estar docente?

    Cleyton Costa, Cássio Eduardo Miranda
    190-203
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i31.13545
  • O bem-estar docente: um estudo exploratório com escolas portuguesas no estrangeiro

    Ana Costa, Paulo César Dias
    204-215
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i31.14643
  • O cuidado ao professor universitário e o ato de cuidar na prática educativa: revisão sistemática da literatura

    Clara Maria Miranda de Sousa, Marilena Ristum
    216-232
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i31.14572
  • Mal-estar docente na universidade em tempos neoliberais: uma discussão psicanalítica e interseccional

    Beatriz Almeida Gabardo Traldi, Caroline Heloisa Sapatini, Sabrina Gurita Lima, Kelly Cristina Brandão da Silva
    233-249
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i31.14577
  • Mal-estar docente na universidade mercantilista: novo negócio e antigo apartheid

    Isael de Jesus Sena, Leandro de Lajonquière, Marcelo Ricardo Pereira
    250-268
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i31.13922
  • El trabajo docente y el Covid-19: Revisión de la producción científica sobre el impacto de la pandemia en la salud mental de los docentes

    Júlia Laughton Durante D’Angelis, Giovanni Campos Fonseca, Stanley Schettino, Rose Elizabeth Cabral Barbosa
    269-282
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i31.14574
  • O mal-estar e adoecimento: os impactos da pandemia na vida dos/as professores/as

    Maria Izabel Alves dos Reis
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i31.14571
  • Mal-estar de professores e pandemia: um espaço de escuta frente à morte na escola

    Cristiana Carneiro, Mariana Scrinzi, Larissa Costa Beber Scherer, Lila Souza
    295-308
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i31.14603
  • Ainda, a pandemia… - Observações sobre a docência

    Leonardo Maia
    309-323
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i31.15141

ARTIGOS - FLUXO CONTÍNUO

Ver todos los números