Práticas pedagógicas integradas: um confronto entre docentes licenciados e docentes bacharéis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.12676

Palavras-chave:

ensino médio integrado, licenciatura, bacharelado, formação integrada, práticas pedagógicas

Resumo

Tomando como marco inicial para o Ensino Médio Integrado (EMI) o Decreto nº 5.154, de 23 de julho de 2004, acreditamos que 15 anos não foram suficientes para que as instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) se tornassem profundas conhecedoras em relação às práticas pedagógicas que corporificam a integração de ensino. Em vista disso, este artigo é resultado de uma pesquisa que objetivou investigar, por meio de entrevistas individuais com 16 docentes efetivos do IFTM Campus Uberlândia, o conceito de EMI, colocando em confronto as compreensões de docentes bacharéis e de docentes licenciados. Para isso, focamos em analisar quais são as práticas pedagógicas utilizadas por eles, em sala de aula, que favoreçam a efetivação do EMI, e possíveis dificuldades encontradas nesse processo. A base teórica deste artigo se apoiou em Maldaner (2017), Moura (2008) e Sena e Souza (2023). As entrevistas foram realizadas no mês de novembro de 2018, dentro dos limites físicos do próprio campus. A escolha dos 16 docentes entrevistados aconteceu por conveniência e pela análise de seus currículos cadastrados na Plataforma Lattes, a fim de selecionar primeiramente aqueles que apresentassem formação acadêmica apenas em licenciatura ou apenas em bacharelado. Como destaque dentre os resultados da pesquisa, identificamos que quase todos os docentes demandam a socialização de experiências exitosas, o estímulo por meio de convites à participação de atividades em conjunto, assim como a disposição dos docentes a participarem da reformulação de diretrizes institucionais, a fim de criar uma infraestrutura burocrática mais amigável à implementação da integração de ensino.

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Biografia do Autor

Sthéfany Araújo Melo, Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Brasil

Doutora em Educação pela UFU. Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFTM. Membro do grupo Trabalho e Educação: a formação da força de trabalho no processo de reestruturação produtiva e do grupo Trabalho e Educação: a precarização social do trabalho no Brasil, na CNPq.

Contribuição de autoria: Escrita – Primeira Redação.

Welisson Marques, Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Brasil

Pós-doutorado em Educação pela USP. Doutor em Estudos Linguísticos pela UFU. Docente no IFTM. Coordenador do Mestrado Profissional em Educação Tecnológica do IFTM. Líder do grupo de pesquisa em discurso e educação (GPDE) na CNPq.

Contribuição de autoria: Escrita – Revisão e Edição.

Robson Luiz de França, Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

Pós-doutorado em Política Educacional pela UFPB. Docente na UFU. Líder do grupo Trabalho e Educação: a formação da força de trabalho no processo de reestruturação produtiva e do grupo Trabalho e Educação: a precarização social do trabalho no Brasil, na CNPq.

Contribuição de autoria: Visualização.

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Publicado

2024-04-05

Como Citar

MELO, S. A.; MARQUES, W.; FRANÇA, R. L. de. Práticas pedagógicas integradas: um confronto entre docentes licenciados e docentes bacharéis. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 20, n. 51, p. e12676, 2024. DOI: 10.22481/praxisedu.v20i51.12676. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/12676. Acesso em: 2 maio. 2024.

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