Vol. 2 Núm. 1 (2021)

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Publicado: 2021-05-11

Expediente

Editorial

  • Editorial

    Arlete Ramos dos Santos
    00-00
    DOI: https://doi.org/10.22481/poliges.v2i1.8647

Artigos

  • A BNCC e o parâmetro do mercado para a qualidade do ensino: contrassenso a uma educação crítico-emancipatória

    Arlete Ramos dos Santos, Adelson Ferreira da Silva, Maria Isabel González Terreros
    01-20
    DOI: https://doi.org/10.22481/poliges.v2i1.8526
  • Lei de Responsabilidade Fiscal e os investimentos em educação nos municípios da Bahia (2007-2011), Brasil: uma contradição institucional

    Penildon Silva Filho
    21-46
    DOI: https://doi.org/10.22481/poliges.v2i1.8482
  • Caminos de la política educativa cearense, entre acciones e intenciones: maestro diretor de la classe en cuestión

    José Wandsson do Nascimento Batista, Vitória Chérida Costa Freire, Lia Machado Fiuza Fialho, Cristine Brandenburg
    47-65
    DOI: https://doi.org/10.22481/poliges.v2i1.8341
  • A disputa reacionária pela educação: reflexões para além da educação escolarizada

    Hilheno Oliveiral Miranda, Ennia Débora Braga Passos Pires
    66-87
    DOI: https://doi.org/10.22481/poliges.v2i1.8479
  • Notas acerca da eduação escolar quilombola no Brasil

    Vangéria Teixeira Kunhavalik, Arlete Ramos dos Santos
    88-105
    DOI: https://doi.org/10.22481/poliges.v2i1.8211
  • Políticas Públicas e Docência no contexto da Pandemia no Norte do Brasil

    Lucas de Vasconcelos Soares, Maria Lília Imbiriba Sousa Colares
    106-125
    DOI: https://doi.org/10.22481/poliges.v2i1.8250
  • Políticas Públicas na Educação do Campo: a Formação Docente no Município de Serra do Ramalho

    Inaiara Alves Rolim, Edna Souza Moreira
    126-147
    DOI: https://doi.org/10.22481/poliges.v2i1.8241
  • Democracia y estado moderno en el contexto global: dilemas y contradicciones

    Silvano da Conceição, Alessandro André Leme
    148-165
    DOI: https://doi.org/10.22481/poliges.v2i1.8408
  • As disputas no campo da política da educação infantil no contexto da pandemia

    Eugênia da Silva Pereira, Elenice de Brito Teixeira Silva, Jany Rodrigues Prado
    166-186
    DOI: https://doi.org/10.22481/poliges.v2i1.8268
  • CURRÍCULO, EDUCACIÓN ANTIRACISTA Y LITERATURA NEGRO-BRASILEÑA

    Marcia Cristiane Ferreira Mendes, José Jair Brandão, Luciana de Moura Ferreira
    187-202
    DOI: https://doi.org/10.22481/poliges.v2i1.8307
  • DERECHO A LA EDUCACIÓN LA INVISIBILIDADE DE EJA EM EL BNCC

    Daniela Lopes Oliveira Dourado, Ana Karine Loula Torres Rocha, Cinara Barbosa de Oliveira Morais, Maria de Fátima Sudré Andrade Bastos
    203-220
    DOI: https://doi.org/10.22481/poliges.v2i1.8489
  • Gestão democrática da escola: autonomia compartilhada pela participação social

    Adenilson Souza Cunha Júnior, Liliane Borba Castro
    221-239
    DOI: https://doi.org/10.22481/poliges.v2i1.8462
  • Gestão escolar, trabalho pedagógico e educação do campo: análise de um contexto

    Terciana Vidal Moura, Juliane Queiróz Muniz Neri
    240-264
    DOI: https://doi.org/10.22481/poliges.v2i1.8516
  • Contextualização histórica e história educacional de Bom Jesus

    Maria Aparecida Alves da Costa, Francinalda Machado Stascxak, Francisca Genifer Andrade de Sousa
    265-280
    DOI: https://doi.org/10.22481/poliges.v2i1.8519
  • Minha escola não existe? Política de expansão de vagas em interface com a regulamentação dos espaços

    Érico José dos Santos, Cândida Mª Santos Daltro Alves, Marcela Santos de Jesus; Nilson Carlos Nascimento dos Santos
    281-303
    DOI: https://doi.org/10.22481/poliges.v2i1.8248