v. 17 n. 47 (2021): Edição Especial Comemorativa: Paulo Freire 100 anos.

					Visualizar v. 17 n. 47 (2021): Edição Especial Comemorativa: Paulo Freire 100 anos.

Edição Especial Comemorativa: Paulo Freire 100 anos - um legado imensurável para a educação e a vida.

Publicado: 2021-08-31

Editorial

Artigos

  • Autoritarismo e esperança: costurando fios entre Paulo Freire e José Cardoso Pires

    Gabriela Medeiros Nogueira, Eduardo Arriada, Mônica Maciel Vahl
    4-23
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i47.8698
  • A brinquedoteca em espaço de acolhimento hospitalar: reflexões sobre a prática freireana

    Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Tânia Regina Lobato dos Santos
    24-43
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i47.9383
  • Ética, decolonialidade e migração à luz do pensamento freireano

    Rubens Lacerda de Sá
    44-65
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i47.8739
  • Notas sobre uma relação intelectual: Paulo Freire e Frantz Fanon

    Inés Fernández Mouján
    66-85
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i47.8457
  • Leitura e Biblioteca: caminhos para a libertação

    Ivana Aparecida Borges Lins, Hildenise Ferreira Novo, José Carlos Sales dos Santos
    86-102
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i47.8552
  • Transgressão e mudança de um currículo inexistente para ensino de línguas adicionais para crianças

    Mariana Guedes Seccato
    103-120
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i47.8608
  • Paulo Freire: uma leitura de seu pensamento social e pedagógico crítico a partir do sul

    Sergio Roberto Moraes Corrêa
    121-143
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i47.7046
  • Aprendizagens colhidas na perspectiva freiriana: entre saberes e diálogos da prática pedagógica

    Maria das Graças Porto Pires, Mara A. Alves da Silva, Lucimar Gracia Ferreira
    144-157
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i47.9425
  • Formação continuada de professores/as da educação infantil num contexto pandêmico: reflexões freirianas

    Lilian Moreira Cruz, Claudia Celeste Lima Costa Menezes, Lívia Andrade Coelho
    158-179
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i47.9426
  • Reflexões sobre o ato de ler ou arqueologia do ato de ler em Paulo Freire

    Edite Marques de Moura
    180-191
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i47.9427
  • “A professora sempre chegou com conteúdo pronto”: uma reflexão sobre o currículo de Biologia na EJA e suas interfaces com os pressupostos freirianos

    Renato Antônio Ribeiro , Simone Sendin Moreira Guimarães
    192-217
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i47.9429
  • Alfabetização de jovens, adultos e idosos em diálogo com Paulo Freire: uma experiência em tempos de pandemia

    Maria Eurácia Barreto de Andrade, Gilsélia Macedo Cardoso Freitas
    218-237
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i47.9431
  • Paulo Freire: 100 anos de práxis libertadora

    Sonia Maria Alves de Oliveira Reis
    238-258
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i47.9443
  • Paulo Freire e o combate ao analfabetismo na Guiné-Bissau: a campanha nacional de alfabetização e educação de adultos

    Samba Sané
    259-283
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i47.9480

Entrevistas

  • Um legado global da obra freireana: um diálogo com Peter Roberts

    Peter Roberts , Ester Maria de Figueiredo Souza
    284-293
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i47.9384