Vol. 10 No. 1 (2018): FICÇÕES DO CONTEMPORÂNEO: INTERTEXTOS E DIÁLOGOS ENTRE LITERATURAS / A LUSOFONIA EM SEUS DIVERSOS CONTEXTOS DE ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

					View Vol. 10 No. 1 (2018): FICÇÕES DO CONTEMPORÂNEO: INTERTEXTOS E DIÁLOGOS ENTRE LITERATURAS / A LUSOFONIA EM SEUS DIVERSOS CONTEXTOS DE ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

 

 
 
 
 
Published: 2018-06-26

EXPEDIENTE

DOSSIÊ

  • FICÇÕES DO CONTEMPORÂNEO: INTERTEXTOS E DIÁLOGOS ENTRE LITERATURAS

    Altamir Botoso, Wellington Furtado Ramos
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v10i1.4170

VERTENTES & INTERFACES I: Estudos Literários e Comparados

  • “MANUSCRITO DE BUENOS AIRES”, DE FRANCISCO JOSÉ VIEGAS: UMA INVESTIGAÇÃO LITERÁRIA

    Adenize Aparecida Franco, Aline Venturini
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v10i1.3839
  • CONTRA O DESPERTADOR E A COLHERINHA: UM LIVRO E UM SONHO

    Fabiana Miraz de Freitas Grecco
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v10i1.3841
  • MORRE O BOI: VESTÍGIOS DO TRÁGICO EM DRUMMOND DE BOITEMPO

    Fernanda Ferrari Zrzebiela
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v10i1.3859
  • LITERATURA, CINEMA E MERCADO: UM ESTUDO ACERCA DA TIPOLOGIA DE HERÓIS INSCRITA NA PRODUÇÃO CULTURAL CONTEMPORÂNEA

    Fernando Teixeira Luiz
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v10i1.3684
  • O POPULAR NA POESIA DE DRUMMOND: CONVERSAS POÉTICAS AO PÉ DA PRENSA CONVERSAS POÉTICAS AO PÉ DA PRENSA

    Francisco Cláudio Alves Marques, Carla Kühlewein
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v10i1.3638
  • ALCOLEA DEL CAMPO X MADRID: ANDRÉS HURTADO Y EL ESPACIO SOCIAL EN LA OBRA “EL ÁRBOL DE LA CIENCIA” DE PÍO BAROJA

    Gustavo Costa
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v10i1.3813
  • TURKISH WATERS, A NARRATIVE SHADOW AND THE IMAGES OF SIN THE SWAMP OF THE GAME MAGIC: THE GATHERING

    Heloisa Juncklaus Preis Moraes, Lucas Pereira Damázio, Reginaldo Osnildo
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v10i1.3782
  • SILÊNCIOS E VAZIOS EM JERUSALÉM: RELAÇÕES INTERTEXTUAIS

    Ibrahim Alisson Yamakawa, Luzia Aparecida Berloffa Tofalini
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v10i1.3682
  • A PRIMAZIA DO SILÊNCIO: JERUSALÉM DE GONÇALO M. TAVARES

    Luzia Aparecida Berloffa Tofalini
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v10i1.3834
  • CORDEL DE MEMÓRIAS DE FRANCISCO CATARINO: VERDADEIRO GRAPIÚNA

    Marcos Roberto de Santana
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v10i1.3850
  • On literature and exile or a visit to a displaced poet

    Mayra Moreyra Carvalho
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v10i1.3687
  • A DANÇA DA LEVEZA EM MARCELINO FREIRE

    Natalia Guerra Brisola Gomes-Godoi, Luciana Brito
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v10i1.3854
  • ANIMALESCOS, O BESTIÁRIO CONTEMPORÂNEO DE GONÇALO M. TAVARES

    Rosana Cristina Zanelatto Santos
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v10i1.3740
  • VILÃO E ALÉM: SATANÁS EM PARADISE LOST

    Sérgio Henrique Rocha Batista
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v10i1.3846
  • NOTAS DA LINHA DE FRENTE: ANGELA CARTER E A ESCRITA JORNALÍSTICA

    Talita Annunciato Rodrigues
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v10i1.3842
  • DO REVISITAR AO RECRIAR A HISTÓRIA NACIONAL: UMA POSSÍVEL LEITURA DE A SEGUNDA PÁTRIA, DE MIGUEL SANCHES NETO

    Thiana Nunes Cella
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v10i1.3849
  • “O ENFERMEIRO” DE MACHADO DE ASSIS: UM EMBATE ENTRE A ESSÊNCIA E A APARÊNCIA EM CONVERSAS COM A PSICOLOGIA

    Virginia Silveira Baldow, Roberta Bolzan Jauris, Fabiana Andrade Santos
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v10i1.3845

APRESENTAÇÃO

  • LUSOFONIA EM SEUS DIVERSOS CONTEXTOS DE ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    Fernanda de Castro Modl, Eulália Leurquin
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v10i1.4169

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados

  • O PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE HERANÇA EM MUNIQUE: OFERTAS, PRÁTICAS E DESAFIOS

    Camila Lira
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v10i1.4133
  • TOCANDO A PELE DA ESCRITA: LINHAS DE NÓS-BRASIL E NÓS-ÁFRICA

    Jo A-mi
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v10i1.3853
  • A VARIEDADE ANGOLANA DO PORTUGUÊS: CONTEXTO HISTÓRICO E (SOCIO)LINGUÍSTICO

    Kimavuidi Ferreira, Paulo Osório
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v10i1.4171
  • REGRAMENTO(S) E REGULARIDADES LINGUÍSTICAS EM DISCURSOS NA/SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO BRASILEIRO IMPLICAÇÕES E(M) CONFLITOS

    Nadia Dolores Fernandes Biavati
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v10i1.4055
  • POLÍTICAS LINGUÍSTICAS CONVERGENTES E DIVERGENTES NO ENSINO DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA

    Rosemeire Selma Monteiro Plantin, Maria Erotildes Moreira e Silva
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v10i1.3856

ENSAIOS

NASCENTES

  • HISTÓRIA, MEMÓRIA, EDUCAÇÃO E SERTÕES NO JORNAL "A PENNA"

    Byron de Castro Muniz Teixeira, Maria Aparecida Silva de Sousa
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v10i1.3683
  • REFLEXÕES SOBRE LIVRO DIDÁTICO EM CONTEXTO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA (PLE)

    Eleticia Elza Carneiro Podolak Strukoski, Lidia Stutz
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v10i1.3843
  • O MONSTRO DE SER QUEM SE É: O DUPLO NO CONTO “MIMOSA PUDICA”, DE CEZAR TRIDAPALLI

    João Claudio Arendt, Natalia Susin Cechinato
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v10i1.3636
  • INTERACTIONS ON THE INTERNET AND PEDAGOGICAL PRACTICES REFLECTIONS ABOUT POSSIBILITIES

    José Palmito Rocha, Claudia Vivien Carvalho de Oliveira Soares
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v10i1.3840
  • INTERCULTURALIDADE, ENSINO DE INGLÊS COMO LÍNGUA FRANCA E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

    Leandro Santos Silva, Sheila Rocha Ladeia, Giêdra Ferreira Cruz
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v10i1.4061
  • MEMES NAS REDES SOCIAIS: DA REPRODUÇÃO DE PRECONCEITO À COMPREENSÃO DE FENÔMENOS DE VARIAÇÃO E MUDANÇA LINGUÍSTICAS

    Márcia Valéria Oliveira Moura, Ilana Teixeira Bonfim Meira, Lucas Santos Campos
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v10i1.4018
  • O SILÊNCIO NA SALA DE AULA PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE PARTICIPAÇÃO E IDENTIDADES DISCENTES

    Maria Luisa Ribeiro Amorim Antunes, Fernanda de Castro Modl
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v10i1.3513
  • LEITE DERRAMADO AND THE PROBLEMATIZATION THAT EMERGES FROM THE NARRATIVE PROCEDURE

    Marli Teresinha da Silva, Juracy Assmann Saraiva
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v10i1.3637
  • AS FAZENDAS DISTÓPICAS DE GEORGE ORWELL E CHICO BUARQUE: TRANSFIGURAÇÕES FICCIONAIS DO AUTORITARISMO

    Ramiro Giroldo, Rebeca Cacho de Souza
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v10i1.3851
  • D’ “O CHAMADO DO CEGO” PROVÊM “O AMOR” SILVIANO SANTIAGO E CLARICE LISPECTOR NOS LAÇOS DA DESCONSTRUÇÃO

    Rony Márcio Cardoso Ferreira, Rebeca Cacho de Souza
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v10i1.3639
  • LAVOURA ARCAICA, DE RADUAN NASSAR, E “A VOLTA DO FILHO PRÓ-DIGO”, DE ANDRÉ GIDE: UMA LEITURA INTERTEXTUAL

    Wilma Santana dos Santos, Maria das Graças Fonseca Andrade
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v10i1.4172