v. 2 n. 6 (2021): out./dez.

					Visualizar v. 2 n. 6 (2021): out./dez.
Publicado: 2021-12-31

Expediente

Editorial

Dossiê Temático

  • APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ TEMÁTICO: O BRINCAR LIVRE: CAMINHO DE SENTIDOS E EXPERIÊNCIAS

    Marilete Calegari Cardoso, Cristina D’Ávila
    1-4
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v2i6.10116
  • A LIBERDADE NÃO TIRA FÉRIAS: BRINCAR LIVRE, LUDICIDADE E EDUCAÇÃO INFANTIL

    Bernadete de Souza Porto, Georgia Albuquerque de Toledo Pinto
    1-23
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v2i6.10109
  • A MAGIA DOS BRINQUEDOS DA NATUREZA: A POTÊNCIA DOS QUATRO ELEMENTOS - TERRA, ÁGUA, AR E FOGO

    Marilete Calegari Cardoso, Fernanda Kelly Barros Lago, Crislaine Dias dos Santos
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v2i6.9858
  • IMAGINAÇÃO E CRIAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO ONTOGENÉTICO: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL

    Fabrício Santos Dias de Abreu, Patrícia Lima Martins Pederiva
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v2i6.9832
  • MÚSICA, BRINCADEIRAS, EDUCAÇÃO INFANTIL E BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

    Tais Dantas da Silva
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v2i6.9824
  • REFLEXÕES ENTRE O DESENHO DA CRIANÇA E O BRINCAR LIVRE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

    Danyelle Moura dos Santos, Nataly Ferreira Costa dos Santos
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v2i6.9802
  • BAÚ BRINCANTE NA ESCOLA DO CAMPO: UMA PESQUISA-AÇÃO SOBRE O BRINCAR LIVRE EM ESCOLA CAMPESINA NO MUNICÍPIO DE ILHÉUS, BAHIA

    Cristina d’Ávila, Maria Aparecida Dávila Cassimiro
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v2i6.10129
  • CRIANÇAS E OS VALORES SOCIAIS TRANSMITIDOS POR MEIO DE BRINCADEIRAS

    Camila Freitas de Santana, Marcela Pesci Peruzzo, Luiz Gonzaga Lapa
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v2i6.9803
  • SABERES LUDO-SENSÍVEL E SABERES PRÁTICO-POIÉTICOS

    Elson de Souza Lemos
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v2i6.9778
  • BRINCADEIRA E AMIZADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

    Artur Oriel Pereira
    1-25
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v2i6.9789
  • O BRINCAR NO MULTILETRAMENTO ENGAJADO PARA A CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS INSURGENTES

    Fernanda Coelho Liberali, Larissa Picinato Mazuchelli, Luciana Kool Modesto-Sarra
    1-26
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v2i6.9643
  • RELAÇÃO ENSINO E APRENDIZAGEM: ELABORAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS POR ESTUDANTES DE TECNOLOGIA EM AGROECOLOGIA DO IFPA-CAMPUS BREVES, NA ILHA DO MARAJÓ, PARÁ

    Acenet Andrade da Silva, Wagner Luiz Nascimento do Nascimento
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v2i6.9851

Artigos

  • INCLUSÃO EDUCACIONAL E SOCIAL: CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS E RELAÇÃO COM PROFISSIONAIS DE APOIO

    Viviane Bernadeth Gandra Brandão, Ingrid Thayná Santos Ribeiro, Karinne Nogueira Ruas
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v2i6.7991
  • LITERATURA NA COR DA PELE: DISCUTINDO O RECONTO COMO CAMINHO PARA A (RE)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA NEGRA

    Victor André Pinheiro Cantuário, Fabiana Pereira Marques
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v2i6.9525
  • HISTÓRIAS DE INCLUSÃO: A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA REDE MUNICIPAL DE CASTANHAL, PA.

    Lucivana Oliveira da Silva, Débora Alfaia da Cunha
    1-23
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v2i6.9737
  • POLÍTICA CURRICULAR E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO PERÍODO DE 2003-2018

    Zelania Carmo Silva, Benedito Eugenio
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v2i6.9893
  • LIVROS DE IMAGENS: ENTRE LIMITES E POSSIBILIDADES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS

    Auricelia Aguiar Silva, Viviane Silva dos Santos Lucena, Welingthon Santos Silva, Francisco de Assis Carvalho de Almada
    1-25
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v2i6.9202
  • DO CONTO AO RECONTO SE FAZ UM PONTO: CONTRIBUIÇÕES DO GÊNERO TEXTUAL CONTO COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

    Margarete Trevizani, Andreia Cristina Freitas Barreto, Hérvickton Israel de Oliveira Nascimento
    1-23
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v2i6.10085
  • TRAVESSIAS PERCORRIDAS: O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA DOCÊNCIA

    Rafaela Guimarães
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v2i6.10086
  • CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE DIZEM AS PESQUISAS E DOCUMENTOS OFICIAIS?

    Andreia Cristina Freitas Barreto, Viviane Briccia
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v2i6.10093
  • A DIMENSÃO DA SOCIALIZAÇÃO PROFISSIONAL DOS SABERES DOCENTES: EXPERIÊNCIAS SIGNIFICATIVAS PARA A DOCÊNCIA

    Edmila Silva de Oliveira, Denise Aparecida Brito Barreto
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v2i6.8854
  • PROGRAMA DE MENTORIA ONLINE: UMA PROPOSTA DE INDUÇÃO DOCENTE

    Lúcia Gracia Ferreira
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v2i6.10113
  • FORMAÇÃO DOCENTE: O INSTITUÍDO NO TERRITÓRIO DE IDENTIDADE DO SUDOESTE BAIANO

    Daniela Oliveira Vidal da Silva, Cláudio Pinto Nunes
    1-25
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v2i6.10117

Ensaios

  • A MATERIALIZAÇÃO DA DEFICIÊNCIA NA ATUALIDADE: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

    Luisa Leoncio Monti
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v2i6.9490

Resenhas

  • NÃO VÃO NOS MATAR AGORA

    Lucélia Peron, Marlei Dambros
    1-6
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v2i6.9602