Pesquisa em educação e a abordagem do ciclo de políticas: uma experiência de pesquisa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.9011

Palavras-chave:

Ciclo de Políticas, Política Educacional, Relações Étnico-Raciais

Resumo

O presente artigo busca contribuir com a área de política educacional discutindo e analisando a experiência de uma orientação em nível de mestrado que utilizou a Abordagem do Ciclo de Políticas como referencial analítico proposto pelo sociólogo inglês Stephen J. Ball e colaboradores (BOWE; BALL; GOLD, 1992; BALL; BOWE, 1992; BALL, 1994). O estudo trata de tema contemporâneo em destaque no contexto educacional e político, no caso a constituição do setor de Política das Relações Étnico-Raciais em uma rede de ensino municipal e, deste modo a abordagem do Ciclo de Políticas foi essencial como abordagem teórica e analítica da pesquisa. Os estudos realizados por Ball e Bowe (1992), Ball (2004), Ball e Mainardes (2011) e Lopes (2004) foram basilares para a condução da pesquisa aqui analisada. Por fim, é oportuno reafirmar que o uso da abordagem do Ciclo de Políticas permitiu ampliar a compreensão do fenômeno em análise - a execução da política de relações étnico-raciais - não a limitando a uma simples verificação de aplicação de determinada teoria, mas, ao contrário, desvelando os caminhos, por vezes contraditórios, de sua construção.

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Biografia do Autor

Ana de Fátima Pereira de Sousa Abranches, Fundação Joaquim Nabuco – Brasil

Doutora em Educação (UFPE), Analista em C&T Pleno da Fundação Joaquim Nabuco-Fundaj/MEC, Recife, docente do Mestrado em Educação, Culturas e Identidades (UFRPE/Fundaj) e docente do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (Fundaj) - Laboratório de estudos sobre Educação no Nordeste

Danielle Silva da Rocha Correia, Secretaria de Educação de Olinda – Brasil

Mestre em Educação, Culturas e Identidades. (UFRPE/Fundaj). Docente da Educação Básica na Secretaria de Educação, Esportes e Juventude, Olinda.

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Publicado

2021-09-01

Como Citar

ABRANCHES, A. de F. P. de S.; CORREIA, D. S. da R. Pesquisa em educação e a abordagem do ciclo de políticas: uma experiência de pesquisa. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 48, p. 136-158, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i48.9011. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9011. Acesso em: 20 abr. 2024.

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