v. 10 n. 01 (2021): RBBA - diálogo entre as ciências

Diálogo entre as ciências

Arte da capa:

Edmilson Santana

Título da arte: DNArt

Publicado: 2021-06-07

Ensaio

  • A Teoria da Evolução como harmonia teórica: o percurso harmônico de Charles Darwin

    José D'Assunção Barros
    06-26
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v10i01.8078

Artigos de Fluxo Contínuo

  • As lutas de classes no campo da memória

    Alexandre de Jesus Santos
    27-42
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v10i01.8806
  • A obsolescência na produção de mercadorias: um imperativo material do desenvolvimento do sistema do capital

    Mailton Rocha Pereira, José Rubens Mascarenhas de Almeida
    43-60
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v10i01.8775
  • Viver e morrer de acordo com a natureza

    Jasson da Silva Martins
    61-80
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v10i01.8764
  • Estranhos na história da literatura brasileira: Elizabeth Bishop como mediadora cultural

    Elisabete da Silva Barbosa
    81-96
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v10i01.8778
  • "Poesia com gosto de sangue e mel": História, Memória e Metalinguagem em rastros de resistência

    Esmeralda Guimarães Meira, Fernanda Pessoa
    97-113
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v10i01.8744
  • Livros e leitores na Bahia nos anos 50 do século passado: a trajetória literária de Vasconcelos Maia

    Edna Maria Viana Soares
    114-132
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v10i01.8780
  • Memória e identidade negra na obra de Gilberto Gil

    Samuel Sousa Silva
    133-154
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v10i01.8799
  • Uma capital e o gênero panegírico

    Marcello Moreira, Raeltom Santos Munizo
    155-165
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v10i01.8818
  • Da Constituição de 1934 ao golpe do Estado Novo: autoritarismo e disputas políticas em tempos de democracia liberal-burguesa

    Carlos Nássaro Araújo da Paixão
    166-194
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v10i01.8761
  • O Partido Comunista do Brasil e a militância feminina

    Daniella Ataíde, Maria Aparecida Silva de Sousa
    195-213
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v10i01.8803
  • A produção dos militantes do Partido Comunista de Brasil (1962-1977): História e Memória

    Luan Eloy
    214-229
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v10i01.8802
  • Democracia debilitada: a ascensão do fascismo no Brasil

    Joana Aparecida Coutinho
    230-245
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v10i01.8765
  • O CPC da UNE e o debate sobre educação e cultura popular no Brasil

    Marta Loula Dourado Viana
    246-269
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v10i01.8793
  • A criação de escolas como política educacional no município de Vitória da Conquitsa, até os idos de 1945

    Elenice Ferreira
    270-289
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v10i01.8801
  • Os royalties de Itaipu na educação: uma análise nos municípios lindeiros Oeste do Paraná (1985-2017)

    João Carlos da Silva, Juliana Schwaab Thibes
    290-311
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v10i01.8822
  • ¿Qué mensajes da una serie de ejercicios de Matemática acerca de los roles de género?

    Verónica Molfino, Cristina Ochoviet
    312-329
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v10i01.8192
  • O estudo da relação ternária para o ensino do Campo Conceitual Multiplicativo

    Maria Elizabete Souza Couto, Débora Cabral Lima, Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana
    330-356
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v10i01.8319
  • Engenharia didática e Teoria das Situações Didáticas: um contributo ao ensino de Geometria Analítica com o software GeoGebra

    Renata Teófilo de Sousa, Italândia Ferreira de Azevedo, Francisco Régis Vieira Alves
    357-379
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v10i01.8447
  • Situação Didática Olímpica sob a perspectiva da Teoria das Situações Didáticas: uma aplicação com professores em formação inicial no Brasil

    José Gleison Alves da SIlva, Francisco Régis Vieira Alves, Daniel Brandão Menezes
    380-411
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v10i01.8393
  • A definição de Potencial Químico em fontes didáticas

    Jornandes Jesús Correia, Gabriel Fonseca Guimarães
    412-438
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v10i01.8003
  • Relación entre la frecuencia de consumo de frutas y hortalizas y la elección de la carrera en universitarios argentinos

    Silvina Reyes Gagneten
    439-454
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v10i01.8239
  • Com quantas cores se forma uma docência?: desvelando a homofobia no espaço escolar

    Lara Barreto, João Diógenes Ferreira dos Santos
    455-472
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v10i01.8826
  • Influenciadoras de moda em Vitória da Conquista, Bahia, Brasil: continuidades e descontinuidades

    Heloar Vasconcelos, Maria Salete de Souza Nery
    473-488
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v10i01.8823